52 objetos: um desafio para refletir sobre o que tem valor nessa vida!

O que é o projeto "52 objetos"? Uma forma diferente de refletir sobre o que tem valor nessa vida! Ele fez parte da história do blog em 2014/2015, e reuni toda coletânea da época junto a esse primeiro post. Inicia com a explicação, de onde surgiu, e depois com os meus objetos e descrições, finalizando com minha conclusão sobre a saga, claro!


ONDE COMEÇOU?

“Daqui a muitos anos alguém encontra uma caixa cheia de coisas que pertenceram a você e tenta formular a sua história, descobrir que tipo de pessoa você era. Talvez essa caixa tenha fotos, livros, documentos pessoais, roupas ou até mesmo uma embalagem de chiclete. O que esses objetos dizem sobre você? Eles contariam uma história precisa da sua vida? Que história seria essa?”
O projeto dos 52 objetos, conforme o parágrafo anterior e imagem que segue, começou no blog americano The Marion House Book, da design de interiores Emma Reddington, e Heloisa Righetto implementou-o no blog dela também, Básico e Necessário. De lá ele veio para os blogs citados acima, e acabou dando o ar da graça aqui também, pois esse lance de desafio é comigo mesma! O texto original é tão legal, que dá  vontade de traduzir todo ele aqui!

52 objetos - explicando o projeto

COMO FAZER?

Você tem de escolher 52 objetos que tenham algum significado para sua vida, e contar um pouco sobre eles. A ideia é escolher um por semana, assim depois de 1 ano (52 semanas), você terá completado o desafio. Pra facilitar, teremos de preencher mais ou menos assim: 

Objeto # 1-

Localização -

Número -

Origem -

Explicação -


VAMOS PARTICIPAR?

Acompanhe o post, com os meus 52 objetos, e reflita sobre os seus. É essencial nos apegarmos a 52 objetos? Se quiser fazer um painel com os seus, ou uma listinha, bora lá! Sempre vale a reflexão! Para mim, já trouxe muitas consciências que irei trazer noutro momento!

❤ 
 
OBJETO 1 | CADEIRA DE BALANÇO
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 1 (Cadeira de Balanço)


Localização: Sala de estar/TV e quarto do Guilherme.

Número: 2.

Origem: Comprado.

As nossas cadeiras de balanço foram a primeira compra que fizemos para nossa sala. Conhecemos o modelo na casa de uns amigos, e adoramos sentar nelas! Para ler, para descansar, para conversar, para assistir TV, para tomar chimarrão em família: é uma delícia! Foram muito úteis durante o período em que amamentei o meu filho Guilherme, que adorava também dormir no colo, agarradinho no peito, com o balançar da cadeira. Arrisco-me em dizer até mesmo que prefiro sentar nelas do que no nosso sofá. Nos dias de frio, nada que um aquecedor ou uma manta não resolvam.

❤ 
 
OBJETO 2 | COLEÇÃO DE FOTOGRAFIAS
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 2 (Coleção de Fotografias)

Localização: Estante do Home Office.

Número: 4 caixas, com as fotos (não tenho ideia de quantas) organizadas em álbuns.

Origem: Comprado e criado.

Na realidade atual, ter um arquivo fotográfico, organizado num canto da estante parece até uma utopia: por que não digitalizar tudo? Minha pergunta neste ponto é do contra: porque não escolher algumas principais fotos, aquelas que você mais ama, e revelar para guardar num álbum físico? Talvez criar um mural interessante, um quadro, enfim, não deixar somente no meio digital, por mais lindos e modernos álbuns que possamos criar.

Nossa história em fotos, que registram momentos especiais de nossa vida, merecem um carinho e um cuidado todo especial. Nada se compara a tocar no álbum, folhear as páginas, ler as histórias escritas, e as entrelinhas das fotos. Recordar e reviver novamente fatos passados, mesmo que por poucos minutos. É a melhor recordação que podemos guardar!

 
OBJETO 3 | ALIANÇAS DE CASAMENTO
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 3 (Alianças de Casamento)
 
Localização: Nos dedos anelares (meu e do meu marido) na mão esquerda. 

Número: 2.

Origem: Comprado.

As alianças simbolizam amor, união, companheirismo. Um círculo infinito sem começo, meio ou fim, como nosso Deus: eterno. “Receba esta aliança, como sinal do meu amor e fidelidade a ti. Eu prometo te amar, honrar, consolar, respeitar e amparar, todos os dias da minha vida, enquanto nós vivermos.” Ao fazermos esta promessa diante do altar de Deus, nem sempre nos damos conta do tamanho da responsabilidade que estamos assumindo, envolvidos pela emoção do momento. 

Apesar de o casamento ter suas fases de tempestades e depois de bonança, com o arco-íris da reconciliação novamente voltando a iluminar nosso céu, as alianças são importantes para nos lembrarmos desta promessa. Algo que podemos assumir, pois não estamos sozinhos nesta caminhada, mas juntos com nosso Pai amado. Dizendo a cada novo dia: Sim! Ao verdadeiro amor, a aliança que fizemos, às promessas feitas.

❤ 
 
OBJETO 4 |  BAÚ ANTIGO
 

Projeto 52 Objetos | Objeto 4 (Baú de Madeira Antigo)


Localização: Sala de Estar/TV

Número: 1

Origem: Móvel que foi do meu avô paterno.

Há 10 anos atrás não tinha esta cultura de preservar coisas antigas, nem dava muito valor pra a história dos móveis que meus pais tinham em casa. Aos poucos, em férias que passávamos por lá, fui trazendo algum objeto que me chamava atenção, e que gostaria de compor na decoração da minha casa. Muitos deles aparecerão na minha lista, pois se tornaram objetos significativos na minha vida.

O baú eu já namorava há muito tempo, e sempre dizia que quando casasse, levaria ele comigo. Pouco entendia de composição de mobiliário para casa na época, mas esta minha primeira escolha foi muito certeira: um baú tem mil e uma utilidades! Ele já circulou da sala aos quartos, e permanece sem interferências minhas em sua pintura original. Acompanha a história de nossa família desde o começo, quando em nossa primeira sala de estar só havia o piano, 2 cadeiras, e ele, o baú.

 
OBJETO 5 |  CADEIRAS ANTIGAS
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 5 (Cadeiras Antigas)

Localização: Cozinha/Sala de Jantar

Número: 4

Origem: Móveis que foram do meu avô paterno.

Estas cadeiras compõe nossa sala de jantar: valeu o investimento de reformá-las em 2013, e com uma almofadinha vermelha ficam mais agradáveis de sentar. Imagine que há algumas décadas atrás havia nas salas de estar uma mesa pequena com cadeiras assim, somente para receber visitas e decorar o ambiente. Já era assim na casa de meus avós, depois de meus pais, e agora elas são usadas no dia a dia mesmo.

Imaginava comprar 4 cadeiras de design (Panton, Ghost ou Bertoia), 4 cadeiras de modelos diferentes ou ainda 4 cadeiras de madeira rústicas, mas isto seria um sonho de consumo a longo prazo, meio caro e desnecessário. Descartados estes planos, a decisão foi de ficarmos somente com estas. Sou suspeita pra falar, mas as acho muito cheias de estilo, além do que, é parte da história da família.

