3 palavras mágicas para você ter sucesso nos estudos

fevereiro 24, 2014
| Como ter sucesso nos estudos?
Como ter sucesso nos estudos?

Passamos uma longa fase de nossa vida estudando, progredindo um ano após o outro, sonhando com o dia em que iremos “ser grandes” e ingressar no Ensino Médio, e depois finalmente chegar nossa vez de cursarmos uma faculdade!

Se formos analisar friamente não paramos de estudar nunca. Sempre estamos aprendendo algo, lendo algum livro (estamos, não?), fazendo cursos, ou voltados para nossa área profissional ou por pura vontade de aprender coisas novas ou ainda para mudar radicalmente de profissão. Por que nesta área, nada é para sempre.

Além da instituição de ensino e dos mestres que passam em nossa vida, também estas 3 palavras mágicas farão a diferença em nossa jornada de estudos:

Paixão


Se não estudamos o que gostamos, pelo que somos apaixonados, para que estudamos? Para agradar os outros, para receber diplomas, somente para ter reconhecimento e ganharmos mais financeiramente? Tudo o que é feito com paixão, dá resultados e frutifica. Querer aprender mais sobre determinado assunto é essencial. Nem sempre os resultados financeiros são o peso que deve nortear nossa balança.

Curiosidade

Se estudamos por estudar, e não formos curiosos que nem criança, indagando os porquês das coisas, para ver como isto funciona ou como aquilo poderá ficar lá na frente, qual será o combustível que nos moverá a realizarmos nossas metas? A curiosidade faz florescer a criatividade, que requer a busca constante por novas possibilidades.

Persistência

Tudo o que é novo nos assusta, é difícil, causa insegurança e aparentemente pode até parecer impossível e inalcançável. Porém se nos dedicamos a seguir um método, focamos nele, com disciplina, e damos um passo de cada vez, logo não estaremos mais na estaca 0. Já teremos um pequeno caminho andado, algumas barreiras vencidas, e com dedicação conseguiremos andar mais longe. Sempre será difícil. O que vem fácil vai embora muito fácil também, como diz o ditado popular. Sem dificuldade não há crescimento, nem aprendizado. Estudo sem persistência é desistência na certa.

E você, coloca paixão, curiosidade e persistência naquilo que deseja aprender? Pense nisso, pois vai te ajudar muito!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.