Como a música pode influenciar nosso humor e produtividade?

setembro 23, 2015
| A música tem o poder de nos derrubar sem percebermos ou de acender todas as luzinhas da inspiração que você possa imaginar.

Como a música pode influenciar nosso humor e produtividade?

Há alguns dias atrás um amigo pediu uma indicação de música para se organizar, ele estava trabalhando no home office na tarefa coletar do GTD (entenda melhor sobre GTD lendo este post) , e questionou se havia alguma em especial ou dependia da pessoa. Respondi que é uma escolha totalmente pessoal, e que muitas vezes o silêncio é melhor do que a música. Acrescentei que me concentro bem ouvindo jazz, pois vejo este estilo musical como um estímulo a criatividade, é sempre um arranjo diferente, um vai e vem em volta da mesma frase musical mas sob outras perspectivas.

Achei um tema interessante, para refletir sobre a pergunta que virou título deste post "Como a música pode influenciar nosso humor e nossa produtividade?". A música influencia toda a nossa vida. Dependendo do que estamos fazendo e do que pretendemos fazer, ela tem o poder de nos derrubar sem percebermos ou de acender todas as luzinhas da inspiração que você possa imaginar.

Quero produzir conteúdo sobre meu tema favorito, coloco uma música romântica "deprê", a única coisa que vou conseguir escrever é sobre tristeza, e a conotação será totalmente negativa, até o amor será uma decepção sem sentido. Isto, se sair alguma coisa, a tendência é não produzir NA-DA. Então, experimento ouvir alguma música animada, pra "frentex", que me deixe com vontade de sair saltitando e dançando por aí, porque ninguém vive de seriedade o tempo todo. Aos poucos o negócio vai fluindo, as ideias vão surgindo e a produção começa e termina antes do previsto até. Isto é tão óbvio, mas não custa lembrar!

A música tem o poder de te trazer ao seu centro, às suas crenças, aos seus valores. Ajuda a dar sentido a vida em momentos nos quais você acha não ter mais saída ou solução. Ela emociona, e como é bom quando isto acontece pra confirmar o que acreditamos, o que sentimos, o que desejamos. Quanto emociona e te faz feliz e agradecida (o)! Então a música cumpre seu papel, que é tocar a alma e o coração, para fazer a cabeça funcionar em harmonia!

Costumo utilizar o ouvirmusica, e fico ali viajando em diferentes compositores e estilos. Tenho minhas preferidas para cada caso e momento da vida, mas gosto de variar, e apreciar de tudo, sempre aberta a novas possibilidades. Não existe música feia, existem diferentes estilos, cada um que atrai um público diferente. Você pode mudar sua classificação de público, e apreciar algo que jamais ousou gostar. Seja eclético, e cuide da música que você ouve, pois ela tem grande poder. Use-a a seu favor, pra te jogar pras alturas!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.