O que é ter um Estilo de Vida Organizado?

 | Organização é muito mais do que mudar as coisas de lugar ou transformar espaços com criatividade.

O que é ter um Estilo de Vida Organizado?


 Certa vez ouvi de alguém esta frase...
"Sou hiper desorganizado, e consegui fazer graduação, pós, mestrado, doutorado. Você ficaria louca se conhecesse meu estilo de vida." 
Não questionei a pessoa o que ela queria dizer por estilo de vida desorganizado, mas a frase me marcou, e fiquei matutando o que seria isso. O quarto uma bagunça!? Livros misturados com biscoitos e café, mesa de trabalho cheia de papeis, guarda-roupa o caos com todas as peças misturadas... não sei.

Se ela conseguiu estas realizações, maravilha! O foco da vida foi nos estudos, certamente. Como ficaram as outras áreas não interessa. Talvez muitos ganharam nota 0, nenhuma atenção, e daí? Se conseguiu tudo isso, deve ter se organizado de alguma maneira para tal. Não priorizou a ordem no apê, mas a leitura, as resenhas, entregar os trabalhos nos prazos estabelecidos... sem um mínimo de organização neste sentido não alcançaria tudo isso.


Colocar as coisas no lugar é importante, ter um lugar para as coisas também... mas às vezes as melhores produções acontecem quando você foca no que deseja fazer e não em colocar cada coisa no seu lugar para produzir depois. A inspiração pode ter ido embora até lá. Então organizar é acima de tudo PRIORIZAR, entre tantas coisas importantes, a que naquele momento virá em primeiro lugar, e dar atenção às outras depois, sem estresse. Senão surtamos mesmo.

Diante dessa reflexão feita até aqui me pergunto: o que poderíamos responder a pergunta:
"o que é, então, ter um estilo de vida organizado?!"

É cumprir com os mandamentos da organização a risca? Não, é saber escolher prioridades. É olhar para a roda ou pizza da vida e identificar como está a gestão de cada área e focar nas deficiências. Organização é muito mais do que mudar as coisas de lugar ou transformar espaços com criatividade.

O primeiro espaço que precisamos transformar, não é exatamente espaço, mas entendamos como uma metáfora, é o nosso eu interior. Nossa mente. Nossas ideias. Nossos projetos. Nossos sonhos. Nossos objetivos. Nossas metas. Nosso projeto de vida.

Conseguiremos alcançar excelentes resultados sem a organização? Não sabemos se diplomas e conhecimento, que foram as conquistas acima citadas, são excelentes resultados, se os avaliarmos isoladamente. Creio que não, somente pedaços de excelentes resultados. Infelizmente muitos deles não terão valor algum, se não vierem somados a experiência, estratégia e sabedoria.

Algumas fatias da pizza ficarão sem molho, sem recheio, sem sabor, somente com massa. Tipo a borda da massa, que muita gente refuga. Resultados perfeitos também não atingiremos, nem com organização, porque nada é perfeito. Só que dará uma equilibrada, a vida terá um tempero diferente, porque se todas áreas são importantes, nenhuma pode ser esquecida ou deixada de lado... 

Lembremos do texto recente aqui do blog "Desconstruindo a perfeição na decoração e na organização". É válido para a vida, ontem, hoje e sempre.


Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.