Como planejei minha cozinha sem armários gastando pouco?

novembro 30, 2013

Fiz uma mega transformação na minha cozinha no último mês, e este post visa resumir essa saga, dividida em 6 partes: como era a minha cozinha antiga, o desapego (precisava de $$$), a inspiração para a nova cozinha, o projeto de mobiliário para a nova cozinha, como ficou a minha cozinha sem armários e o tok final com a restauração das cadeiras antigas! Sim, essa é a essência do projeto! E foi gastando pouco, porque consegui vender minha cozinha antiga e mais outras tralhas, para bancar a cozinha nova, foi quase como um troca-troca! Bora conferir o post!


1 | A história da minha cozinha antiga 

A era legal, na época que me casei achava a mais linda, com cara meio de cozinha da vovó do interior (sítio, campo, fazenda, roça, ou como você preferir nomear!), rústica, muita madeira. Comecei só com 4 balcões: da pia, de uma porta, de duas portas e de canto. Como ela era em módulos soltos, sempre foi fácil encaixar nos espaços que moramos. Essa é uma versão dela no apartamento em Jaraguá do Sul/SC:

Minha cozinha no apê em Jaraguá do Sul/SC em 2008


Lá pelas tantas em 2006 já estava namorando cozinhas brancas, mas resolvi escutar o marido e fomos na loja onde compramos os tais móveis em 2001. Descobrimos que ainda era vendido esse estilo de cozinhas, e poderíamos completá-la com mais armários. Fizemos as contas e concluímos que era mais vantagem completar a cozinha com mais armários. Então anexamos os armários de 3 portas, o de 2 portas, o módulo vazado, o armário dos fornos, o mini balcão de pendurar panos de prato e o paneleiro de 3 portas. Deu para organizar tudo na cozinha um pouco melhor, pois a situação por lá estava difícil (muita coisa para pouco espaço nos armários).

Minha cozinha no apê em Jaraguá do Sul/SC em 2010


Nessa época a gente não sabia exatamente o que desejava (e era mais apegado às coisas), e eu queria decidir tudo em conjunto com o marido. Não que hoje a gente decida sozinho as coisas, mas combinamos que ele encabeça as compras de eletroeletrônicos e eu as demais coisas da casa (móveis, decoração, utilidades), quando precisamos trocar ou comprar algo novo. Melhorou muito dessa forma. Claro que sempre nos questionamos mutuamente se realmente precisa, e às vezes sai faíscas, quando as opiniões são contraditórias... na verdade é muito bom sermos o freio um do outro, e não decidirmos coisas grandes na mais pura emoção. No final das contas sempre resolvemos juntos, mesmo cada um liderando as escolhas da área que entende melhor.



2 | Desapegando da minha cozinha antiga

Como já disse, essa ideia de transformar a cozinha, ainda mais com armários abertos, parecia muito moderninha para minha cara, e para poupar o orçamento (e não ter resquícios de problemas), decidi vender a cozinha antiga, e mais outras tralhas (itens de decor do quarto do Guilherme, coisas de festa infantil que guardava, peças inúteis que não faziam mais sentido para mim), para ganhar um dinheirinho e bancar a criação da nova cozinha.

Minha cozinha no apê antes

Quem comprou algumas coisas me perguntou o que estava acontecendo comigo, kkk... simplesmente estou colocando em prática aquilo que acredito, estou refletindo e escrevendo no blog. E desapeguei de verdade. No princípio parecia meio loucura, vender minha cozinha?! Mas como?! Será que não deveríamos esperar mais um pouco?! Espera que já dura alguns longos anos, é agora, e assim ela se foi. Felizmente consegui vender minha cozinha antiga, que será super útil para outra família, bem como todos os demais itens que desapeguei.

Finalmente poderei organizar a minha cozinha do meu jeito, meio diferente de organizar...



3 | A inspiração para a minha nova cozinha

Há alguns meses atrás me apaixonei por estes armários amarelos que até compartilhei na fanpage do blog, e arquivei como referência. Foi inspirada neles que desenhei os meus, em MDF na cor branca. Pois de amarelo já basta minha mesa quadrada, que talvez um dia, volte a fazer parte deste espaço.