 
OBJETO 6 | AUTORRETRATO

Projeto 52 Objetos | Objeto 6 (Autorretrato)
 
Localização: Pasta de Diplomas em cima do Guarda-roupa

Número: 1

Origem: Presente do marido (na época só namorado).

Depois de ter recebido um perfume, quando ainda nem namorado meu era, fiquei imaginando o que seria o próximo presente que receberia do meu então oficial namorado. Um desenho de autorretrato meu, de uma foto minha aos 15 anos, que dei para ele, feito por um amigo, e um chocolate artesanal em forma de coração. Pensei: "Francamente, que lembrança teria agora, do meu primeiro presente?" Enfim, estudantes de teologia não tem lá muito dinheiro, ao menos na época não tinham. Infelizmente aquele encontro, às vésperas do Dia dos Namorados, não foi planejado com tanto cuidado pelo meu amor...

Depende do ponto de vista. Você lembra do desenho que a Kate recebeu do Jack no filme Titanic, que era o bãmbãmbãm nos cinemas em 1998? Sim, era um presente semelhante como aquele desenho, claro, não exatamente nas mesmas condições. Depois ainda passou por um gesto romântico... desenho este bem que poderia ir para uma moldura e então para a parede. Um dia ainda irá, quando em nossa casa dedicaremos uma parede de corredor somente para estes achados históricos e outros mais!

 
OBJETO 7 | QUADRO DA PIZZA
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 7 (Quadro da Pizza)

Localização: Cozinha.

Número: 1.

Origem: Criado.

Uma das primeiras coisas que aprendi a fazer na cozinha foi pizza, pois meu marido e eu amamos pizza. Por muito tempo fiz com a massa pronta, só trabalhando mais nos recheios. Nada que se compare a aprender um belo dia a fazer também a massa... pronto, a pizzaiola aqui foi consagrada e a paixão pela pizza eternizada num quadro bordado em ponto cruz.

Alguns amigos não esquecem os “rodízios” que inventei de fazer, acho que até exagerando na gostosura do prato, ou será que não foi exagero? Assim são quase todos os quadros estampados nas paredes aqui em casa: feitos por mim, traduzindo a minha arte, de alguma forma. Parede vazia me causa angústia, cada uma precisa de sua “roupa especial”.

 
 OBJETO 8 | TRAVESSEIRO TRIANGULAR

Projeto 52 Objetos | Objeto 8 (Travesseiro Triangular)

Localização: Criado-mudo.

Número: 1.

Origem: Comprado.

Adoro meu travesseiro triangular, que adquiri durante a primeira gravidez, para deitar e ficar com as pernocas bem relax para o alto alguns segundos do dia, quando eu resolvia parar um pouco e descansar. Depois também percebi que ele e ótimo pra ler e escrever na cama, coisa que sempre gostei de fazer e para amamentar um bebê, usei ele algumas vezes também para isso.

Meio difícil usar ele ultimamente para ler, pois é algo que eu gostaria de voltar a fazer mais nos moldes tradicionais: se conseguisse ficar sozinha e em silêncio. Até o Gui já achou ele um objeto interessante: o faz de escorregador e rampa para os carrinhos! Talvez devesse dar uma renovada e providenciar uma capa diferente para ele, quem sabe.

❤ 
 
OBJETO 9 |  ROLHAS DE VINHO

Projeto 52 Objetos | Objeto 9 (Coleção de rolhas de vinho)


Localização: Armários abertos da cozinha.

Número: Muitas delas.

Origem: Criado.

Começamos a formar nossa coleção de rolhas de vinho, por influência de amigos, que nos levaram para este bom caminho. Penso que coleção que se preze deve ficar exposta e dá um dó se desfazer delas, pois remetem a amigos agora distantes, que marcaram nossas vidas profundamente e a uma fase da vida onde mesmo corrida, procurávamos curtir e aproveitá-la. Hábito que precisamos retomar.

Devido a fase de “super mãe” que estou vivendo há 3 anos, com os meses da gravidez e amamentação, bebês mudando a rotina da casa, entre outros fatores, esses rituais de comemoração se perderam um pouco. Tomo umas tacinhas, mas não é a mesma coisa, e só muito de vez em quando. Deixar o marido sozinho nessa missão também não tem tanta graça, mas logo essa fase também diferente e boa passa, e as coisas voltarão a ser ainda melhores do que antes. Com queijos, fondues e vinhos, a dois ou entre amigos.


OBJETO 10 | COPOS DE VINHO

Projeto 52 Objetos | Objeto 10 (Copos de Vinho)


Localização: Cristaleira.

Número: 6.

Origem: presente.

Não há nada melhor do que saborear um bom vinho, seja a estação que for, para celebrar a vida, boas amizades, conquistas e datas especiais. Além de fazer bem a saúde, relaxa, acalma, nos faz rir mais da conta, enfim, os fãs da bebida defendem “Keep calm and drink wine!”.

Os copos estilosos foram presente de nossos sobrinhos, que sabendo de nossos gostos, não poderiam ter feito melhor escolha. Esta não é nossa primeira coleção de copos, pois não restaram muitos, acho que mais os de água, pois os de vinho se quebraram pelo uso. Bem, eles até quem sabe nos ajudaram a quebrar alguns deles, não dá pra lembrar tantos detalhes assim...

❤ 
 
OBJETO 11 | MESA AMARELA

Projeto 52 Objetos | Objeto 11 (Mesa Amarela)

Localização: Cozinha.

Número: 1.

Origem: Móveis que foram do meu avô paterno.

Mesa é o móvel que se pudesse falar seria o que mais histórias teria para contar, é ou não é? Quando repaginei ela, pintando de amarela, fiquei pensando nas conversas românticas e discussões que ela deveria ter presenciado, nas pessoas e casais que sentaram em volta dela, pois ela era usada num antigo salão de baile. Depois, quando passou a ser usada na cozinha de casa: nas refeições que nela foram servidas, e nas demais utilidades que deveria ter tido, como mesa de passar roupa, mesa de estudos, mesa de... 

Enfim, mesa para mim é um móvel maravilhoso, útil para muita coisa, ainda mais compacta assim, 80cmx80cm. Atualmente ela é usada na cozinha, como móvel de apoio, além do amarelo dar uma colorida legal no ambiente.

❤ 
 
OBJETO 12 | MESA OVAL

Projeto 52 Objetos | Objeto 12 (Mesa Oval)
 

Localização: Cozinha/Sala de Jantar.

Número: 1.

Origem: Comprado.

