Guia para repaginar móveis, objetos e ambientes com tinta

maio 04, 2016
Guia para repaginar móveis, objetos e ambientes com tinta


Guia para repaginar móveis, objetos e ambientes com tinta é um post que reúne 5 tutoriais de como pintar madeira, metal e alvenaria com diferentes tipos de tinta e 3 dicas especiais para levar em consideração na hora de escolher a tinta, que servirá de referência para outros posts da saga toks de decor aqui deste blog.

Já publiquei algumas tímidas invencionices por aqui e depois de tantos erros e acertos, talvez já tenha me tornado um pouco mais sábia neste quesito. No fundo, vamos confessar, repaginar móveis e ambientes com alguns toks de tinta é um hobby delicioso e divertido, apesar do trabalhão que dá! Quando embarco nesse filme de suspense e percebo que o negócio não termina do dia para noite bate uma certa ansiedade, depois um breve desânimo do tipo, "ah, esperar 4 ou 12 horas para a segunda demão?", bem, é assim mesmo. O suspense da espera e expectativa dá lugar a uma linda comédia quando percebo que o resultado foi melhor do que imaginava!



5 Tutoriais de como pintar madeira, metal e alvenaria com diferentes tipos de tinta



1. Pintando madeira com verniz



Materiais Necessários
  • Tinta verniz
  • Lixa para madeira
  • Rolo (de tecido)
  • Pincel
  • Bandeja de pintura

Como fazer
  1. Lixe bem a madeira.
  2. Passe um demão de verniz com pincel e espere o tempo recomendado pelo fabricante para a próxima demão. Dependendo do tempo disponível, pode levar de 3 a 4 dias para finalizar a pintura.
  3. Limpe o pincel no solvente e deixe imerso em um pouco desta solução entre as demãos. Evite o contato direto com o líquido, se puder usar luvas melhor, ou limpe imediatamente as mãos com água e sabão.
  4. Pinte num local arejado, pois o cheiro destes produtos é extremamente forte.
  5. Deixe secar e amenizar o cheiro forte para então colocar o móvel de volta ao seu lugar.
  6. Quando finalizar a pintura limpe o pincel e deixe secar naturalmente, não o coloque em contato com água!


    2. Pintando madeira com tinta esmalte a base d'água



    Materiais Necessários
    • Tinta esmalte a base d'água na cor escolhida
    • Fundo Branco Fosco (para madeiras e metais), da Suvinil
    • Lixa para madeira
    • Rolo (de espuma)
    • Pincel
    • Bandeja de pintura

    Como fazer
    1. Lixe bem a madeira.
    2. Aplique a tinta de fundo no móvel ou material que deseja pintar com o rolo de espuma. 
    3. Faça a limpeza do rolo em água, super prático.
    4. Passe uma demão de tinta com o rolo ou pincel e espere o tempo recomendado pelo fabricante para a próxima demão, que geralmente é de 4 horas. Verifique a necessidade de mais demãos, conforme o efeito que deseja dar com a cor.
    5. Limpe o pincel e o rolo com água, e pronto!


      3. Pintando metal com tinta esmalte sintético



      Materiais Necessários
      • Tinta Esmalte Sintético
      • Fundo Branco Fosco (para madeiras e metais), da Suvinil
      • Lixa para metal
      • Rolo (de tecido)
      • Rolo (de espuma)
      • Pincel
      • Bandeja de pintura

      Como fazer
      1. Lixe bem o metal onde será aplicado a tinta.
      2. Aplique o fundo no móvel ou material que deseja pintar com o rolo de espuma. A limpeza do rolo depois é feita em água, super prático.
      3. Passe uma demão de tinta esmalte sintético com pincel e espere o tempo recomendado pelo fabricante para a próxima demão. Dependendo do tempo disponível, pode levar de 3 a 4 dias para finalizar a pintura. Utilizar o rolo de tecido gastará mais tinta que com o pincel, mas é mais rápido. Se for um objetos, vá de pincel, lógico.
      4. Limpe o pincel no solvente e deixe imerso em um pouco desta solução entre as demãos. Evite o contato direto com o líquido, se puder usar luvas melhor, ou limpe imediatamente as mãos com água e sabão.
      5. Pinte num local arejado, pois o cheiro destes produtos é extremamente forte.
      6. Deixe secar e amenizar o cheiro forte para então colocar o móvel ou objeto de volta ao seu lugar.
      7. Quando finalizar a pintura limpe o pincel ou rolo da tinta esmalte com thinner e deixe secar naturalmente, não coloque-o em contato com água!