Não tem nada de grandioso no projeto, optei pela simplicidade mesmo, somente o essencial, só o necessário. Pra que comprar armários para guardar coisa não usadas?! Foi hora de pensar bem no que manter na cozinha...

A cozinha dos meus sonhos


4 | O Projeto de Mobiliário da nova cozinha

No meu projeto de organização e decoração da casa está registrado que faria uns armários que tivessem mais a ver comigo, desenhados de preferência por mim. Para ser algo bem original e sob medida para as coisas que preciso guardar. Não pensei que conseguiria essa façanha tão rápido!

Como estou estudando e aprendendo a utilizar o programa SketchUp (o que está sendo uma maravilha!), claro que imediatamente fiz um projeto para minha nova cozinha/sala de jantar! Confiram como ficou o projeto da cozinha sem armários - ou com armários abertos!

Projeto de Interiores da minha nova cozinha
PLANTA BAIXA DE LAYOUT
Projeto de Interiores da minha nova cozinha
PERSPECTIVA 1 - ÁREA DE REFEIÇÕES

Projeto de Interiores da minha nova cozinha
PERSPECTIVA 2 - ÁREA DE TRABALHO


Primeiramente olhei para o ambiente, para os móveis e para o que tinha dentro deles e pensei no que realmente era essencial que estivesse neste espaço. Por ser uma análise bem pessoal, listei o que era prioridade para mim, neste meu espaço.

MOBILIÁRIO
  • Cristaleira (para louças, talheres e pequena despensa)
  • Mesa oval
  • 1 Armário aberto para fornos
  • 1 Armário aberto para outros itens
  • 1 balcão pequeno (para servir de apoio ao lado da pia e guardar panelas) 
  • 4 cadeiras reformadas 
  • Balcão com pia  

ELETRODOMÉSTICOS
  • Refrigerador com freezer 
  • Fogão a gás
  • Exaustor pequeno

COMPLEMENTOS
  • Fruteira de vime
  • Lixeira
  • Mesa branca versátil (para servir de apoio na hora de cozinhar)
  • 2 Prateleiras (para objetos decorativos e/ou guardar utensílios)
  • 2 banquetas
*Itens em negrito demandam ações futuras e em vermelho foram os investimentos executados

Os únicos itens que ficarão como estão no momento é o balcão da pia, que tem pouco tempo de uso (3 anos), e o exaustor (o que temos era proporcional ao fogão de 6 bocas anterior). Já pensei em lixar e pintá-la de branco ou outra cor, pois acho uma graça balcões de pia com cortininha na frente. Se tiver problema com mofo novamente com este balcão, como tive com o anterior, mudo de uma vez para o armário aberto também, com cortina.

A reforma da cristaleira nem cogitei, ficará na lista de para um dia fazer, pois não sei se terei coragem de me aventurar sozinha nisso, preciso de apoio ao menos para lixar o móvel (tomara que o marido leia isso)! Minha última arte foi a mesa branca, e nas cadeiras decidi não colocar mão na massa mas contar com ajuda profissional! Entre comprar novas cadeiras e restaurar as antigas, ficamos com a segunda opção, pois concluímos que não necessitamos mais do que 4 cadeiras por aqui. As banquetas irão quebrar o galho quando precisamos de mais lugares a mesa.

Nos espaços inferiores dos armários abertos guardei os itens em caixas, para facilitar o armazenamento e também dificultar o acesso do meu pequeno. As 4 transparentes da Ordene eu já tinha, as laranjas estavam escondidas dentro do antigo balcão de uma porta, e as 3 cestões da Coza vermelhos comprei para dar uma pitada de cor no branco. Escolhi esses modelos porque o tamanho serviu exatamente para este espaço, e gostei do design delas.



Não que eu queira sair totalmente fora do tradicional, só acredito que as coisas podem ser mais simples do que imaginamos. E que nem sempre o que é bom para a grande maioria tem de ser a regra para você. Só sei que amei demais o resultado. E isto que importa, até deu vontade de cozinhar!



