7 resoluções de ano novo que valem para todos os anos da minha vida

Primeiro Post do Desafio Pintando o 7 com TE da série de 12 posts, durante 12 meses. Refletindo sobre resoluções permanentes que deveríamos ter na vida! Conheça minha proposta e participe você também!

7 resoluções de ano novo que valem para todos os anos da minha vida


Quando chega fim de ano sentimos uma certa pressão para definir metas, planejar o ano novo, como se isso fosse uma obrigação a fazer, naquele momento. Então muitos fazem promessas de que no novo ano será diferente e a vida só volta ao normal depois do Carnaval. Traça-se metas para abraçar o mundo, e não se observa o mundo que já se tem, nem o fato de que que os braços não alcançam o mundo, somente um mundo um pouco menor. Enfim, nos últimos dias do ano se cria uma expectativa surreal, que cai por terra a partir do primeiro dia dos novos 365, pois afinal, tudo não passa de viver um dia após o outro. Até parece que meu ano começou agora e que estou atrasada com esse assunto, mas não é nada disso não. O ano 7 do blog começa este mês mesmo, então pra quem ainda não sabe, está explicado. 7 resoluções de ano novo que valem para todos os dias da minha vida, são resoluções permanentes que desejo ardentemente aprender a viver, para o meu bem e para a paz e tranquilidade dos que me cercam! Uma mudança que pode começar em qualquer mês, basta uma decisão e persistir nessa escolha. Depois de uma lista como esta, a lista  tradicional de Resoluções de Ano Novo no estresse de dezembro já era! 


1. 😷 Reclame menos.


Reclamar é um hábito muito chato, que traduz em primeiro lugar a minha incapacidade de ser aquilo que espero dos que me cercam. Que denota minhas insatisfações, como se reclamar me trouxesse a solução. Acho que nesse ponto deveria a aprender com os homens, os que reclamam pouco ou menos, se é que esse tipo de pessoa existe, porque dizem que mulher reclama por qualquer coisa. Seja sábia e tente frear a língua para não fazer incêndio no deserto ou tempestade em pleno mar. Em provérbios 21.19 está escrito que "É melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando."  Tem vários trechos semelhantes a esse, puxando a orelha das mulheres briguentas, só que ser preferível morar no deserto, bem... o caso deve ser mesmo sério. Sem mais comentários sobre esta resolução, mais do que aprovada.

2. 😐 Não crie expectativas.

Aí você sonha, traça uma meta (audaciosa, fora da realidade), sozinha e morre na praia. Altas expectativas viram profundas decepções. Difícil lidar com expectativas não realizadas, necessidades não atendidas, carências para as quais se fez pouco caso. Querer ou exigir demais dá nisso. Mania de perfeição dá nisso. Acreditar que vida real é ilusão ou fantasia dá nisso. Segure a tua onda. Aperte o freio. Se deu certo como você queria ok, se não deu, paciência. Tem algo muito melhor por vir. As expectativas e os sonhos de Deus são maravilhosamente perfeitos e os melhores para você, mesmo que teime em se esquecer ou duvidar disso. Sonhe, lute, mas coloque nas mãos dele. Talvez a solução esteja mais perto do que você imagina.

3. 💞 Ame mais.

Ame nas 5 linguagens do amor, independente se é amada na sua linguagem ou não. Tudo volta, e o amor bem dado, também é bem recebido. O mundo clama por isso sem saber. Se preocupe mais com o amor que entrega do que com o amor que recebe. Quem enche com água o balde dos outros também recebe muita água no seu. Se você já conhece as 5 linguagens, entenderá do que estou falando. Interprete tudo da melhor maneira, veja o lado bom das coisas, seja positiva! Amor é atitude. Vida sem amor é vida sem sentido, oca, perdida, vazia. O amor é tudo.

4. 😭 Chore mais.

Mas pare logo, enxugue as lágrimas e parta para o próximo capítulo da história. Sofra o que tiver de sofrer, mas enjoe logo dessa chatice. Lembre do que deu certo, de alguma lição que dá pra levar pra vida, do que valeu a pena. Lembre de que por você, valeu. Você acreditou, se jogou, fez sua parte, tentou. Isso basta. Bata um papo com Deus, pois só com ele vale realmente a pena desabafar. Pense menos, filosofe menos. Viva mais. Converse mas não demais, pra não falar besteira. Respire. Tranquilize-se.

5. 📌 Questione mais.

Não aceite tudo o que te dizem como verdade absoluta. "Ah, ok, é assim mesmo. Você tem razão sou assim mesmo. Realmente, a vida é assim mesmo, de que adianta protestar?! Nada vai dar em nada mesmo." Stop! Questione o que tem de ser questionado. Não se conforme tão facilmente. Tire dúvidas. Seja crítico. Duvide. Acredite desconfiando. Busque informação. Fale. Mantenha ou construa sua opinião, se ainda não tiver, e não se envergonhe dela.

6. 💟 Viva o hoje.

Viva a vida como ela é e não como você acha que ela deveria ser (e hoje ainda não é). Fique de boa, fique tranquila, fique leve, fique de bem. Amanhã não teremos mais o que temos hoje. Aproveite o seu presente. O presente da sua vida hoje. Pense assim, hoje. E cada dia hoje. Ontem já era, e amanhã nunca chega. Você só tem uma saída: hoje. 🎶 Hoje, preciso de você, com qualquer humor, com qualquer sorriso. Hoje, só tua presença, vai me fazer feliz, só hoje. (Jota Quest) 🎶. Você só pode viver seu hoje. Construa hoje o hoje que você quer viver amanhã, e depois de amanhã.

7. 😀 Tenha mais senso de humor.

Leve a vida menos a sério.  Sorria mais. Bom humor é saúde. Lembro de outro provérbio (não importam os números) que diz que "A alegria embeleza o rosto e a tristeza faz a gente morrer aos poucos". Se você é séria não precisa virar palhaça, mas pode dar uma melhoradinha. Dá pra mostrar os dentes num belo sorriso de vez em quando e ser mais divertida. Brinque mais e não se ofenda com brincadeiras alheias. Leve na boa. Releve. Reconsidere. Caia mais na gargalhada. A vida será mais leve se encarada com bom humor.


Se identificou?! Precisa levar alguma dessas resoluções para o seu dia a dia permanentemente também?! Então faça sua lista, escreva e cole no seu mural em letras bem grandes, como eu fiz no meu. É o caminho da paz e da tranquilidade. Às vezes não é fácil, mas não temos nada a perder de tentar, só ganhar. Ah, e não esqueça de que o reconhecimento é o primeiro passo para a mudança.

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.