Refletindo sobre o conceito "mente clara como água" do GTD

| "Mente clara como água" já era uma busca pessoal antiga. Confiram minha reflexão e meus achados nos arquivos e na natureza local!

Porto Mendes - Marechal Cândido Rondon - PR

Passei a ser "usuária do GTD", como as pessoas da comunidade GTD falam, oficialmente há pouco tempo. Comecei a ler o livro no final de 2014, e no início deste ano passei a fase da implementação mais propriamente, mesmo já tendo citado que de certa forma já tinha algumas práticas semelhantes em minha vida, sem saber que aquilo fazia parte de algo bem maior. Pessoas organizadas já fazem algumas coisas instintivamente, buscam informação, e implementam as coisas, e se funcionam, continuam com elas. Comigo foi assim, mas a prática consciente passou a acontecer neste ano.

Quis iniciar escrevendo isso pois estou em meio a um processo de desapego de papéis no meu home office, tentando reorganizar os meus arquivo com outro pensamento, integrando os conceitos do GTD e de arquivística, para tornar tudo mais alinhado, simples e prático. Durante a avaliação das minhas 12 caixas de arquivo, especialmente da 6 a 12, que guardava materiais da graduação e pós, me deparei com meu Portfólio de Criatividade, criado na faculdade em 2007, e para minha felicidade encontrei algo que estava procurando e não lembrava onde havia guardado.

Talvez a reflexão "nada na mente" não caiba como uma luva no conceito do GTD "mente clara como a água", mas evidencia que já estava no caminho. Talvez a força para enfrentar as situações imprevistas, angustiantes, o caos e as tempestades da vida vem exatamente de não levar tudo tão a sério, ter a consciência de que estas coisas acontecem e passam, assim como as alegrias e momentos de euforia. Tudo na vida não são copos d'água? Certamente grande parte das nossas tempestades sim. Para pensar então...

NADA NA MENTE
escrito por mim em 5 de agosto de 2004

Como é bom "não pensar em nada", estar tranquila e serena, deixar a mente descansar, não correr a mil por hora o tempo inteiro. É legal saber curtir os momentos com intensidade, concentrar-se naquilo que está fazendo. Assim a caminhada é realmente um anti-stress, tocar piano é desafiante, o sono é mais gostoso, a refeição é mais saborosa, a leitura se torna edificante, o diálogo tem sentido e une, enfim... trabalha-se e descansa-se muito melhor! Vive-se melhor! A mente consegue parar para meditar, refletir, e tira-se tempo para tudo o que é realmente importante! Do contrário, no final do dia parece que não fazemos nada do que havíamos nos proposto para fazer, apenas ficamos pensando e nos cobrando.

Como é bom quando não levamos a vida tão a sério! Deixemos o passado para trás, o futuro para frente e vivamos no presente, sem preocupações bobas e ansiedades angustiantes, entregando nossa vida nas mãos do Senhor Deus, a quem ela realmente pertence!

Moral do título: pra você fazer algo bem feito é preciso se desligar do resto do mundo e a se concentrar intensamente no que está fazendo, aprender a fazer isso não é muito fácil, mas possível. Faça o que precisa ser feito. Cuide da sua alma, do seu corpo, do seu marido, da sua casa, dos seus estudos, das suas aulas, da sua mente, do seu tempo, enfim, cada coisa no seu devido momento! Tire tempo para o que é importante realizar! "Nada na mente" não no sentido de mente vazia, ignorante, mas mente bem ocupada, sábia, nada de ruim, tudo de bom! Mente serena, atitudes sábias, tempo bem aproveitado!


Esses dias numa das minhas caminhadas, admirando as paisagens, fiquei fitando o por do sol no lago Itaipu de diversos ângulos. Às vezes compartilho fotos no Instagram, pois não resisto, e cada vez parece que é diferente, como a "rotina da natureza" é incrível! Quando percebi fui caminhando mais perto, e mais perto, até chegar num ângulo que ainda não tinha flagrado, bem perto do lago. Inventei de jogar pedras na água, parece coisa de quem não teve infância (rs...) ou ainda tem uma criança dentro de si (isso deve ser bom, não?). Então caiu a ficha para o conceito do GTD, estava criando uma ilustração bem interessante sobre mente clara como água, pois além de jogar pedras fiquei filmando. Joguei várias pedras, e fiquei observando os barulhos da água, e ela voltar ao normal logo em seguida. Coisa louca né... mas a vida tem dessas viagens!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.