Como manter a casa organizada?

| Como manter a casa organizada? Com a técnica do "passeio organizado"! É a rotina que deveria ser regra em todos os lares! O passeio organizado é você passear de um cômodo para outro e devolver as coisas que "fugiram" da sua casinha para o seu lugar de origem.

Durante a semana é aquela correria: trabalho, roupa suja, mercado, refeições, rotina das crianças, home office, email, etc e tal. A gente se vira nos 30 para que os projetos andem pra frente, a casa fique mais ou menos no lugar, e a gente "zen" com a decoração cheia de brinquedos espalhados por todos os cantos, "tô mais nem ai!". Só que em dias de TPM todo mundo, especialmente os homens da casa, ganham cartão vermelho ou amarelo, pra não sairmos no tapa e pra gente brigar menos. Os motivos são claros: se não quer ajudar, pra que atrapalha? Se não quer organizar, porque bagunça? Se não quer limpar, porque suja? "Ah, mãe, para de reclamar e brigar com o papai...".

Quem vive numa realidade perfeita atire a primeira pedra! Descrevi um pouco do caos que às vezes passamos (qualquer semelhança é mera coincidência!), para apresentar uma solução: o passeio organizado pela casa.

Passeio organizado pela casa: a rotina que deveria ser regra em todos os lares!


Seria bom que fizéssemos esse passeio mega divertido todos os dias, não só quem é o mais organizado, com olhar crítico e observador. É um hábito que todos membros da família poderiam se dar o privilégio de adquirir, aprender, e o tempo de fazer, 15 minutos por dia que fosse. A limpeza ficaria mais fácil, a circulação ficaria mais fácil, e até a segurança ficaria mais garantida, sem tombos desnecessários das crianças nos brinquedos por aí!

Quando a semana não permite o passeio organizado pela casa, pois as prioridades precisam ser outras, que ele aconteça 1h no sábado ou domingo, fazer o quê. Cada coisa pode ter muito bem o seu lugar definido em cada ambiente, mas adianta estressar se as coisas insistem em ter vida, adotar pernas e sair do lugar em casa?! Se as coisas insistem em passear por aí, de um cômodo para outro, e depois não conseguimos encontrar o que precisamos, pois a coisa "foi passear"?


Casa organizada 100% acho que só de uma pessoa solteira que esteja tentando avaliar, organizar e manter a ordem com as dicas aqui do blog, kkk. Por mais triste que seja em alguns momentos viver só, você tem uma grande vantagem de todos os outros que estão casados e com família mais ou menos grande (2 ou 3 filhos): as coisas só passeiam pela casa se você deixar. Então acaba também tendo uma grande responsabilidade para quem mora sozinho.

Falando sério, os passeios organizados pela casa são a solução para facilitar a limpeza do dia a dia e do dia D (o da faxina da semana) e para manter a sanidade mental das esposas e mães organizadas que tem tok de organização (tok para facilitar a vida não TOC de doença).

Reforçando, o passeio organizado é você passear de um cômodo para outro e devolver as coisas que "fugiram" da sua casinha para o seu lugar de origem. Pode centralizar tudo num cesto e então ir distribuindo de volta, pedir pro seu filho recolher os brinquedos, devolver os materiais se desenhos para sua escrivaninha ou melhor ainda: criar uma caixa de entrada para cada membro da família e o que for "item duvidoso" deixe na caixinha do marido ou do filho, para que ele análise, esclareça e dê o destino certo! É muita responsabilidade querer jogar tudo em cima da mulher, cada um pode fazer a sua parte, e tornar a casa mais habitável, sem bagunça.

Casa Organziada


Se você tirar um tempo todo dia (15 minutos) para fazer isso, especialmente à noite, quando tudo fica mais "na paz" em casa, porque os pequenos (se você tiver pequenos aí) estão dormindo, melhor. Vamos crer que um dia as coisas começarão a voltar para seus lugares sem necessidade de passeio organizado pela casa, porque sonhar não é proibido. Isso não precisa acontecer só quando o ninho ficar vazio, e os pequenos alçarem seus próprios voos. E vamos confessar também que às vezes é você quem faz a bagunça (ou eu...). Tenho uma ideia melhor, vamos instituir o passeio organizado coletivo pela casa nas regras do lar: quem tirou do lugar que coloque de volta! As mulheres aqui irão gostar da ideia, mas os homens, sei não...

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.