Repaginando a minha cozinha com tinta

abril 22, 2016
Este ano tem sido uma fase de focar um pouco mais na minha casa, e desde janeiro, tenho feito muita coisa legal! Só pra você ter uma ideia, minha intenção mais humilde era SÓ pintar a parede da área de trabalho na cozinha... mas uma coisa puxa a outra, e inventei muito mais do que só isso. Foram paredes e móveis que entraram na pintura!
 
COZINHA DA EDEL
  
ÁREA DE TRABALHO
 
Então, o alvo desta vez foi a área de trabalho. Mais precisamente, a mudança da cor da parede, e a criação de um suporte para utensílios de cozinha. Como não consigo postar um parágrafo único, uma imagem e o vídeo, lá vai uma mini versão explicativa!

DIY Decor | Toks simples e baratos que fiz na parede da minha cozinha


Tok 1 - Pintar a parede da área de trabalho de marrom.


O cantinho de trabalho (pia e fogão) estava muito caidinho, sem graça, sem vida, me desanimava ir pra cozinha. Quando tive um click do que fazer: pintei a parede de uma cor diferente do restante do ambiente: marrom. Já tive essa mesma ideia na minha outra cozinha, e considero o resultado surpreendente, estava com saudades da minha parede marrom! É a melhoria mais prática para se fazer em qualquer ambiente: jogue uma tinta diferente nela!

Tok 2 - Trocar o contact da janela "inexplicável" no meio da cozinha.


Já havia colocado papel contact preto na janela que dá para o Centro de Comando do Lar, e para a porta do Banheiro. Casa antiga tem algumas "coisas inexplicáveis", tipo essa, uma janela para um corredor... Usei o painel de contact de vez em quando para escrever alguns menus especiais, porém agora troquei o contact e encontrei outra utilidade para ele: somente separar os ambientes! A janelinha bem de cima deixem sem, para deixar entrar um pouco de iluminação.

Tok 3 - Instalar suporte com ganchos em cima da pia.


O contact também serve de pano de fundo para os utensílios que inventei um local para colocar ali: 4 suportes (2 de cortina e 2 de outro modelo) e um varão de cortina marrom cortado ao meio, solucionaram o problema! Pintei os suportes da mesma cor da parede, assim nem chama muito a atenção o fato de serem diferentes. Os ganchinhos comprei no 1,99, três jogos com 5 ganhos por R$21,00, pensa na minha alegria quando descobri esses ganchinhos!



 
ESTANTE, LIXEIRA E PALLET
 
O segundo vídeo da saga "transformações na cozinha" é sobre as mudanças que fiz na cor da estante, do pallet e da lixeira, e a tag é tok de organização e decor porque conto também um pouco como organizei os itens da estante. Ela foi comprada para servir a lavanderia, lá no apartamento em Jaraguá do Sul, que nem mostrei pra vocês aqui, porque nem blog existia na época. Como moramos um tempo próximos da praia, a estante de ferro deteriorou bastante, e pra dar um jeito na ferrugem, só lixa e tinta para metal mesmo. Estava caótica a situação, sem contar a cor, totalmente sem vida alguma pra uma cozinha colorida, como eu queria que fosse a minha. O pallet utilizava para ferramentas afins com o hobby do marido, no  escritório dele, mas na casa atual, instalei ele na cozinha para acomodar utensílios perto da área de trabalho. A lixeira é uma antiguinha, repaginada com um black brilhante, na esperança de não enferrujar tão cedo. Conto mais detalhes no vídeo, bora assistir? Se gostou, curta e compartilhe!

As cores da cozinha: laranja na estante e pallet e preto na lixeira



 
MESA DE APOIO PRETA
 
Era uma vez uma mesa amarela, lembra? Hoje contarei a transformação que fiz nela, o que era pra ter sido somente um retoque, foi bem mais do que isso. A mesa amarela é um dos meus 52 objetos preferidos, mas agora ela não é mais amarela e sim preta! Apaixonada por decor black, simples e elegante assim, transformei-a, só que não foi num passe de mágica...

Tentei reaproveitar a tinta amarela (de 3 anos atrás), era pouquinho só, pra dar uns reparos, mas estraguei toda a parte de cima (cof, cof, cof, abafa). Além de ter utilizado uma lixa grossa demais em vez da fina, ainda encheu de bolinhas e o amarelo ficou mais claro, argh! Horrível!

Era uma vez uma mesa amarela que virou preta...

Por causa desses pequenos "imprevistos" tive de mudar os planos rapidinho. "Vou pintar ela de preto", pensei, e foi o que fiz. É a tinta que tá rolando por aqui (Preta Brilhante Suvinil) e estou adorando os resultados!

Com a lixa certa em mãos, reparei minhas cacas, deixei ela bonitinha e pintada como deve ser. Não contente somente com a nova cor, faltava nela dois detalhes essenciais: um tampo de vidro e rodinhas!!!

O vidro pra proteger e conservar melhor a madeira das melecas que a gente acaba fazendo na cozinha e as rodinhas porque a mesa é um apoio na falta de balcões e bancadas, uma espécie de "ilha" rodeada pela área de trabalho e armários. O balcão da pia também é pequeno (1,20cm), mais um motivo para ela estar ali no centro.

O vidro Blindex mandei fazer sob medida, claro, e para as rodinhas meu marido furou os pés da mesa e instalou-as para mim, depois de finalizada a pintura. Essa parte da furadeira deixo com ele, já pensou no perigo de aprender mais isso? Assim já invento mil motivos para usá-la, imagine se eu aprender a manuseá-la...

E aí, gostaram da nova versão? Preferem a amarela ou a preta?! Eu amei das duas! Vem assistir o vídeo, e ver como ela ficou linda a minha cozinha!



Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.