Quando trocamos nossa mesa de jantar, muitas foram as dúvidas, como qualquer móvel que se pretende adquirir e manter por longos anos em casa. Primeiramente pensei numa mesa pequena, quadrada, madeira de demolição, ou numa retangular e menor mas que pudéssemos estender quando houvesse necessidade. Acabei optando pelas características: madeira, extensível (aberta fica 2m), oval, porém num tamanho maior do que imaginava ser possível para pequenos espaços, mas como sempre sonhava: mesa grande mesmo fechada (1,00x1,70cm)! Adoro ter espaço a mesa, e como a família estava em fase de crescimento, o teste que fizemos com a mesa amarela e a redonda mostrou que mesa pequena não daria certo não. Felizmente na nova casa, com a cozinha mais espaçosa, a mesa combinou demais da conta! Já contei a história dela num post especial, confira aqui!

❤ 
 
OBJETO 13 | NOTEBOOK
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 13 (Notebook)

Localização: Home Office.

Número: 1.

Origem: Comprado.

Apesar do cantinho definido para ele ser minha mesa do home office, ele circula por diversos ambientes da casa. Depois de aposentar meu antigo netbook, que me salvou legal numa fase mais intensiva dos estudos, ganhei este notebook superpoderoso da Dell do maridão. O que foi dez para aprender a desenhar (projetos de plantas residenciais e mobiliário) e deu um novo ânimo para me dedicar ao blog, pois com a minitela do net estava complicado...

Meio que abandonei o celular, e me viciei aos poucos nele, no bom sentido. Muito melhor para pesquisar, ler, estudar, desenhar, trabalhar, ouvir música, conversar, etc, etc, etc. Arrisco em dizer que é um dos meus objetos preferidos, pois sem este meu grande parceiro, o que seria de mim? Adoro ele!

❤ 
 
OBJETO 14 |  ESTANTE DE MÓDULOS

Projeto 52 Objetos | Objeto 14 (Estante Branca em módulos)

Localização: Home Office.

Número: 12.

Origem: Criado e comprado.

Sabe aquelas coisas que você bate o olho, fica na cabeça, e tem certeza de que é isto que servirá perfeitamente pra você? Uma espécie de paixão a primeira vista, que um dia você vai tornar realidade? Com minha estante de 12 módulos em MDF foi assim. Havia visto uma assim numa revista, e simplesmente me apaixonei. Não conseguia imaginar outra estante que servisse para mim, além da possibilidade de mexer e remexer nela do jeito que eu quisesse, seria tudo de bom!

Assim aconteceu, desenhada por mim (simplíssimo d+) e feita por um marceneiro, preferi o destaque que o branco daria aos livros e objetos, e a sensação de amplitude, apesar de a minha referência ter sido uma de madeira com toque rústico, também muito linda. Armazena basicamente coleções de livros, CDs, DVDs, fotos, pastas, apostilas e alguns objetos decorativos.

❤ 
 
OBJETO 15 | ESCRIVANINHA ANTIGA

Projeto 52 Objetos | Objeto 15 (Escrivaninha antiga)

Localização: Sala de Estar/TV.

Número: 1.

Origem: presente.

Mais um objeto de família, que passa de uma geração para outra. Meus pais compraram para meu irmão mais velho, que passou para mim, aí tive de deixar para meu sobrinho, alguns anos depois para minha sobrinha e felizmente ela voltou para mim! Na verdade pro meu filho, mas indiretamente para mim. É uma miniatura de escrivaninha, confortável somente enquanto somos bem pequenos, só falta uma cadeira sob medida para combinar ou uma banqueta.

Na lista dos móveis para colorir e trocar os pegadores de gaveta ainda originais, dá tranquilamente para usar como criado-mudo ou mesa de apoio, como é atualmente. Mais um daqueles móveis que mudou de lugar dos quartos para a sala e vice-versa, porém agora acho que encontrou seu lugar na sala. Uma vez nerd, sempre nerd. Desde criança.

 
OBJETO 16 | BANQUETAS

Projeto 52 Objetos | Objeto 16 (Banquetas)

Localização: Corredor.

Número: 2.

Origem: Presente.

Ganhamos estas 2 banquetas de um amigo muito querido (in memorian), marceneiro, que marcou profundamente nossa vida, especialmente logo quando casamos, pois ele e sua esposa foram nossos pais do coração, assim que nos mudamos para Jaraguá do Sul/SC. Sempre preocupados, presentes, procurando auxiliar de todas as formas, bem típico de pai e mãe.

Elas são especiais por causa disso, e põe objeto curinga neste! Usamos ela especialmente para a mesa de jantar, quando há necessidade de mais lugares a mesa. Se não são usadas na cozinha ficam no cantinho do corredor, servindo como apoio de alguma coisa, muito básico, né?

❤ 
 
OBJETO 17 | QUADRO EM TAPEÇARIA
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 17 (Quadros em Tapeçaria)

Localização: Sala de Estar/TV e Cozinha/Sala de Jantar.

Número: 4.

Origem: comprado e criado.

Conheci esta arte através de algumas amigas, que decoravam lindamente suas casas com quadros em tapeçaria. Não tive dúvidas que na minha casa queria que tivesse alguns desses, então mãos a obra! Comprei 2 telas grandes de paisagem, e duas pequenas, e fiz eles na época que preparava meu enxoval (já fazem alguns muitos anos), para passar o tempo. De cores bem fortes e quentes, alegram o ambiente, e representam algo que eu fiz, para decorar nosso cantinho, e isto não tem preço! Decorar com a própria arte é muito legal, além de ser bem mais em conta! Felizes são as arteiras...

Os quadros maiores colocamos na sala de estar/TV, e os pequenos na prateleira da cozinha/sala de jantar, pois não tive coragem de colocá-los na sala ainda, para não me arrepender depois, e evitar furos em lugares desnecessários. Quando tiver certeza, certeza mesmo, então colocamos, pois parede vazia pra mim é muito triste, tem que ter quadrinho para preencher os espaços vazios.

❤ 
 
OBJETO 18 | LUMINÁRIA DE CÚPULA PRETA 

Projeto 52 Objetos | Objeto 18 (Luminária de Cúpula Preta)

Localização: Sala de Estar/TV e Quarto do Casal.

Número: 2.

Origem: comprado.

Algo preto e básico, tudo a ver, sempre é fácil de combinar. Seja peça de vestuário ou decoração para casa. Assim foi a escolha das luminárias, a princípio ambas para o quarto do casal. Porém como não foi possível colocar dois criados-mudos para usar elas, uma mantivemos no quarto e outra na sala.

À noite gosto de manter uma luz mais indireta nos ambientes, assim o sono já demora a chegar, com muita luz então, nem me fala. Comecei a acostumar assim por causa do meu filhote, para ele se tocar de que estava na hora de dormir, e acabei também adorando o resultado. Com tanta coisa antiguinha em casa, precisava dar uma quebrada, e colocar algo mais moderninho nela, então, o voto de confiança foi para essas luminárias. Amo!

❤ 
 
OBJETO 19 |  GUIRLANDA MANDAMENTOS DO LAR
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 19 (Guirlanda)


Localização: Sala de Estar/TV.

Número: 1.

Origem: presente.

O que o dar e receber presentes tem de lindo, também tem de delicado! E se você não gostar do presente, e a pessoa que estiver presenteando infelizmente não acertar por não te conhecer tão bem? Pode acontecer, mas felizmente tem o outro lado: você receber coisas lindas e úteis, feitas com todo amor, que farão com que você lembre com carinho de pessoas queridas!

