Organizando as Finanças do Lar

Uma boa organização das Finanças Domésticas tem tudo a ver com um Orçamento bem elaborado. Com base num Orçamento Anual, por exemplo, pode-se verificar o que será realizado, conforme o decorrer dos meses. Tem-se desta forma uma excelente ferramenta de controle dos recursos disponíveis, facilitando a administração financeira do lar. Este assunto é muito bem abordado no livro “Sobrou Dinheiro!: Lições de Economia Doméstica”, de Luis Carlos Ewald.

 PLANILHA FINANCEIRA DOWNLOAD

Organizando as Finanças do Lar

Foi após a leitura deste livro que elaborei uma ferramenta para gerenciar as Finanças do Lar numa planilha do Office Excel. A ideia é planejar as receitas e despesas numa planilha no início do ano, que será o Orçamento base. Depois basta atualizar mês a mês e acompanhar o que será realizado.

Como em minha família temos o hábito de pagar contas com o cartão de débito automático e usar para algumas compras o cartão de crédito (de forma responsável, claro!), a maioria das despesas aparece no extrato de movimentação bancária da conta corrente. As despesas realizadas com os saques registramos em outra planilha mais simples (Controle das Despesas em Dinheiro), para depois lançar na planilha das Finanças do Lar.

Espero que esta ferramenta possa ser útil para você!


Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.