Plano de Ação modelo 5W2H para imprimir

Plano de ação 5w2h - uma ferramenta de gestão simples e eficiente para fazer acontecer seu planejamento! Confira neste post!
 

O que é o plano de ação 5W2H?

 
5W2H é uma ferramenta de gestão muito simples e eficiente, que nada mais é do que estruturar o passo a passo do seu projeto, nos mínimos detalhes possíveis, para garantir que as ideias saiam do papel, e se tornem realidade! Poderíamos dizer que é um checklist mais aprimorado, pois vai além de descrever somente o que precisa ser feito, seu objetivo é solucionar problemas e trazer resultados efetivos. 5W2H nada mais é do que um Plano de Ação! As letras W e H representam as primeiras letras das palavras em inglês, como vemos a seguir. Para o 5W2H realmente funcionar, é preciso que cada "engrenagem" dessas esteja bem ajustada, ou seja, com as ação bem claras e definidas, pois será o "mapa" do projeto, por isso, quanto mais detalhes melhor.




METODOLOGIA 5W2H

 

Detalhando o que significa o 5W2H


What – O que será feito (etapas/ações)
Why – Porque será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)


Praticamente qualquer projeto, do qual se espere algum resultado, necessite de mais de uma ação para ser concluído, envolva mais pessoas além de você mesmo, deveria ser desdobrado num simples plano de ação para que se torne realidade. Nem sempre as etapas e o que será feito estarão totalmente esclarecidas num primeiro momento, então, o Plano de Ação não é construído uma vez perfeitamente e ponto final: "agora basta executar as ações e depois dar ok de concluído". A coisa mais normal é ter de alterar e adaptar as ações planejadas, faz parte da revisão e acompanhamento do plano. Se não houver isso ele deixa de ser ferramenta útil, e passa somente para mais um plano de gaveta.
 
Plano de Ação 5W2H

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.