Esta guirlanda com os “10 Mandamentos do Lar” está na moda todos os dias, não só no Natal ou na Páscoa, épocas específicas do ano, por exemplo. Envolvida com arte - pintura em madeira e fuxico - nos faz sempre lembrar as principais dicas para a boa convivência, um jeito lindo de decorar a casa. Ela veio parar na minha lista dos 52 objetos especialmente por causa dessa mensagem especial que traz.

 
OBJETO 20 | TELEFONE ANTIGO
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 20 (Telefone)

Localização: Sala de Estar/TV

Número: 1

Origem: Presente.

Os meios de comunicação nem sempre foram tão velozes e ágeis como são hoje em dia, e em outras épocas, ter um telefone em casa era quase um artigo de luxo! Dos anos 70 a 90 haviam Centrais Telefônicas espalhadas em algumas cidades do Rio Grande do Sul, que funcionavam como uma espécie de “rede” onde o número da Central Telefônica (principal) atendia e repassava todas as ligações recebidas na localidade para os diversos ramais existentes. Este atender e repassar não era automático, claro, pessoas estavam por trás deste atendimento, e meus pais trabalhavam numa destas centrais neste período, desconheço desde quanto este sistema passou a existir. Este telefone foi um dos utilizados na época na Central Telefônica, e que faço questão de guardar como memórias de família.

 
OBJETO 21 |  CADEIRA FORMIGA

Projeto 52 Objetos | Objeto 21 (Cadeira Formiga)

Localização: Cozinha e Home Office.

Número: 2.

Origem: comprado.

Estava sem cadeira oficial no meu home office há tempos, tinha de levar e trazer a estilo antiga da cozinha toda hora, e uma outra que tentava usar às vezes era muito desconfortável. Testei diversas cadeiras e a que mais me agradou, também ao bolso, foi este modelo Cadeira Formiga. Não que esta seja a mais adequada e confortável, mas foi a solução do momento. No meu estado gravídico (gestante de 35 semanas) quase nenhuma cadeira é muito confortável...

Uma delas deixo na cozinha, e outra no meu home office. É a novidade mais recente deste ambiente, mantendo as minhas 4 cadeiras antigas agora somente na cozinha. Apesar de pouca história pra contar, tenho um amorzinho especial por elas. Quando colocar o meu sonho de consumo junto a minha mesa (uma cadeira própria para escritório, ou a cadeira Luis XV transparente) ela irá oficialmente pra cozinha, fazendo par com a outra pretinha.

 
OBJETO 22 |  ARQUIVO

Projeto 52 Objetos | Objeto 22 (Arquivo)


Localização: Home Office.

Número: 1.

Origem: comprado.

Tenho uma paixão talvez meio estranha por organizar papéis, registros e arquivos. Meu sonho era ter um arquivo daqueles de aço, com muitas pastas suspensas, para deixar toda a papelada ali. Só que tudo isso não passa de utopia, pois onde temos espaço para um arquivo desses em casa, e principalmente tanto material para guardar ali dentro?

Quando descobri esse tipo de arquivo, com poucas pastas dentro de uma caixa plástica resistente, não tive dúvidas que esta seria uma solução perfeita pra um arquivo doméstico e que teria de dançar e rebolar para organizar o restante da papelada de outras formas. Ele já foi caixa de entrada, e hoje é o nosso Arquivo Corrente Home, onde organizo os registros financeiros e pessoais de uso mais frequente. A numeração das pastas continua a mesma, muito prático, mudou o conteúdo, mas a identificação permaneceu!


OBJETO 23 | PASTA DE DOCUMENTOS IMPORTANTES

Projeto 52 Objetos | Objeto 23 (Pasta de Documentos Importantes)


Localização: Home Office.

Número: 3.

Origem: comprado.

Diplomas, certificados, certidões, carteira de vacinação, entre outros, são registros que guardo na Pasta de Documentos Importantes e que fazem parte do Arquivo Permanente Home. Considero “importantes” por isso valorizo manter esses registros em papel, pois alguns marcam momentos históricos da nossa vida: nascimento, batizado, cursos que fizemos e conhecimentos que adquirimos.

Cada membro da família tem o seu: o marido, o filho, e eu. Ainda falta providenciar uma para o novo bebê, mas como o volume nessa fase é pequeno, pode dividir o espaço na pasta do mano, pois o que tem na pasta dele é a carteira de vacinação, algumas receitas médicas, e certidões. A pasta que utilizo para guardar tudo são aquelas sanfonadas com 12 divisórias, assim posso dividir por assuntos afins.

❤ 
 
OBJETO 24 |  QUADROS EM TELA

 Projeto 52 Objetos | Objeto 24 (Quadros pintados em tela)


Localização: Home Office e quarto da vovó.

Número: 4.

Origem: criado.

Há muitos anos atrás fiz aulas de pintura, que resultaram em algumas “obras de arte”, algumas assinadas por mim e outras sem vestígios de quem foi a pessoa que pintou eles, pois me esquecia da assinatura. Foram somente 4 meses de aulas, depois alguns quadros dei de presente (de 3 desapeguei), e outros guardei para mim, como lembrança dessa época.

Um deles é o do violino, o que mais esperei para pintar, o último, por isso o que ficou mais lindo, talvez, o qual coloquei agora no meu home office. Os outros 3 são menores e formam um conjunto de flores (copos de leite, tulipas e orquídea), e estes estão guardados para serem colocados no quarto da vovó (por causa do pequeno falamos assim, mas é no da minha mãe que mora conosco). Pintura em tela é uma arte que não tem nada a ver comigo, testei, e não me aprovei fazendo isso!

❤ 
 
OBJETO 25 |  MESA COM CAVALETES



Localização: Home Office.

Número: 1.

Origem: criado e comprado.

Quando casamos, guardei todas as minhas coisinhas (na época algumas apostilas e livros) junto no escritório do maridão e dividíamos tudo, também o computador. O volume destes materiais foi aumentando no decorrer do tempo, e o espaço ficou pequeno para nós dois, meu sonho era ter o meu cantinho separado, organizado do meu jeito. Eu já tinha meu pequeno net, e queria também a minha própria escrivaninha, se possível o meu home office em casa!

Espaçosa que só, mandei fazer esta mesa com cavaletes, para guardar na parte inferior minha coleção de revistas e com um tampo bem grande, onde pudesse colocar minha mesa de desenho, e espalhar tudo o que precisasse. Assim, comecei a montar o meu cantinho, conquistar o meu espaço, e o estudar começou a ter bem mais graça do que espalhar livros e papéis na mesa da cozinha.

❤ 
 
OBJETO 26 | ARMÁRIOS ABERTOS
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 25 (Armários abertos)


Localização: Cozinha/ Sala de Jantar

Número: 2.

Origem: criado e comprado.

Estava cansada minha antiga cozinha, com armários de cor mais escura, com portas, e aéreos, móveis modulados, que não se acertavam exatamente como eu gostaria nas minhas cozinhas, já que me acompanharam umas 3 mudanças. Minha paixão por cozinhas neste estilo acabou, e agora eu queria algo novo e diferente.

