Bate-papo com a Personal Organizer Natalia Ortiz

Bate-papo com a Personal Organizer Natalia Ortiz

O bate-papo deste mês é com a nossa vice-presidente da ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), olha só que legal, a querida Natalia Ortiz! Assisti as palestras dela no espaço virtual do Personal Organizer Brasil 2016, que possui muitos conteúdos complementares e gostei muito da sua desenvoltura e articulação na apresentação de um conteúdo que poderia ser chato e enfadonho, que é a organização de home office e arquivos. Especialmente a Organização de Rotinas Escolares, que saiu no 1º Organiza Brasil Digital, em agosto/2016. Inspirei-me nela para desenvolver os meus vídeos estilo "vídeo-aula", claro, com o meu jeitinho pessoal! Então, fico muito feliz que tenha aceito o convite e hoje vamos conhecer um pouco mais da Natália!

Nome: Natalia Zanardi Ortiz

Site ou Blog: www.nzo.com.br

Formação acadêmica: Artes Plásticas na Escola Panamericana de Artes

Onde reside: São Paulo/SP

Breve Currículo

Formada em Artes Plásticas, participou de salões e exposições de artes na grande São Paulo e interior. Mas a paixão pela organização acompanha a sua vida desde a infância. Em 2005 entrou no mercado como Personal Organizer.

Inicialmente organizando residências, ambientes e documentos, levava aos seus clientes os benefícios que se pode alcançar com a otimização de espaço, tempo e até de dinheiro.

Em 2009 publicou o livro “Casa em Ordem: Manual Prático para Organização do Lar”,o que representou um marco em sua carreira. Além da satisfação por ver seu trabalho e seus esforços serem publicamente reconhecidos, foi o início de uma nova fase. O instante de aproveitar toda a experiência vivida até aquele momento e definir novas perspectivas. Uma nova meta. Um novo ponto a alcançar.

Foi então que nasceu a NZO | Consultoria e Treinamento em Organização, empresa que tem como foco a organização de documentos e o aumento da produtividade pessoal e de equipes. Tendo como objetivo principal, entender a forma de pensar e de trabalhar de seus clientes apresentando, portanto, recursos e uma metodologia personalizada, altamente capazes de levar à você ou sua equipe, o aumento da produtividade sem stress.

Uma empresa que defende a ideia de que o IMPORTANTE, é aquilo que te faz FELIZ!

1.Como você descreve os benefícios da organização na sua vida?

Acredito que a organização é a "peça chave", para que eu consiga ter tempo de realizar tudo aquilo que considero FUNDAMENTAL na minha existência. Amo meu trabalho!!! Mas acima disto está minha família e minhas buscas espirituais...

Hoje eu tenho certeza, que só consigo administrar todos estes setores na minha vida, por estar a cada dia que passa, buscando novas ferramentas de organização.

2.Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer?

Meu primeiro cliente de organização foi em Dezembro de 20​0​5!!! Comecei na "raça" ahahahah. Mas sou apaixonada por organização desde criança. Venho de uma família com 5 irmãos.... Sou a segunda mais velha, e sempre entendi, que se eu não me organizasse... Minha vida seria um caos!

3.Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra?

Atualmente trabalho com organização de Documentos no mundo corporativo. Amo papeis, trabalhei muitos anos dentro de financeiro de empresas. E também ministro treinamentos, workshops, palestras e consultorias. Até o final do ano passado, dava aulas na OZ, com treinamentos focados em formar ou especializar profissionais para trabalhar como personal organizer.

A partir de Janeiro de 2017, estou ministrando através da NZO, minha empresa, alguns workshops e consultorias, voltados para Personal Organizers que querem se especializar no mundo corporativo, mas também ministro consultorias de organização da agenda pessoal. Uma consultoria voltada para aumentar a produtividade de meus clientes e de suas equipes.

4.Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada?

Tenho muita coisa armazenada digitalmente... Amo tecnologia. Mas claro que não vamos nos livrar dos papeis! Tenho um armário, onde utilizo pastas de A/Z, muito bem identificadas com uma linha de etiquetas desenvolvida pela minha empresa!!!! E também caixas de arquivo permanente.

5.Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?

Claro!!!

Office Natalia Ortiz

Office Natalia Ortiz

6.Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?

Amo o GTD. Li o livro há algum tempo atrás. Recentemente fiz o treinamento de nível 1. Já estou inscrito para o nível 2. Mas sou bastante flexível, pois acredito que a organização ela tem que dar liberdade... tem que facilitar, sendo assim, se tem alguma coisa no GTD que não flui "legal" para mim... simplesmente não uso!

7.Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?

Tudo eletrônico. Organizo minha vida basicamente através de 3 aplicativos: Evernote, Todoist e Google calendário.

8.Qual seu livro de organização preferido?

Nossa!!! São tantos ahahahah. Mas vai aí.... A Arte de Fazer Acontecer.

9.Qual produto organizador você não saberia viver sem?

Vixiiiii complicou. AMO TUDO.... Mas não viveria sem porta livros de acrílico que têm mil utilidades... pastas e divisórias de gavetas.

10.Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida?

Planejamento! Fazer uma revisão semanal de tudo o que almeja fazer e definir as prioridades. Revisão semanal.

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.