Projeto 52 Atitudes | Atitude 41 - Produza mais e melhor com menos estresse.

Projeto 52 Atitudes | Atitude 41 - Produza mais e melhor com menos estresse.


Atitude # 41 - Produza mais e melhor com menos estresse.


Talvez nem todos ainda reconheçam que com organização alcançamos melhores níveis de produtividade, e que se o objetivo da empresa/negócio é ganhar dinheiro/aumentar os lucros, melhor que seja com pessoas trabalhando com foco, satisfeitas e felizes, do que assoberbadas de trabalho, correndo sem rumo certo, para algum lugar. Pra que temer o papo "Equilíbrio vida e trabalho" e traduzir as "estratégias de cuidado pessoal no trabalho" como preguiça, egoísmo e redução de produtividade?

A pessoa não precisa estar com a mesa cheia de papéis na mesa, com a agenda cheia de compromissos, pra alguém concluir "oh, como ela trabalha!". Ser produtivo não é trabalhar longas horas enlouquecidamente. Correr pra cá e pra lá e estar sempre ocupado. Excesso de trabalho é sinônimo de menos criatividade e eficiência, mais estresse e doenças afins. Ao produzir mais no trabalho no tempo definido para isso você terá mais tempo para aproveitar a vida fazendo o que você ama (mesmo que ame o trabalho também, pois a vida não é só isso).

Cada pessoa tem seu "estilo" de trabalho. Saiba que você pode escolher como trabalhar: trabalhar além do normal ou se tornar realmente produtivo. Busque ser mais eficiente, produzir mais e melhor com menos estresse. Para isso crie o seu próprio perfil de trabalho.

As dicas/regras de Cheryl para ser mais produtivo no trabalho são muito simples e óbvias:
  1. Fazer coisas diferentes nos intervalos não relacionadas a trabalho.
  2. Definir as horas de trabalho diárias que requerem mais concentração e o pensar estratégico nos períodos mais produtivos.
  3. Programar "espaços para respirar" durante o dia, para parar, reavaliar suas prioridades e ter certeza de que está trabalhando no que é realmente importante.
  4. Manter um ambiente de trabalho saudável.
  5. Ter sua lista de prioridades próxima e visível.
  6. Delegar trabalho as outras pessoas.
  7. Contar com o apoio/suporte de pessoas competentes e talentosas para lhe ajudar.
  8. Pedir aos amigos e familiares que respeitem seu tempo de trabalho eliminando ligações pessoais e interrupções desnecessárias.
  9. Organizar o horário de trabalho para eliminar distrações e interrupções.
  10. Programar blocos de trabalho ininterrupto e manter o foco.
  11. Verificar e-mails e redes sociais só "tantas" vezes ao dia (defina seu número!)
  12. Não assumir mais tarefas do que é capaz de executar.

Desafie-se a ser mais focado e produtivo. Não poderia deixar de relacionar a este assunto a dica mais importante de todas, que é: Aprenda GTD, estudando o método na teoria e implementando na prática. Você só saberá a diferença que fará quando começar a fazê-lo, e o método GTD tem tudo a ver com esta atitude em especial!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.