Adotei este modelo simples e prático de organizar as coisas na cozinha em duas torres, ter tudo a vista e a mão. Nos meus armários guardo panos de prato e toalhas de mesa, coisas do café (perto da mesa), coleção de receitas, cantinho das bebidas, tigelas mais usadas no dia a dia, fornos, potes plásticos, formas, entre outros itens. Tenho a história deles mais detalhada noutros posts.

 
OBJETO 27 |  BAÚ EM MINIATURA

Projeto 52 Objetos | Objeto 27 (Baú em miniatura)

Localização: mesa com cavaletes, no home office.

Número: 1.

Origem: presente.

Quando eu era menina, este bauzinho era onde guardava parte das roupinhas das minhas bonecas, elas ainda tinham um roupeiro (olha só que chique!), com gavetas para os acessórios e onde dava até para pendurar os vestidos! Porém baús como esse se encaixam na categoria mil e uma utilidades, como as caixas, cestos e por aí vai.

Hoje deixo o baú em cima da minha mesa com cavaletes, para esconder carregador do celular, cabo de conexão da máquina fotográfica, e outros fios e miudezas que volta e meia vem passear aqui em cima e deixam tudo como uma carinha de “bagunça básica”. Além de trazer lembranças de uma época tão inocente e tranquila da vida, ainda se tornam úteis no decorrer dos tempos.

❤ 
 
OBJETO 28 | JOGO DE LOUÇAS
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 28 (Jogo de Louças)

Localização: Cristaleira.

Número: depende do item.

Origem: comprado.

Foi muito legal o dia no qual adquirimos o nosso jogo de jantar: era um dia dos namorados, fomos às compras e depois saboreamos um delicioso café colonial na cidade mais alemã do Brasil (Pomerode/SC). Já estávamos adiando essa compra alguns longos 8 anos de casados, nos virando com o que tínhamos, mas a gente estava super afim de renovar a mesa e o jeito de servir! Felizmente tivemos uma “consultoria” muito joia e personalizada do vendedor, que nos deixou seguros da mais nova aquisição.

O jogo de jantar é composto de: tem 12 pratos rasos, 6 pratos fundos, 6 tigelas de sobremesa maiores, 6 tigelinhas menores, 6 itens do jogo de café, 8 pratos de lanche, 2 tigelas (uma para sopa mais funda e outra menor), uma forma pequena e o faqueiro da Brinox. Toda louça é branca, Porcelana Schmidt, e alguns itens são pretos, como o jogo americano. Fica um preto e branco bem lindo na hora de arrumar a mesa! O que fizemos com nosso “jogo” antigo e velhinho? Desapegamos e doamos, pois ficar com coisinhas demais não está com nada! Hábito há tempos já incorporado na nossa vida...

❤ 
 
OBJETO 29 |  JOGO DE PANELAS

Projeto 52 Objetos | Objeto 29 (Jogo de Panelas)
 
Localização: Mesa de Apoio.

Número: 6.

Origem: presente.

Não tinha nenhuma experiência com cozinha quando me casei, nem eu nem ele! Imagine o caos nos primeiros anos de casados, quantas tentativas frustradas! Não gostava de cozinhas grandes, e todo mundo em volta, pra “fiscalizar” como era feito tudo por ali. Sonhava com cozinhas mini, só eu, minhas panelas e mais ninguém. Alguma coisa boa sairia, mas precisava ficar sozinha, me concentrar!

Porém com a prática e os erros a gente aprende, no meu caso eu, por que meu marido foge da cozinha e das panelas. Criou um amorzinho pela churrasqueira, e só. Então, não cheguei queimar nenhuma panela, mas minha motivação por fazer novas sopas, molhos e outros pratos diferenciados aumentou quando ganhei da mamãe minha coleção de panelas da Tramontina! Ah, e como! Adoro elas, especialmente o que resulta das misturas que invento e jogo nelas!

❤ 
 
OBJETO 30 | CRISTALEIRA
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 30 (Cristaleira)

Localização: Cozinha/ Sala de Jantar.

Número: 1.

Origem: herança do vovô paterno.

Estava prestes e louca para comprar um armário buffet, aparador ou cristaleira, algo no qual pudesse guardar organizadamente o jogo de louças, talheres e apetrechos afins que vão a mesa para servir. Namorei diversos modelos por muito tempo e me arrependia amargamente por não ter aceitado o presente que meu pai (in memoriam), desejava me dar e incentivou que levasse comigo quando casei.

Era esta cristaleira, a qual bem antigamente ficava no meu quarto de brincar, e eu enchia com minhas bagunças de criança. Besteira minha, sim. Quando minha mãe resolveu morar conosco, um pouco antes do meu primeiro filho nascer, ela o trouxe junto na sua mudança, e então o meu dilema se resolveu. Tivemos de “integrar nossos itens de cozinha”, mas no final o espaço foi se definindo, e hoje fico feliz por ter adiado a compra de um item desse tipo, pois este tem muito mais valor sentimental para mim do que um móvel novo teria.

❤ 
 
OBJETO 31 |  VASO DE CONCHAS

Projeto 52 Objetos | Objeto 31 (Vaso de Conchas)


Localização: Cozinha/Sala de Jantar

Número: 1

Origem: Presente.

Espaços se transformam também com arte, você não acha? Eu acredito muito nisso, e a criatividade de alguns artesãos é incrível, como a que fez este lindo vaso de conchas. Recebemos ele como lembrança no primeiro lugar onde meu marido trabalhou como pastor da IELB (Paróquia Evangélica Luterana do Redentor – Jaraguá do Sul/SC), depois do culto de despedida/cerimônia de desinstalação.

O arranjo de flores secas que estava dentro dele ficou feio com o passar do tempo, mas o vaso de conchas guardamos com muito carinho, e hoje ele serve como “porta-trecos” no aparador da cozinha/sala de jantar.

 
OBJETO 32 | QUADRO ABSTRATO
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 32 (Quadro Abstrato)


Localização: Escritório do marido.

Número: 1.

Origem: presente.

Mais um presente que ganhamos, este lindo quadro no culto de desinstalação e despedida da Paróquia Evangélica Luterana Ebenézer, de Jaraguá do Sul/SC. Ganhamos muitos lindos presentes, mas escolhi os dois primeiros para fazerem parte da minha lista. Como nossa sala está bem servida de quadros, os de tapeçaria, e o escritório do maridão estava bem apagadinho, com as paredes vazias, para lá que ele foi, para alegrar o ambiente. Este sim dá pra dizer que é uma obra de arte, não os meus, tentativas de uma aprendiz... mesmo assim, eles também tem seu valor.

Os 10 anos que vivemos em Jaraguá do Sul foram muito especiais, foi lá que começamos nossa vida a dois, depois de casados, e tivemos muitas conquistas legais. Quando retornamos sempre bate um saudosismo legal, coisa que nunca pensei que sentiria por algum lugar. O quadro remete a boas lembranças que guardamos de lá!