5 | A minha cozinha com armários abertos!


Pode parecer meio esquisito fazer móveis sob medida sem portas, liberando a entrada para o pó. Mas acho a coisa mais linda deixar as coisas à vista, organizadinhas. E limpeza tem de ser feita de todo jeito, com ou sem portas. Diminuiu muito a bateção de porta do marido tentando encontrar as coisas na cozinha, uau!

Optei pelos armários em torres para evitar furos na parede por causa de armários aéreos. É muito chato planejar o melhor lugar para esse tipo de mobiliário quando não se mora em casa própria. Só não abri mão das prateleiras, pois adoro elas! E o legal das torres é que centraliza as coisas na cozinha num só espaço, de baixo até em cima. Sem contar no espaço: 1,50cm de largura (os 2 juntos, pois um tem 80cm e o outro 70cm) e 50cm de profundidade, e ainda tem o espaço superior para usar e abusar.

Só por favor não reparem nas cadeiras de plástico, é que as outras estão em reforma, falta concluir algumas etapas finais. Não resisti e resolvi mostrar antes, até porque esse assunto “dá muito pano pra manga”!

Eis minha cozinha sem armários (fechados)...


A minha nova cozinha de armários abertos

A minha nova cozinha de armários abertos
 
A minha nova cozinha de armários abertos




 
6 | O tok final - as cadeiras reformadas
 
A mesa com as cadeiras antigas restauradas fazem toda a diferença! Estava bem preocupada com essa minha última invenção de 2013, será que daria tempo de providenciar novos armários exatamente nesse período, quase fim de ano? Refletir no eu queria, projetar, orçar, fazer, e finalmente instalar tudo no espaço?! Felizmente meus parceiros estão de parabéns mesmo, pois me surpreenderam!

Pesquisei um pouco nas lojas de móveis, mas as cozinhas que vi não me agradaram, até havia gostado de alguns armários, estilo paneleiro, mas não conseguiria guardar algumas coisas neles, e aí, o que eu iria fazer? Como guardaria o suporte de vinhos, as caixas organizadoras em uso e a cesta do café da manhã? Melhor fazer algo sob medida e bem versátil, para uma família que possa vir a se mudar de vez em quando ainda até ter sua casa própria.

Resolvido isso, que faria o mobiliário sob medida, liguei para um parceiro anunciante da Revista Nécessaire, marceneiro. Tal foi minha surpresa quando ao nos conhecermos, soube que ele era o pai da Suellen Mengatto, empreendedora da revista! (esses dias publiquei uma entrevista com ela,vc leu?)

Enfim, só tenho que expressar minha gratidão:
  1. Ao marceneiro Marcos Mengatto, que me entregou os armários em 10 dias, e ainda instalou as prateleiras para mim! Sabe quando o resultado é exatamente o que você estava esperando? Recomendadíssimo!
  2. Ao Centro Comercial Tiradentes, pelo atendimento, preço em conta e rápida entrega dos Cestões COZA. Como a loja é lá em Maringá/PR e eu moro aqui em Itajaí/SC, recebi toda a movimentação da mercadoria pelos correios via e-mail, até no dia que estava vindo do correio daqui da cidade para minha casa!
  3. A Marli, da Móveis Rústicos de Itajaí, pela restauração das cadeiras, relíquias de família!
  4. Maridão, obrigada por ter bancado a parte da restauração das cadeiras. Assim não precisamos gastar mais que o triplo em cadeiras novas!
Este só foi um projeto vapt-vupt, claro, por causa do ágil e excelente trabalho de vocês! 

Esperei ansiosamente a chegada das cadeiras para completar a transformação e mostrar o tok final que as cadeiras deram na mesa da sala de jantar! Amei demais! Acho que agora a única coisa que pode mudar de posição aqui é a mesa... 

Cadeira antigas restauradas

Cadeira antigas restauradas e mesa da MMM

Cadeira antigas restauradas e mesa da MMM

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.