Como organizar um arquivo de trabalho de maneira simples e divertida

Como organizo meus materiais de trabalho em pastas coloridas da Dello
No início do mês eu mostrei aqui como organizei meu home office com as caixas da Dello, e não sei se te chamou a atenção as minhas pastas coloridas (a sorteada que me fez ganhar este lindo presente!), mas hoje quero contar um pouco como me organizo com elas. São 8 pastas: amarela, verde, azul, pink, roxa, preta, vermelha e transparente. Lindas, divertidas, originais, que alegram minha mesa de trabalho! Como aqui no meu home office é tudo muito no preto e no branco, clean, neutro e básico, as cores em alguns detalhes como esse dão um efeito bem legal!

Utilizo elas há mais ou menos 1 ano, e desde o começo organizo o conteúdo delas por contextos de trabalho. Já alterei os contextos nesse tempo todo, alguns saíram, outros novos entraram. Então, contarei aqui como está a versão atual. Não sei se tem mais tok de gtd ou de arquivos, acho que um mix dos dois, pois são registros que consulto com bastante frequência, então é um arquivo corrente de trabalho (conceito de arquivos), ou materiais de suporte a projetos (conceito GTD). Enfim, deixando os conceitos de lado, vamos conferir como me organizo com estas lindinhas, também da Dello!

Às vezes gosto de escrever as coisas no papel, desenhar, e inventar uns esquemas (mapas mentais e tabelas), então, deixo os registros nestas pastas para depois esclarecer e enfim, tomar alguma ação sobre ou transferir para o arquivo de trabalho no Evernote (e jogar o papel no lixo). Poderia deixar tudo lá? Sim, mas me organizo melhor visualizando e escrevendo certos projetos do que elaborando eles diretamente no aplicativo.

Estas pastinhas funcionam basicamente como uma "incubadora de projetos", com algumas referências que são mais consultadas. Dentro de cada uma destas pastas os registros estão organizados e separados em pastas L, identificadas com Algum dia/talvez e Materiais de Suporte. Deixa eu detalhar um pouco pra você visualizar o meu esquema:

Pasta Preta - Vida
Dentro desta pasta armazeno materiais de suporte a projetos, e ideias de projetos algum dia/talvez.
Aqui atualmente estão os assuntos: lazer, estudos GTD, projeto de vida.

Pasta Amarela - Casa
Dentro desta pasta armazeno materiais de suporte a projetos, e ideias de projetos algum dia/talvez.
Aqui entram os toks que pretendo dar na casa nos próximos meses, ideias que vão surgindo, e para não deixá-las escapar guardo-as aqui!

Pasta Transparente - Finanças
Aqui guardo anotações relacionados a gastos do mês, que depois de esclarecidos irão para o lixo ou para o devido arquivo. É uma espécie de "pasta de transferência" também.

Pasta Pink - Pasta "em trânsito"
Aqui o espaço está quase sempre vazio, ele só é preenchido quando saio e levo a pasta comigo, para pagar contas, levar ou trazer algum documento "na rua". É uma pasta "mix" de entrada, transferência e saída, quando estou "em trânsito", e os registros ficam centralizados num lugar só, em vez de perdidos na bolsa. É a pasta que vai sempre junto comigo quando saio de casa pra resolver pendências "na rua".

Pasta Vermelha - Blog Transformando Espaços
Pasta Roxa - Serviços Personal Organizer
Pasta Azul - Música
Pasta Verde - Coral

Dentro de cada um destes contextos tenho também materiais de suporte a projetos, projetos algum dia/talvez.


É isso, só posso dizer que o fato de serem coloridas ajuda bastante, e nem preciso mais ler o que está na identificação para pegar a pasta que preciso, já é automático! Ah, e elas ficam no revisteiro charmosinho que comprei há anos atrás lá na Etna, em Joinville/SC. Aproveitamento total! O lugarzinho delas é em cima da minha mesa de trabalho, sempre por perto.

O que achou, gostou da minha prática? Te dei alguma ideia? E você, como organiza seus papeis de trabalho, próximos da sua mesa? Conta aí!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.