❤ 
 
OBJETO 33 |  PANELA DE FONDUE

Projeto 52 Objetos | Objeto 33 (Panela de Fondue)

Localização: Cristaleira na cozinha/sala de jantar.

Número: 1.

Origem: comprado.

Temos boas recordações de noites de fondues com amigos. De algumas piadinhas que ficaram na história e das risadas logo a primeira taça de vinho, ou melhor, só de ver a mesa arrumada e a garrafa chegando (certo, exagerei!). Mesmo que não nos lembremos de muitos detalhes, o que fica é o lazer desfrutado naqueles momentos, e isto é sempre muito legal. Como saborear um bom fondue é um programa demorado, dá pra papear bastante.

Como aprovamos o tal fondue, não poderíamos ficar sem a tal panela especial, para também receber e preparar nossos próprios molhos, petiscos e afins. É um programa legal, que gera união, de quem prepara, e de quem só desfruta e fica querendo saber as “receitinhas”. Estou com saudade dos tempos de frio, mas digo de frio mesmo, porque combina com vinhos e um bom fondue!

❤ 
 
 OBJETO 34 | COLEÇÃO DE MINIATURAS MUSICAIS
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 34 (Coleção de Miniaturas Musicais)

Localização: Prateleiras do Home Office.

Número: 8.

Origem: comprado e presente.

Meu marido me deu a caixinha de música/porta-joia na forma de piano quando ainda éramos namorados, afirmando que aquele era apenas a miniatura de um presente que receberia um dia: um piano de verdade. Os cinco apontadores nos formato de violino, trompete, trompa, órgão, e harpa adquirimos numa das viagens de férias a Gramado/Canela, no Rio Grande do Sul, nossa segunda lua de mel, em 2003. As "teclas" me rendi e comprei mais tarde, para incluir na coleção.

A ideia dos amigos lá de Penha/SC que me presentearam com o violinista foi de incentivar-me a continuar tocando violino. Assim é também uma forma de se fazerem presentes, mesmo estando distantes, pois apesar do pouco tempo de convivência que tivemos, lá nasceram belas amizades que ficarão guardadas para sempre na minha mente e no meu coração, além da saudade, sinal de que os sentimentos são verdadeiros e de que colecionamos boas lembranças.

 
OBJETO 35 | PEDESTAL
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 35 (Pedestal)

Localização: Home office.

Número: 1.

Origem: comprado.

O pedestal para partitura musical pode ser usado para apoiar as partituras musicais no momento de reger um coral ou uma orquestra, e para tocar seu instrumento musical. Comprei o meu quando comecei a dar aulas de violão, e porque andei tocando em alguns casamentos há uns anos atrás, então precisava deste item de apoio. Ele é bem resistente, e dá pra compactá-lo e levá-lo junto pra onde precisar.

Um sonho que tinha quando adolescente era ter uma sala de música em casa, com meus instrumentos e demais apetrechos musicais, diplomas enfeitando a parede, livros, etc. e tal. Hoje tenho novamente um ambiente na casa somente para mim e nem me toquei que estou tornando ele tudo isso, sem querer querendo. Essa análise dos 52 objetos está me fazendo relembrar muitas coisas, especialmente o que sempre foi prioridade em minha vida e projetos que deixei de lado...

 
OBJETO 36 | PIANO
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 36 (Piano)
 
Localização: templo, ao lado de casa.

Número: 1.

Origem: presente.

Desde criança sempre gostei de música e tinha o que muitos chamam de “ouvido musical”. Meu pai (in memorian) foi um dos meus primeiros e principais incentivadores a aprender música. Aproveite as poucas oportunidades que tive na época de adolescente/jovem, para começar a desenvolver este talento. Assim que me casei, meu marido me presenteou com um piano, e continuei por bastante tempo a estudar e tocar mais intensamente. Ele sempre permaneceu em nossa casa, apenas há 3 anos começamos a utilizá-lo no louvor do templo. Amo cantar e tocar, o que mais tenho feito ultimamente. Já tive muitos momentos de crise com ele, pensei em vendê-lo, abandonar qualquer vestígio de sonhos com relação à música, mas tem uma voz interior que nunca cala ao me dizer “Você nunca tentou pra valer, não desista.”. Ignorá-lo em minha lista seria negar para mim mesma algo que sou, e que na verdade tem tudo a ver comigo. Falar sobre ele renderia muitas palavras.

❤ 
 
OBJETO 37 |  VIOLINO

Projeto 52 Objetos | Objeto 37 (Violino)

Localização: home office.

Número: 1.

Origem: presente.

Tem sonhos na vida que a gente fica adiando, e um sonho que tinha era aprender a tocar violino, pois depois do piano, é meu instrumento favorito. Comecei emprestando o violino de uma amiga, e depois minha mãe me deu um de presente. Fiz aulas particulares durante no início deste ano, antes da mudança de cidade, e meu professor questionou o porquê eu não havia começado antes. Boa pergunta... talvez porque estivesse muito desanimada com tudo o que tivesse a ver com música.

Só que no fundo do meu coração, pulsa uma musicista. Que dá voltas, e mais voltas, mas que acaba caindo novamente de amores pelo seu primeiro amor. Negar isto para mim mesma é uma atitude nada inteligente, e foi o que eu fiz por anos a fio. O aprendizado do violino está entre minhas metas atuais, mas imagine o caos, na minha atual situação mãe de dois, como vai transcorrer essa história eu quero só ver!

 
 OBJETO 38 | MINHA BÍBLIA



Localização: Escrivaninha.

Número: 1.

Origem: Presente.

Já tive e tenho outras Bíblias, mas foi nesta que comecei a ler e entender melhor a Palavra de Deus, por estar numa linguagem mais moderna e atual. Gosto desta, pois sublinhei algumas passagens, e já me localizo mais facilmente, tanto os livros como as citações que gostaria de lembrar e reler em determinado momento. Adoro livros, mas de todos, acho o mais importante a Bíblia Sagrada. Pois tem um conhecimento que não é só para este mundo, mas nos faz olhar a vida mais além, pois ela não termina com a nossa morte.

Às vezes passamos por momentos esquisitos, e parece que nosso viver não condiz com o que acreditamos, quando escolhemos mergulhar em ondas bem distantes da praia. É maravilhoso quando somos trazidos de volta, para o nosso porto seguro. Isto Deus faz através da sua Palavra, sempre poderosa, verdadeira, atual. O conhecimento transforma, mas o conteúdo que a Bíblia traz é mais que especial. É para sempre.
 
 
 OBJETO 39 | COLEÇÃO DE LIVROS

Projeto 52 Objetos | Objeto 39 (Coleção de Livros)
 
Localização: Estante Branca.

Número: muitos.

Origem: comprado e presente.

Sou uma curiosa e apaixonada por estudar coisas novas, ler, e de quebra por livros. Livros de Música, de Psicologia, de Organização, de Design de Interiores, de Relacionamento são algumas das categorias que tenho na minha coleção. Na época da faculdade lia muito na biblioteca, e os livros que gostava e me chamavam a atenção, anotava na minha lista "para comprar um dia". Como meu marido também adora comprar livros, temos que combinar e equilibrar os investimentos neste item.

