O que é um Home Office Minimalista?

janeiro 16, 2017
Toda casa precisa de um home office

Papelada espalhada por gavetas e móveis da casa. Livros aqui, coleções de fotos ali. Computador num ambiente. Coisas do hobby noutro. Você nunca pensou em centralizar tudo num só lugar, e criar um home office?

Organizar um cantinho da casa para integrar diversas funções, como: trabalho, hobby, canto de leitura e estudos? Um home office para trabalhar e estudar? Quero ajudar você a transformar seu espaço com um toque simples e prático de organização, o que você acha?

Já vivi por muitos anos sem este ambiente em casa, estudei na mesa da cozinha, no sofá da sala, na cama do quarto, mas te garanto que nada melhor do que dar um up na sua produtividade do que criar um ambiente como este! Se já possui um home office em casa, com as dicas de organização que trarei para você, tenho certeza de que ele ficará ainda melhor!

Toda casa tem um(a) dono(a) de casa, coisas para guardar, rotinas a seguir, papelada, coleções, computador e a melhor coisa é organizar esse negócio todo, pra que se tenha tempo de trabalhar de forma mais produtiva, localizando o que se precisa com facilidade e rapidez.

Se este coração do lar estiver organizado, o restante ficará bem mais fácil. Ter uma casa funcionando dá trabalho [as(os) donas(os) de casa que o digam!] e requer um bom gerenciamento de tarefas para que tudo ocorra na hora certa, por isso, todos nós merecemos um home office organizado! Crie este pequeno "centro de comando" em seu lar, porque #todacasaprecisadeumhomeoffice!

Você deve estar pensando "Que lindo Edel, mas como você vai fazer isso?! Por onde posso começar?!" Neste posts você irá conferir sobre o que considero essencial dentro deste espaço, compartilhando minha experiência na montagem do meu home office.

Espero realmente te inspirar a montar o seu espaço, de forma simples e prática, como a organização deve ser! E claro: MINIMALISTA, cercando-se somente do essencial! Vamos juntos nessa?!

Toda casa precisa de um home office!


 
 O que é essencial para que se crie um espaço de trabalho/estudo em qualquer residência.

Home Office Básico

O que seria um home office básico? Criei este desenho minimalista, procurando resumir o que considero essencial para que se crie um espaço de trabalho/estudo em qualquer residência.
  • mesa - espaço de trabalho
  • cadeira - lugar para sentar
  • arquivo - móvel de apoio
  • luminária - iluminação
  • quadro - objeto decorativo

Dá pra incrementar mais esse desenho? Com certeza! Ele é uma espécie de esqueleto, tripé, onde o restante é construído. Como os valores do blog são simplicidade, criatividade e sustentabilidade, tentei refletir isso no desenho do pequeno home office. Sei que muitas casas não tem este espaço, e quis mostrar através dele que é possível e acessível construir um cantinho assim em qualquer lar para melhorar a organização! No clima do #todacasaprecisadeumhomeoffice.

Este desenho não significa uma regra, pois a única regra é ser adaptável, flexível e mil e uma utilidades, em qualquer lugar. Sabe aqueles ambientes 3 em 1? Onde sala de TV vira quarto de hóspedes e quarto de estudos, num aproveitamento total dos espaços? Isso é sustentabilidade, também.

A única estrutura que precisa ser pensada com mais cuidado é o arquivo, móvel de suporte a coleções e papelada. O restante é adaptável. Não há desculpa pra você não se organizar, é só por a criatividade pra funcionar! Até rimou!

Já dei alguns indícios do que seriam as 5 coisas essenciais num home office até aqui, vamos conferir quais são elas?

MOBILIÁRIO

5 coisas essenciais num home office # 1 mobiliário


CADEIRA

Quando se escolhe a mesa e a cadeira, vale muito considerar o estilo deste mobiliário que será a base da decoração do ambiente. Então, vale pesquisar em revistas e na internet, e avaliar muito bem o que mais te encanta e escolher um móvel realmente pelo qual você se apaixone perdidamente, para que tenha vontade e motivação de estar naquele espaço. 

MESA DE TRABALHO

Uma mesa de vidro? Uma mesa com cavaletes? Uma mesa estilo provençal? Uma mesa estilo moderno? Uma mesa estilo retro? Solte a imaginação, sonhe com seu espaço, e escolha o que te faça feliz e que tenha mais a ver com você.

Se for mandar um marceneiro fazer a mesa, atente-se pra a altura da mesma. Se comprar uma mesa pronta, cuide para esta questão da mesma forma, para que a mesa não seja muito pequena, muito grande, muito alta, muito baixa. Uma medida seguindo os padrões da ergonomia é com 90cm de altura. O tamanho do tampo e da profundidade é preciso avaliar de acordo com o espaço onde ela for instalada depois.

A mesma dica vale para a cadeira. As cadeiras de design são marcantes, estilosas, lindas e maravilhosas, porém nada confortáveis. Então, escolha um modelo também que favoreça a ergonomia, especialmente se passará muitas horas por dia sentada (o). 

