Os 9 erros da organização que estão bagunçando sua casa e sua vida!

Será que existe certo e errado em se tratando do assunto organização? Será que existe organização sem regras? Sei não, mas tem algumas coisas interessantes que fazemos, às quais nos apegamos, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam. Trago um checklist criativo com 9 erros da organização hoje para vocês! Espia só e tente identificar se você comete algum deslize desses!

1 Ignorar o seu caos.

Olhar para a bagunça com um olhar mais crítico é essencial para que saiamos dela. Sem reconhecimento de causa não há mudança. Você irá sempre se questionar:"Porquê mudar? Para que mudar?" Não são perguntas inteligentes que te levarão além, só farão você caminhar em círculos. Perguntar parece que doi, pois vai que a gente encontre justamente algo que não deseja encontrar? "Onde mora o meu caos?" Essa já começará a te trazer mais consciência. A mente tentará te desnortear sempre de novo, mas seu saber interior te mostrará o caminho. Confie nele!


2 Achar que porque funciona para mim irá funcionar para você.

A comparação é a coisa mais louca que podemos fazer. Nem vamos citar aqui os exemplos do vizinho, do concorrente, do amigo, vamos olhar para nós mesmos. Aquela Edel de 10 anos atrás, sem filhos, trabalhando de dia, estudando de noite, tendo de cuidar da casa no final de semana, fazendo refeições em restaurante, e lanchando no shopping não existe mais. Uma casa com bebê deu lugar a uma casa com crianças, que num piscar de olhos já viraram adolescentes. Então, as funcionalidades sempre vão mudando, e nós nos adaptamos a elas. De boa. Vale lembrar também que além de sermos seres únicos (organização é algo muito pessoal e personalizado), mesmo não aparentando, também mudamos, e aí nossa própria forma de funcionar e viver no dia a dia muda.


3 Manter sistemas de organização obsoletos.

Nada é para sempre. Organização não é permanente. Precisamos atualizar nossos sistemas mais simples! Sem stress, o fato de atualizar, revisar, não é que esteja dando errado, ou que você escolheu errado, é que simplesmente é assim que acontece na nossa normal realidade. Funcionalidade - Mudança - tudo a ver com o item anterior! Hoje você dobra as camisetas em pilhas, amanhã experimenta em colmeias, depois envelopa tudo, então uma hora se cansa de dobrar, e descobre que nos cabides que elas realmente se encontram melhor armazenadas, e está tudo bem! Tudo muda, as funções das coisas também mudam. Por isso testar mudanças é meu lema de vida. Não só nas dobras de camisetas.


4 Achar que uma vez em ordem, sempre em ordem.

Tudo o que nós usamos, tiramos do lugar. É o círculo normal das coisas, o caminho que as coisas fazem. Tudo que existe e é útil tem a jornada de sair do lugar e passear por aí! Então, se não adotarmos o hábito de voltar as coisas ao lugar que definimos... não existe ordem que se mantenha. Iremos nos confundir com a "casa" de cada coisa e mudar sem querer as coisas de lugar - e aí pode começar a confusão. Se não está funcionando, tem algo aí que requer atenção, e precisa ser revisado!


5 Achar que uma vez destralhado, sempre em ordem.

Destralhamos o tempo inteiro! A cada compra no supermercado que fazemos, a cada refeição que preparamos e utilizamos produtos da despensa, como embalagens, pacotes, etc e tal. Existem os destralhes sazonais, como guarda-roupa, materiais escolares, arquivos pessoais, mas o destralhe em si é um hábito que praticamos todos os dias quando não acumulamos "itens para destralhar algum dia". Essa caixa pode ser uma cilada, cuidado! O destralhe não é um evento único - é um hábito diário que não dá lugar para a bagunça.


6 Achar que a mente vai dar uma trégua se tirarmos tudo dela.

Quando conseguimos desenvolver o hábito de anotar as ideias, e organizar o que nos perturba na mente - quando é organizável - beleza. Agora a mente nunca para. As ideias sempre vão e vem. Essa é a missão dela! Não precisa temer perder uma brilhante ideia porque esqueceu de anotar. Se ela for realmente brilhante, ela irá voltar brilhando ainda mais para você. Agora, cá entre nós, a mente nos traz muita conversa insana também. Ela é campeã nisso, e como consegue sempre armar o mesmo barraco muitas vezes, não é não? Então, avalie o que se requer anotar, e o que convém jogar logo no lixo escuro das memórias inconvenientes. Pois assim que você esvazia, ela se enche de novo, e isso não tem fim! Então, paciência. É melhor mandar ela ficar quieta às vezes mesmo. E anotar sim, o que nos parecer mais importante, e fim de papo!


7 Se amarrar ao perfeccionismo ou a procrastinação.

Se não for como eu quero, não será de jeito algum. Ou, se não for do melhor jeito possível, vou esperar até ficar num nível melhor. Perfeccionismo é a maior insanidade. Não sei o que é pior - procrastinar ou buscar perfeição, mas eles parece que se conversam, pois ambos nos travam! Tente usar sua veia perfeccionista para fazer da melhor forma, sim, mas preste atenção, se isso está te parando ou não. É essencial que você siga, não deixando o perfeccionismo dar o tom na sua vida. E outra: se algo for realmente importante, faça algo o HOJE por isso! Amanhã é nunca. Algum dia/talvez sem organização também.

8 Defender a organização real e imperfeita.

Organização real e imperfeita não precisa necessariamente ser organização gastando pouco, reaproveitando coisa velha ou lixo. Nem tampouco precisa ser focar no dramalhão da vida, no mimimi de uma vida surreal impossível, em sonhos que só existem em contos de fada. A vida tem de tudo - é nossa escolha focar em perfeição ou na imperfeição, em vez de permitir que as duas coexistam, e está tudo bem assim. Se nós criamos a vida que escolhemos, a organização pode criar mágicas sim, a partir do caos. Cuidado com a energia que você emprega nessa "organização real e imperfeita". Se estiver leve, alegre e divertido brincar com isso, ok. Porém pode ser um REAL mesmo imperfeito bem melhor do que geralmente escolhemos.

9 Comprar produtos organizadores acreditando ser a solução para organizar as tralhas da casa.

A solução não começa no produto mágico que solucionará nossos problemas, mas no processo da organização, em fazer uma boa avaliação do que escolhemos organizar! Se você tiver dúvidas sobre como fazer isso, e escolher aprender mais sobre o método Transformando Espaços comigo, vem estudar comigo no Organização Leve! Lá posso te explicar tudo isso com mais detalhes e trazer mais clareza sobre COMO ORGANIZAR melhor de forma personalizada qualquer espaço, qualquer rotina, qualquer tarefa!

Conta para mim, qual desses erros é o seu mais recorrente? Aquele que você precisa dissipar da sua realidade, para viver melhor e mais leve?

 

# # # 

Como seria SE INSCREVER no canal para ter acesso de primeira mão aos TOKS mais ORIGINAIS e INCRÍVEIS de organização que estão sempre chegando para você deixar sua casa mais ORGANIZADA e sua vida mais LEVE e FELIZ?

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.