Organização Pessoal: o essencial que você precisa saber!

Organização Pessoal: o essencial que você precisa saber!


Muito se fala sobre Organização Pessoal, e geralmente o foco é planejar atividades a serem feitas em busca de mais produtividade. Então aprendem-se métodos, técnicas, usam-se aplicativos e ferramentas, criam-se sistemas físicos e digitais, e a organização está garantida! Será mesmo que é só sobre isso? Sinceramente, uma fala muito robotizada e clichê essa, vamos trazer um tom mais humanizado para um dos tópicos mais importantes da nossa vida?! Afinal Organização Pessoal, ao menos por aqui, é sobre viver, de verdade, o que faz sentido para nós.

Organização Pessoal: o essencial que você precisa saber!



O que é Organização Pessoal?


A Organização Pessoal envolve muitos aspectos que se conectam, em resumo, é sempre sobre você: onde você mora, o que você faz e o que você é. Espaços, Rotinas e Tarefas e Mente, como você observa tudo isso? É sobre casa? Também. É sobre gestão do tempo? Em partes. É sobre como você prioriza as tarefas e organiza as rotinas, para aproveitar da melhor forma o precioso tempo que você tem. Seja nos momentos de trabalho ou de lazer. E o que a mente tem a ver com tudo isso? É onde tanto a ordem quanto a desordem começam, e se espalha para as outras áreas.

Por que organização pessoal é importante?


A organização pessoal é essencial para curtir melhor o tempo que você tem, seja para descansar, seja para trabalhar. Além de criar rotinas mais saudáveis e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal de forma bem mais abrangente. Sempre digo que organização nunca é só sobre espaços, rotinas e tarefas, mas vai além. Você cresce, amadurece, se conhece muito melhor! É um grande e essencial aprendizado de vida! Você aprende a lidar com os dilemas da bagunça, do acúmulo e da pressa de forma muito mais assertiva e eficiente, criando mudanças realmente significativas na sua vida!

Quais são as vantagens da organização pessoal?


Na abordagem Organize Slow, são elas:

  1. Menos é mais: e consequentemente economia de tempo e dinheiro!
  2. Produtividade real: fazer o que deve ser feito, e você escolhe fazer, frente os alvos que você tem na vida.
  3. Redução da ansiedade e do estresse.
  4. Uma vida mais consciente, presente e significativa!
  5. Um viver slow, ou seja, lento, respeitando o seu ritmo, tanto no lazer como no trabalho!
  6. Um viver com mais qualidade, onde se curte tanto o trabalho quanto o lazer!
  7. Um viver com mais clareza e foco!

Basta de romantizar a pressa, a velocidade e a o estar ocupado! Estar ocupado com as coisas certas! Essa é a chave! A Organização Pessoal que proponho não é somente métodos e técnicas de organização e produtividade, longe disso! É muito mais um convite a pausar e refletir para o que realmente faz sentido e deve ficar em nossa vida! Quando integramos o Slow Living a Organização Pessoal, sentimos muito mais cada uma dessas vantagens em nosso dia a dia!

No  ABC do Organize Slow, você pode conferir 26 letras, e cada uma delas traz uma palavra com perguntas e reflexões interessantes para repensarmos a nossa vida! Essa é a pegada! Mais conteúdos inéditos para trazer muita luz e inspiração para você!


 



5 dicas para começar a ser uma pessoa mais organizada


Se você também acredita que com organização sua vida ficará muito melhor e mais leve, é essencial que você crie um ambiente ao seu redor que proporcione isso, e contribua com seus objetivos de vida. Não falo somente de ambiente de casa ou trabalho, mas de cada nova escolha que fizer no seu dia a dia. Lugares que frequenta, pessoas com as quais se relaciona, rotinas que estabelece, tarefas que realiza, enfim, todas as coisas que apoiam essa nova pessoa que você deseja ser. Assim, fazer acontecer será algo natural e não forçado. Você não precisará pensar, já estará pensado, só ir lá e fazer.


 

  1. Garanta sua inscrição no canal Organização Pessoal! | O primordial e básico, no YouTube temos muitos conteúdos para maratonar e provocar grandes reflexões!
  2. Escolha uma motivação! | O seu porquê. É ele que te motiva a seguir!
  3. Desenhe uma rotina ideal para o seu dia! | Mininalize as rotinas e tarefas! Elimine tarefas desnecessárias! Delegue tarefas. Lide com a tecnologia de forma inteligente. Evite distrações que te façam procrastinar. Busque por mais clareza e foco!
  4. Adote esse mantra em sua jornada: Um lugar para cada coisa e uma coisa de cada vez. | 
    Cada coisa em seu lugar e cada tarefa no seu tempo. 
    Faça uma coisa de cada vez. Respeite pausas e descansos assim como valoriza o realizar e fazer acontecer. Cumpra os prazos que definir.
  5. Um papel e uma caneta fazem milagres! | Compromissos com hora e data marcada (na agenda), Atividades diversas para tirar os projetos do papel (em listas de tarefas), prioridades (metas e objetivos, a curto médio e longo prazo)

Além disso, um espaço organizado é a melhor motivação. Traz clareza e facilidade. Mesa de trabalho organizada convida a manter as rotinas de organização pessoal na sua vida e no seu trabalho. Organizar deve ser alegre e divertido, você pode curtir o processo! Algumas vezes será uma batalha, mas em geral, é uma alegre e divertida jornada!

Como começar a Organização Pessoal?


A organização pessoal envolve hábitos que você precisa conhecer, e praticar, claro! Treinar, treinar, treinar, como sempre falo! Todos nós precisamos viver essas boas práticas para um viver mais leve e tranquilo! Que hábitos são esses?

  1. Organize os espaços. (ambiente)
  2. Agende seus compromissos. (agenda)
  3. Anote suas tarefas. (lista de tarefas)
  4. Antecipe-se ao que for possível. (básico)
  5. Tenha clareza das suas prioridades. (sonhos, e o que você fará para chegar mais perto deles HOJE)
  6. Crie um sistema simples e fácil. (digital ou papel)
  7. Cuide de você em primeiro lugar. (autocuidado) – é sobre você – descanse!
  8. Curta o processo! (deve ser divertido!)
Veja mais sobre esse conteúdo no vídeo a seguir!




Implementando esses bons hábitos na sua vida, tudo pode mudar! Se essa for sua escolha, bora lá, viver mais leve, feliz e slow! Agora, nunca tente começar tudo ao mesmo tempo, e fazer tudo de uma vez: paciência é a chave! Assim como o caos não se instalou em sua vida de uma hora para outra, mas foi uma somatização de fatos, a organização será da mesma maneira, a soma de muitos esforços e atitudes que aos poucos irão dar um novo tom ao seu dia a dia.

Curso de Organização Pessoal  


O curso de Organização Pessoal, onde apresento o método Transformando Espaços, se chama Jornada Organize Slow, e a proposta não é mudar toda a sua vida em 52 aulas, ou 52 semanas. Com certeza, trazer consciência sim, para os principais aspectos do lar (casa), do você (vida) e da mente, que você deve focar sua atenção, para no seu tempo e no seu ritmo começar mudanças duradouras no seu viver.


 

 

Venha conhecer mais sobre o Organize Slow, e se fizer sentido, inscreva-se no Organização Pessoal, o canal que não te traz respostas prontas, cheio de exemplos limitados, mas tem um conteúdo atemporal, e buscar te ensinar a refletir e fazer as perguntas certas!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.