Quarto Montessoriano: quarto de bebê sem berço

julho 30, 2013
Sempre tive receio de quando meu filho aprendesse a caminhar e subir nas coisas, caisse um belo tombo do berço tentando sair dele sozinho. Porém isso não ocorreu, ele demorou a engatinhar (1 ano) e caminhar (1 ano e 3 meses), então com 1 ano e 5 já o colocamos para dormir na caminha dele no chão (na auxiliar da bicama de solteiro, móvel que já tínhamos em casa).

Fiquei pensando se estava fazendo a coisa certa, tadinho, já tirar ele tão cedo do berço. Mas pela segurança e tranquilidade no lar, assim foi feito. Ele ficou radiante com o novo cantinho de dormir, e fica feliz da vida ao levantar sozinho da cama e aparecer de surpresa ao acordar procurando onde estamos em casa.

Quarto de bebê sem berço
Veja mais fotos deste quarto montessori

Recentemente, quando conheci o método Montessori gostei muito das dicas que eles dão para a decoração do quarto infantil, focando o minimalismo e o que é essencial. O bebê/criança se desenvolve com liberdade num ambiente seguro, com aquilo que é educativo e bom para ele. Há muita coisa a ser aprendida sobre o método Montessori, conheço pouco para escrever sobre ele. Percebi que tem muitos aspectos que posso levar para minha vida, porém o de manter tudo muito estável e na ordem como eles defendem já é impossível para mim. Meus espaços estarão sempre em transformação e melhorando, coisa minha, fico feliz em mudar a cama de lugar, os objetos, os sofás... meu filho está indo junto comigo nessa onda, adora ficar no meio da "desordem", e quando alguma coisa muda sem ele acompanhar ele se surpreende com um "Ah!!!", que eu entendo como um "Ah, que lindo mãe!".

Bebês e crianças realmente não precisam de muita coisa não, e sim muito colo, amor, carinho, alimento, cuidados com higiene e saúde, essas coisas. O jeitinho com que decoramos o quarto deles é uma forma de bem recebê-los e demonstrar nossa alegria com sua chegada, tudo feito com muito amor. Já pensou em decorar o quarto junto com ele, a medida que vai crescendo e adquirindo suas próprias preferências?

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.