Desafio Organize-se Hoje! | Organize a Despensa

março 11, 2016

Desafio Organize-se Hoje: desafie-se a organizar algum espaço! Terceiro Desafio: Organize a Despensa!

 

Desafio Organize-se Hoje! | Organize a Despensa

Este ano estou fazendo um "booom" aqui em casa, com relação a muitos aspectos de organização e decor, que cada projeto poderia ser um desafio, rs... porém como quase todo esse boom virará toks de coisa legal, para não deixar pra trás esta categoria que considero bem legal aqui no blog, resolvi selecionar ao menos 4 assuntos para trabalhar desta forma.

Assim, para dar início aos "desafios de organização" Organize-se Hoje em 2016, vou começar pela minha cozinha, especialmente o item mais crítico dela: a despensa. Você também tem dúvidas de como organizar ela? Vamos analisar alguns aspectos...

 

Despensa é lugar de quê?


Por muitos anos a cozinha foi o ambiente mais caótico para mim, pois sem armários adequados a organização é muito complicada, realmente não ajuda. Se guardamos tralhas inúteis então, complicamos ainda mais. Despensa é lugar de que, afinal? 

Diz o dicionário que despensa é uma parte da casa, geralmente separada, em que se guardam os mantimentos, os alimentos ou os objetos de utilização doméstica ou um armário que se utiliza para guardar os mantimentos.

A cozinha precisa ser dividida com um layout adequado, separando produtos perecíveis (alimentos, enlatados) e descartáveis (sacos, guardanapos) de utensílios domésticos. Aqui em casa a despensa propriamente é aquele lugar onde guardamos essas coisas que entram e saem durante o mês, não os utensílios. Feliz ou infelizmente o espaço é tão pequeno, que alguns itens estão "descentralizados"...

 

Qual o tamanho ideal de despensa?


Esse lance de tamanho ideal é muito variável, pois as casas e apartamentos hoje em dia não comportam mais um a ambiente exclusivo assim, são raras as que o possuem. As pessoas vão com mais frequência ao supermercado, não criam grandes estoques em casa, para aproveitar melhor as idas semanais ao supermercado, e abastecer os itens faltantes durante o mês. Isso faz com que se controle melhor o tempo de validade dos produtos, evitando jogar itens fora porque venceu o prazo de validade. É questão de economia. 

Considerando estes fatores, o melhor tamanho de despensa é aquele que faça com que você consiga manter somente o essencial em casa, em pequenas quantidades, e em pequenos armários. Também vale pensar nos hábitos familiares: as refeições são feitas sempre em casa? A família é grande? Tudo isso influencia as necessidades.

 

O que despensa tem a ver com a lista de supermercado?


A lista de supermercado é super útil neste espaço, pois com base nela que você cria os espaços que precisa para guardar o que compra. Apesar de que nesta lista tem vários itens nada a ver com despensa, como higiene e limpeza, por exemplo, geralmente categorias que guardamos para uso/estoque na lavanderia, no quarto ou no banheiro. Além destes tem os itens de geladeira, que poderíamos considerar uma categoria especial de despensa.
 

Vamos nos inspirar e trabalhar!


Organizar uma despensa em pequenos espaços é uma grande missão quase impossível, bem, nem tanto. Como você dribla essa? Está tudo em ordem por aí? Conta pra mim! Vamos nos inspirar em alguns modelos durante o mês, e quando estiver tudo certo na minha apresento meu desafio concluído para vocês, aiaiaia...

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.