Sobre ser autodidata na vida

setembro 04, 2014
| Como ser autodidata nos estudos e nas aprendizagens da vida? Será que vale mesmo a pena?  É fundamental? Confira neste post a decisão e impressão da Edeltraut sobre Ser autodidata na vida!
 
Sobre ser autodidata na vida

Quando estava fazendo minha pós em Administração Estratégica de Negócios, durante uma das aulas eu viajei legal, pois tem certas aulas que são muito chatas, ou aqueles dias que você não acordou no sábado de manhã com vontade de ir pra faculdade... pois bem, me imaginei com um bom livro, sentada numa cadeira confortável, apoiando os pés num pequeno puff, num cantinho bem iluminado da casa, seja com luz do sol ou de uma bela luminária, mergulhada numa profunda reflexão sobre algum tema específico que eu desejava muito aprender mais. Sozinha, em silêncio, sem interrupções. Aquilo sim seria um ambiente propício para uma boa aprendizagem!

Lindo sonho, não? Na realidade poderia usar este ambiente a hora que quisesse, apenas precisava posicionar a cadeira de balanço num local iluminado, e ter a iniciativa de começar a estudar daquela forma, autodidata. Não que seja demasiadamente egoísta e individualista, e tenha fobia de interação social, mas detesto ter de ficar 4 horas seguidas dentro de uma sala, mesmo quando não estou afim, e cumprir horário desta forma para fazer as coisas. Sem contar o tempo perdido com deslocamento, lá se vão mais algumas horas às vezes.

Depois que tive minha primeira experiência com curso à distância, vai ser difícil querer passar pela experiência de curso presencial longo novamente. É incomparavelmente melhor! Claro que exige muito mais dedicação e disciplina, mas foi nesse momento que aprendi verdadeiramente o que é ser autodidata. E também a reconhecer mais uma vez que nossos mestres apenas apontam o caminho, quem deve trilhá-lo somos nós, assumindo os obstáculos e dificuldades que encontrarmos, e os resultados de nosso esforço e estudo.

Ser autodidata tem tudo a ver com estudar com paixão, curiosidade e persistência, algo que já comentei noutro dia. Quando você quiser aprender uma coisa nova, não duvide tanto de você. Não tenha medo de fazer errado, não seja tão perfeccionista. Outra palavra muito importante é superação. Supere-se a si mesmo, surpreenda-se e siga seus estudos e aprendizagem com coragem. Pense no desconhecido como algo novo, não difícil, pois difícil é algo tão difícil... novo é mais instigador, mais interessante, mais desafiador.

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.