Infográfico: Como organizar e decorar a casa gastando pouco?

| 7 ideias criativas e sustentáveis para você organizar e decorar a sua casa!
Você que adora deixar a casa linda, aconchegante e funcional já deve ser bem íntima das palavrinhas decoração e organização, não é mesmo? Duas palavras lindas, apaixonantes, as quais muitos de nós se renderam, na busca pela qualidade de vida e por construir não casa com capa de revista, mas casa com a nossa cara! Única, personalizada, especial! Confira a seguir 7 estratégias especiais para encarar o desafio de organizar e decorar gastando pouco e assim construir o lar dos nossos sonhos! (no link em destaque tem mais dicas além destas, do projeto 52 toks!)

Como organizar e decorar a casa gastando pouco?



1. Muito DIY | Faça você mesmo!


Essa é uma solução barata, para quem dispõe de tempo, interesse e energia para fazer as transformações que deseja em sua casa! Nem sempre é a realidade da maioria, alguns pensam que é “questão de dom” mas o time do DIY está crescendo a cada dia! Comprar material tem um preço. Pagar mão de obra especializada (quando houver...) só dobra ou triplica o investimento. Claro que se der algum estrago será culpa sua, mas um projeto caseiro pode ser um grande sucesso e um momento especial de união familiar! Sempre voto a favor do aprender a fazer, pois a satisfação que sentimos ao concluir um projeto e poder dizer “Fui eu quem fiz!” não tem preço! Além disso, DIY faz bem, é uma atividade criativa, terapêutica! Então o jeito é ter força de vontade, arregaçar as mangas e botar para quebrar, pintar, lixar, consertar, destralhar, organizar...

2. Ouse! Seja sem vergonha!

Ouse, faça e admire sua obra prima ou analise “seus estragos”, para depois fazer melhor! Depois que a força de vontade for aguçada é preciso espantar o medo e ousar com coragem, sim! Dá para sair do basicão, dá para inventar parede com tijolo de isopor, desenhar edifícios com fita isolante, transformar casinha de aluguel em casinha cheia de qualidade de vida, brilho e amor! A premissa é sempre pensar fora da caixa. Ser simples, criativo e sustentável! Ouse! Depois mude se não gostar, é tudo aprendizagem! Não é preciso comprar produtos caros para organizar e decorar – porém ser sem vergonha na simplicidade, sim!

3. Comece com ideias simples.

Não pense que o primeiro projeto será uma casa da árvore para a criançada brincar no pátio se nem uma parede colorida tem coragem de fazer em casa. Antes de ousar, é preciso arriscar aos poucos. Quer ousar logo, tudo bem, só se der errado como minha parede com listras não fique olhando para ela durante um ano se indignando “como pude ter sido tão ingênua”: mude logo a cor, conserte, e invente outro projeto! Se tem relutância com parede verde, amarela, azul, decor preta, móveis claros ou coloridos... passe já a imaginar ideias legais, simples que você consiga fazer. Imagine a ideia executada. Gosta do resultado?! Bora trabalhar e tirar a ideia do papel! Um projeto te dá coragem para criar outro!

4. Busque ideias na web mas inspire-se na sua própria história.

Essa deveria ser a estratégia primordial, pois inspirações são lindas mas a casa de outra pessoa não é a sua casa. Pode ter uma textura que você detesta, uma cor que te dá náuseas, um excesso muito grande de "objetos sustentáveis" como caixotes, pallets, balcão com cortininha, coisa de interior, e você está afim de uma coisa mais pegada industrial, ou completamente é da turma retrô. Ou quer um sofá lindo e sofisticado misturado com alguns elementos baratex. Construa seu plano de organização e decor, e trabalhe em cima dele, sempre atenta (o) ao que você e sua família (se não mora só) curtem e amam de paixão. Sua casa tem de ter a sua cara!

5. Decore e organize na mesma medida!

Uma casa bem decorada nem sempre é uma casa organizada, prática e funcional. Tanto o projeto de decoração como o de organização deve ser estruturado para que atenda às necessidades dos seus moradores, visando bem-estar, foco no essencial, harmonia e tempo! A organização é a melhor decor que você pode impregnar na sua casa! Lembre-se disso!

6. Destralhe e foque no essencial.

Esconder a bagunça em caixas não está com nada. Menos é mais. Avaliar é essencial. Se livrar de excessos, itens em desuso, sem sentido, sem utilidade, libera espaço e traz bem-estar, podendo servir e fazer a alegria de outras pessoas! Roupas, livros, revistas, objetos em bom estado de uso... planeje com carinho as lembranças que deseja ter a sua volta para contar e recordar a sua história!

7. Planeje muito bem como e o quê investir em organização e decoração!

Se você ainda não tem um plano de organização e decor, faça-o. Defina-o. Siga-o. Obedeça-o! Atualize-o! Ele nada mais é do que um planejamento, que reúne os estilos e/ou características de decor que você curte, as cores e texturas preferidas, a cara que pretende dar a cada ambiente da sua casa! Também os itens que pretende adquirir para organizar e decorar, detalhadamente para quê, os espaços que tem disponíveis e os projetos DIY que ainda pretende colocar em ação! Não vale gastar em organização e decor por impulso – isso é investimento no seu bem-estar e qualidade de vida! Se destralhar não parece algo tão sustentável, pois gera “lixo”, e realmente deve ser reduzido, o momento de trazer novidades para o lar também deve ser consciente e bem organizado!


 
Espero que tenha gostado dessas 7 dicas especiais, que criei com base na minha própria experiência com organização e decor, muitos momentos dessa aprendizagem registradas aqui no blog e canal Transformando Espaços! Casa uma destas 7 estratégias já deram muito o que falar e contar! Lembre-se de que não precisamos de muitas coisas para sermos felizes, nem de itens caros, mas das coisas certas, que fazem sentido para nós. E estas coisas só você pode dizer quais são, e quem sabe estão ali, a um passo de se tornarem um DIY super especial na sua vida! Olhe mais para dentro de você e continue na saga de organizar e decorar a casa gastando pouco, pois essa aventura é muito terapêutica e saudável!

Construir a casa dos nossos sonhos é um projeto de vida permanente, e o blog Transformando Espaços existe para te trazer a maior inspiração: você mesmo! Vamos fazer acontecer?! Você não perde por esperar a surpresa que vem aí, e tem tudo a ver com isso que acabei de contar! O meu curso Organização do Lar está quase pronto, logo irei mostrar tudinho para vocês, e garanto, tá ficando lindão! Até breve!

 Infográfico - como organizar e decorar a casa gastando pouco


  ❤

Edeltraut Lüdtke

Uma Personal Organizer e Designer de Interiores inquieta e indignada, que muda sua vida com muita Organização, Decoração, DIY(Faça Você Mesmo) e Produtividade, e vive para provocar você a mudar a sua também!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.