Gosto de ler resenhas e seguir indicações também, geralmente os tiros são certeiros, bem no alvo. Minha coleção não é muito grande, mas não tenho coragem de me desfazer de nenhum dos meus amados livros. Tenho alguns até da época do colégio, e o mais interessante: um que utilizei no 4º ano do primário, acredita? Acho que é a única recordação em papel que guardei daqueles tempos.

 
OBJETO 40 |  MESA DE DESENHO

Projeto 52 Objetos | Objeto 40 (Mesa de Desenho)


Localização: Home Office.

Número: 1.

Origem: comprado.

Desenhar planta baixa é uma coisa que eu já fazia há séculos, do meu jeito torto e sem técnica, claro. Não me acho muito habilidosa com desenhos, mas para estes tipos eu adoro! Por isso fiquei muito feliz em ter aprendido a desenhar no Curso de Design de Interiores, primeiramente no papel, e depois, de curiosa e teimosa, também no programa ScketchUp.

A mesa de desejo e demais apetrechos (réguas, lápis, etc.) são importante para esta atividade, então ela me acompanhou legal na época que precisava fazer os desenhos para o curso, e depois, quando ainda tinha tempo para fazer outros projetos, pois acho isso uma terapia. Desde que aprendi a fazer os desenhos no computador, bem mais rapidamente, aposentei ela de vez. Nem por isso ela deixa de ser um objeto importante para mim.

 
OBJETO 41 | MANTA DE LÃ

Projeto 52 Objetos | Objeto 41 (Manta de Lã)


Localização: Baú.

Número: 1.

Origem: criado.

Essa ideia veio da casa da minha tia, pois a amiga que mora com ela havia feito uma colcha com restos de lã, e eu me encantei com a arte dela! Resolvi fazer o mesmo com os restos de lã que tinha em casa. Alguns novelos tive de comprar, para dar uma colorida a mais. Acredito que quando você mesmo faz uma coisa pra sua casa dá muito mais valor, e é um charminho a mais, uma produção sua, você pode dizer “Eu que fiz!”, fica uma decor mais personalizada, com a sua cara. 

Assim, na época que eu ainda assistia TV, há séculos atrás, nos primeiros anos do casamento, meu programa era fazer artesanato à noite, e daí saiu esta manta colorida. Como só é usada no inverno, nos demais meses fica guardadinha no baú, com outras mantas e cobertores.

❤ 
 
OBJETO 42 | GUARDA-ROUPA
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 42 (Guarda-roupa)

Localização: quarto dos meninos.

Número: 1.

Origem: presente.

Ganhei este guarda-roupa como presente de 15 anos dos meus pais, então ele tem um valor emocional muito grande para mim. Ele é todo de madeira, é encaixado em 3 partes: a parte inferior – “os pés”, a parte do meio, e o maleiro, quase todo inteiro, não da para desparafusar como os móveis planejados atuais.

Sendo assim não é um móvel muito fácil de transportar e de colocar em qualquer ambiente, pois precisa de espaço para passar pelas portas. Para quem se muda muito, como nós, é complicado às vezes. Tanto que na outra casa, ele ficou no escritório, servindo de depósito (coitadinho, dura realidade!), mas foi muito útil. Atualmente ele está no quarto dos meninos, guardando as roupas do Guilherme e do Miguel, estoque de fraldas e brinquedos.

❤ 
 
OBJETO 43 |  PRATELEIRAS

Projeto 52 Objetos | Objeto 43 (Prateleiras)

Localização: Home Office.

Número: 2.

Origem: comprado.

Se tem uma coisa que eu gosto é de prateleiras, sei que é mais pó para tirar, mas acho um charme singular nos ambientes. Tenho prateleiras no quarto dos meninos, na cozinha, na lavanderia, mas as que consegui fazer como planejava estão no meu home Office. Queria mãos francesas com curvas e tábuas de madeira (consegui o tipo cedro), com cor de madeira, sabe? Falta dar uma refinada, passar um verniz nelas, por enquanto elas estão “aguardando a vez delas” e já ajudando pra caramba na organização e decor do ambiente.

Pensei em fazer maiores, mas pela experiência das outras que fiz de 1,50m, e pelo espaço disponível neste cantinho vazio e nada a ver, encaixavam perfeitamente aqui 2 de 1m. Por enquanto guardo nelas a coleção de miniaturas musicais, fotos e livros, mas ainda estou avaliando o que mais vou incluir na decor.

❤ 
 
OBJETO 44 |  CESTO DE PALHA

Projeto 52 Objetos | Objeto 44 (Cesta de Palha)

Localização: Estante Branca.

Número: 1.

Origem: comprado.

Compramos esta cestinha numa viagem que fizemos a São Francisco do Sul/ SC. Quem gosta de coisa antiga, tem de gostar de visitar cidade velha, com cara de cidade do século passado, como se estivéssemos passeando por outros tempos. E lá é bem assim. Meu marido não apreciou muito, eu adorei. Apesar do calor de fevereiro/2010 que enfrentamos, foi um passeio divertido.

Não gosto de comprar qualquer coisinha de lembrança, só pra comprar, então escolhi esta cestinha de palha, curinga e útil pra muitas coisas. Guardo incenso e porta incenso dentro dela, e também um aromatizador de ambientes, que ganhei de presente, mas está sem uso no momento.

❤ 
 
OBJETO 45 |  SOFÁ ANTIGO


Projeto 52 Objetos | Objeto 45 (Sofá Antigo)


Localização: sala de estar.

Número: 1.

Origem: presente.

Ganhamos este sofá estilo antigo de uma senhora que estava se desfazendo de alguns móveis lá em Itajaí/SC, e meu marido logo de cara adorou ele. Acho estiloso, mas não caio tanto de amores. Por um tempo ele ficou no quarto do Guilherme, quando ele era bebê, depois foi pra outra sala que tínhamos em casa, e agora ele está na sala de estar, já que com a mudança desapegamos dos sofás vermelhos. Quase não dá pra acreditar, mas ele é mais confortável do que aqueles eram. As almofadas soltas só atrapalhavam! 

A intenção era comprar um super sofá de 3 lugares, mas acabamos por reformar o sofá antigo, e esperamos que ele quebre um galho por um longo tempo. O tecido estava meio caidinho, mandamos revestir com um tipo courinho, mais resistente, num tom parecido com o anterior, que destaque a madeira do sofá, também envernizada.

❤ 
 
OBJETO 46 |  PUFFS MARRONS

Projeto 52 Objetos | Objeto 46 (Puffes Marrons)

Localização: sala de estar.

Número: 2.

Origem: comprado.

Duplinha de puffes para esticar as pernocas e servir de assento na sala, super prático. Marrom, cor que adoro, em vez de nas paredes, agora na decoração, pois assim não escurece tanto o ambiente e dá igualmente um ar neutro e elegante.

Não tenho muito a escrever sobre eles, pois é uma aquisição mais recente, sem muita história ainda. Encomendamos eles junto com a reforma do sofá, o que dá um contraste bem grande entre peça moderna e peça de museu.