         

        4. Pintando metal com tinta automotiva



        Materiais Necessários
        • Tinta Automotiva na cor escolhida
        • Fundo Branco Fosco (para madeiras e metais), da Suvinil
        • Lixa para metal
        • Rolo (de tecido)
        • Pincel
        • Bandeja de pintura (se for utilizar rolo)

        Como fazer
        1. Lixe bem o metal onde será aplicado a tinta.
        2. Aplique o fundo no móvel ou objeto que deseja pintar com o rolo de espuma ou pincel. A limpeza do rolo depois é feita em água, super prático.
        3. Passe uma demão de tinta automotiva com pincel e espere o tempo recomendado pelo fabricante para a próxima demão. Dependendo do tempo disponível, pode levar de 3 a 4 dias para finalizar a pintura. Utilizar o rolo de tecido gastará mais tinta que com o pincel, mas a pintura fica mais uniforme.
        4. Limpe o pincel no solvente e deixe imerso em um pouco desta solução entre as demãos. Evite o contato direto com o líquido, se puder usar luvas melhor, ou limpe imediatamente as mãos com água e sabão.
        5. Pinte num local arejado, pois o cheiro destes produtos é extremamente forte.
        6. Deixe secar e amenizar o cheiro forte para então colocar o móvel de volta ao seu lugar.
        7. Quando finalizar a pintura limpe o pincel ou rolo da tinta automotiva com thinner e deixe secar naturalmente, não coloque-o em contato com água!

           

          5. Pintando paredes de alvenaria com tinta acrílica a base d'água



          Materiais Necessários
          • Tinta acrílica a base d'água na cor escolhida.
          • Lixa para parece de alvenaria.
          • Rolo de tecido.
          • Pincel.
          • Bandeja de pintura.

          Como fazer
          1. Lixe bem a superfície eliminando imperfeições.
          2. Limpe com água e sabão a parede, se tiver alguma mancha, gordura, ou outro resíduo, para a tinta aderir com mais qualidade. Espere secar.
          3. Passe a primeira demão na parede. Espere as 4 horas recomendadas pelo fabricante para passar as outras demãos, conforme for necessário, até a cor ficar do seu gosto. 
          4. Limpe os pinceis e rolo com água, e pronto!

          3 dicas especiais pra levar em consideração na hora de escolher a tinta



          Dica 1: Pinte com Suvinil. 


          A tinta fundo fosco da Suvinil cobre que é uma beleza, não respinga e rende bastante. Inventei de usar outras marcas, mas me arrependi. Se for para parede, e você pensa em mudar com mais frequência, até que tudo bem, mas para móveis que você pretende conservar mais, vale investir um pouco mais e não olhar para o item preço.

           

          Dica 2: Tinta a base d'água é bem mais prática.


          Dependendo do que você for pintar, a tinta esmalte a base d'água é super prática e fácil de limpar. Além do que mexer com thinner, solventes a base de óleo tem um cheiro extremamente forte. Se não fizer a pintura num lugar aberto e ventilado, pode te dar uma grande dor de cabeça. Thinner é altamente inflamável, então todo cuidado é pouco. Móveis envernizados ficam lindos, mas tem esse porém. Conte com esta inconveniência se optar por tintas esmalte, verniz ou automotiva, e uma boa dose de paciência para pintar e finalizar as 3 de mãos recomendadas pelo fabricante. Claro que a durabilidade também é maior. Faça sua escolha!

          A diferença da tinta látex PVA para a tinta acrílica é que esta última pode ser utilizada tanto para ambientes internos e externos, e é possível lavar com água. A látex PVA a limpeza é feita somente com um pano úmido, também dá pra utilizar tranquilamente em ambientes internos, é mais barata, porém a acrílica ganha em durabilidade. Geralmente esta é utilizada para artesanatos, pintura em madeira, essas coisas. Se a ideia é aplicar em diferentes superfícies, vale pensar com mais carinho em optar pela acrílica.

           

          Dica 3: Use tinta automotiva para a pintura durar mais


          Se deseja pintar metal (latas, estantes, cabideiros, cadeiras) e conservar a pintura por um longo tempo (5 anos), contra umidade, ferrugem e outras intempéries, e de quebra com muito brilho, opte por tinta automotiva. É mais cara, mas vale o investimento, em contrapartida do esmalte sintético cuja durabilidade garantida é de 2 anos. Até paredes de alvenaria podem entrar nessa onda, banheiros são uma super proteção e facilitam a limpeza! A durabilidade é bem maior, em torno de 5 anos.


          E aí, você também gosta de repaginar móveis e ambientes?! Se tem alguma dica especial pra compartilhar, deixa aqui nos comentários, que adoro aprender coisa nova!

          Nenhum comentário:

          © Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.