❤ 
 
OBJETO 47 | CAIXA BRANCA
 

Projeto 52 Objetos | Objeto 47 (Caixa Branca)

Localização: prateleiras do home office.

Número: 1.

Origem: presente.

Gosto muito da minha caixinha branca, pois adoro estas caixinhas de madeira para organizar miudezas. Já inventei de comprar modelinhos e pintar, mas percebi que não é meu ponto forte, nem meu hobby. Testei mas não funcionou, demora muito pra finalizar e depois, não preciso de tantas caixinhas assim.

Já usei minha caixinha branca para brincos e para presilhas de cabelo e atualmente estou organizando meus colares. Deixo ela na prateleira do home office porque no quarto não tem espaço para móveis de apoio, então a grande maioria das minhas coisinhas fica centralizada neste espaço.

❤ 
 
OBJETO 48 | JARRA ABACAXI
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 48 (Jarra Abacaxi)


Localização: prateleiras da sala de jantar.

Número: 1.

Origem: comprado.

Esta jarra de suco em forma de abacaxi era um objeto que aparecia naquele programa semanal “A grande família”, que gostava muito de assistir. Quando topei com o modelo numa loja não tive dúvidas: quero uma pra mim! Acho mais lindinha que prática para servir bebidas, mas é uma das exceções que guardo por lembrança.

Lembro que assistíamos ao programa desde que começou, e acompanhamos as diversas fases de “A grande família”. Só que fomos tão fiéis, que nos últimos anos da série, em função da lida com o pequeno à noite, e especialmente neste último, com mais um, acabamos não acompanhando o desfecho. Esqueci totalmente, dá pra perceber que TV é coisa quase que desnecessária para mim. Uma coisa é certa: muita coisa sempre acaba em bagunça e pedindo perdão, rs...

❤ 
 
OBJETO 49 | SAPATEIRA 

Projeto 52 Objetos | Objeto 49 (Sapateira)

Localização: sala/corredor.

Número: 16.

Origem: comprado.

A sapateira estava ficando pequena para nós dois, então me apaixonei por estas caixinhas, e percebi que ficariam perfeitas organizando e centralizando meus sapatos em cima do móvel. Transparentes, consigo visualizar o calçado que tem dentro, fora que é o típico objeto que organiza e decora ao mesmo tempo.

O fato de serem somente 16 caixas delimita um pouco a quantidade de peças, o que tem seus dois lados da moeda. Somente as botas não estão aí, estas sou obrigada a deixar dentro da sapateira nas caixas apropriadas. Para mim está funcionando de forma bem prática e funcional, já tem mais de 2 anos, aprovei de verdade!

❤ 
 
OBJETO 50 | BOLSA XADREZ
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 50 (Bolsa Xadrez)

Localização: home office.

Número: 1.

Origem: comprado.

Queria uma bolsa de pano, prática para lavar, básica, que combinasse com tudo. Xadrez, numa tonalidade cinza, precisa mais? Gosto de um visual bem descolado, na época que comprei a bolsa mais ainda. Hoje estou mudando um pouco alguns gostos, mas ainda curto o descolado.

Não sou muito de comprar muitas bolsas, para este tipo de acessório tenho que me apaixonar por ela e “ela por mim”, aí o lance decola. Fico com ela por anos, aí traio ela com outra (outras), e fico revezando com umas 2 ou 3.

❤ 
 
OBJETO 51 | COLEÇÃO DE BRINCOS
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 51 (Coleção de Brincos)

Localização: cômoda do home office.

Número: vários.

Origem: comprado.

O acessório que mais curto entre anéis, colares, pulseiras e brincos são os brincos. Adorava minha coleção, não lembro exatamente quantos havia. Eram brincos que ganhei de presente há anos, das minhas amigas, do maridão, tinha inclusive um que havia mandado fazer, no formato de Clave de Sol como presente de formatura (nada a ver com o meu curso). Tinha muitos no formato quadrado, que eu adorava, e hoje ainda não encontrei nenhum parecido.

Só que não gosto nem de lembrar (grrrr!), uma vez nosso apartamento foi assaltado e roubaram TODOS os meus brincos, entre outras coisas. Guardar esse tipo de coisa em guarda-roupa é furada, que lugar estratégico para guardar objetos de valor! Comecei a refazer minha coleção, mesmo que não será a mesma coisa, pois alguns modelos ficarão na lembrança e nas fotos. Como ainda são poucos, estou organizando eles em forminhas de gelo, achei bem legal assim.

❤ 
 
OBJETO 52 | CADEIRA DE FERRO
 
Projeto 52 Objetos | Objeto 52 (Cadeira de Ferro)

Localização: home office.

Número: 1.

Origem: herança de família.

Esta cadeira foi do meu vovô, então é velhinha pra caramba! Resistente também, a estrutura de ferro foi pintada, e o trançado foi feito recentemente, pelo meu sogro. Acho-a muito legal e aprecio sentar nela para ler, no silêncio da noite. Andei trocando as cadeiras de lugar, pois antes tinha uma das de balanço aqui na minha sala, mas agora deixo esta por aqui. Bem, melhor finalizar por aqui, pois nem todas as partes da história dos objetos é pertinente compartilhar, alguns tem seus segredinhos...

❤ 
 
FINALIZANDO O DESAFIO 52 OBJETOS
 
Há 1 ano iniciei o projeto dos 52 objetos que me gerou profundas reflexões. Caso você não tenha acompanhado esta minha saga, volte lá no primeiro post da série para entender melhor a ideia. Não consegui manter um objeto por semana, houve alguns momentos que falhei, e outros que postei mais de um na semana. Minha meta era encerrar no prazo de 12 meses, o que felizmente consegui!

Convidei algumas pessoas para participarem comigo, e obtive as mais diversas respostas, entre alguns silêncios. Talvez outros projetos mais importantes, talvez muito desapego das coisas, talvez sei lá. Eu mesma pensei no começo quais seriam os objetos da minha lista, como desapegada que sou iria juntar tanta coisa, e a escolha se manteve nos mais mais mais especiais.

A história dos 52 objetos me fizeram repensar na minha vida e no que tem realmente valor para mim. Muitas coisas destas são materiais, coisas de valor, mas se não as tiver também saberei viver e sobreviverei. Se tudo mudar, e os 52 objetos se forem, e restarem minhas lembranças, minha vida, meu presente, acho que também me bastará. Coisas novas ocuparão seu lugar. 

Não temo mudanças, não temo perder coisas que nunca tive, não temo novidades. Isto me entusiasma, me desafia, me deixa curiosa e mais feliz. Hoje estes 52 objetos são importantes, amanhã talvez não sejam mais. Não quero viver com medo do dia de amanhã, com medo de envelhecer, com medo da solidão, arrependendo-me de ter deixado de fazer as coisas que queria fazer. Lembrei-me daquela música Epitáfio, dos Titãs, do trecho que tem sentido para mim...

"Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier"

Projeto 52 Objetos | Finalizando o desafio!

 

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.