MOBILIÁRIO DE APOIO

O mobiliário de apoio dependerá da quantidade de coisas que deseja armazenar. Então, você poderá optar por prateleiras, estantes, gaveteiro, ou uma cômoda. Se gosta muito de ler, pode deixar uma poltrona de leitura no ambiente. Se assiste filmes no computador, idem! Uma mesinha charmosa para deixar o café, o vinho, o lanche... dá pra montar o cenário dos sonhos, conforme o que você gosta ou pretende fazer ali!

Quando terminava minha pós sonhava com um cantinho da leitura, onde eu pudesse ler, pesquisar, estudar, na minha própria casa, sem necessidade de ir a uma biblioteca, faculdade, etc e tal. Uma poltrona com uma luminária de pé, daquelas bem estilosas. Os sonhos e desejos podem mudar, mas é bacana imaginar o seu cenário ideal!

É possível também criar um projeto próprio e personalizado de marcenaria, se morar em casa própria, sendo um investimento para o seu imóvel e para você. Analise sua situação pessoal, se quer algo assim, ou se é melhor optar por algo flexível e adaptável, e planeje como fazer! 

O que você considera essencial no quesito mobiliário?

5 COISAS ESSENCIAIS NUM HOME OFFICE
Arquivo Pessoal Edeltraut Lüdtke

 
EQUIPAMENTOS

Quais são os equipamentos que não pode faltar no home office para você?

5 coisas essenciais num Home Office # 2 # Equipamentos
 
Atualmente a presença e atuação no mundo digital é mais real do que qualquer outra coisa, e para isso, precisamos de equipamentos. Cito alguns aqui, mas dependendo do seu trabalho, talvez seja necessário incluir outros ainda, como filmadora, câmera fotográfica, tripé, luzes, etc. Estes itens aí são os mais, mais, mais essenciais mesmo, impossível não ter.
  1. Notebook ou computador 
  2. Smartphone
  3. Telefone
  4. Scanner
  5. Impressora
Meu home office é pequeno, então, se deixar scanner e impressora também aqui dentro, é muito fio, muito equipamento, e pouco espaço vazio, o que não gosto nadica de nada. Já tive essa experiência e detestei, além de utilizar pouco. Como meu marido tem impressora no escritório dele, envio o que preciso para ele imprimir lá. A impressora também é scanner, então se preciso utilizo a dele, afinal, para que duas? O telefone fica geralmente aqui, mas como havia saído à tarde no dia desta foto, tirei ele do office para facilitar o acesso pra minha mãe, deixei na cozinha, e me esqueci de trazer ele de volta! Basicamente, por enquanto, este é meu tripé de trabalho - notebook, smartphone e telefone. 
 
O que além destes você incluiria no seu checklist de equipamentos?

5 coisas essenciais num Home Office # 2 # Equipamentos
Arquivo Pessoal Edeltraut Lüdtke

 
ORGANIZADORES
 
Quais são os organizadores que não podem faltar no home office para você? Confira o meu checklist!

5 coisas essenciais num Home Office # 3 # Organizadores

Os organizadores são aqueles itens parceiros que te ajudam a tornar o ambiente mais prático e funcional. Confira a minha lista de produtos organizadores para home office, talvez você tenha ainda outros para incluir na sua:
  • Caixa de Entrada (para depositar os papeis a serem esclarecidos)
  • Lixeira
  • Caderno de Anotações
  • Agenda
  • Calendário (do blog)
  • Objetos Organizadores – caixas, cestos, latas
  • Skweeze (garrafinha de água)
  • Suprimentos (clips, papel, post-its, cola, canetas, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas)
  • Ganchos
  • Porta-trecos (na mesa, para canetas e afins, ou outros)
  • Porta-revistas (para organizar pastas, apostilas, ou revistas mesmo!) 
  • Mural ou quadro de inspirações (lembretes, tarefas, compromissos)
É isso, não é necessário lotar o espaço de caixas para esconder a bagunça. Para definir o que é essencial de produto organizador pense naquilo que você não consegue viver sem, pois senão a sua lista será infinita! Algumas situações podem ser adaptadas de outras maneiras, em primeiro lugar desapegando do que não é útil (não se assuste houver um número grande de itens nesta categoria!) ou enfim, destralhando, como algumas Personal Organizers gostam de denominar este "descarte, desapego, doação, avaliação". Com esse passo bem feito, você acabará se preocupando menos com produtos para organizar, pois ficará tudo muito mais leve, fácil e clean!

Meu Home Office - organizadores
Arquivo Pessoal Edeltraut Lüdtke

 
ARQUIVOS
 
Quais são os arquivos que não pode faltar no home office para você? Confira o meu checklist!

5 coisas essenciais num Home Office # 4 # Arquivos


O que é o que é que insiste em se acumular em nossa mesa de trabalho, que não caminha para o seu lugar definido se nós não esclarecermos e levarmos até lá?! Você acertou se pensou na famosa papelada! Papeis precisam ser esclarecidos, e o que for considerado importante precisa estar devidamente organizado num arquivo, para a informação nos ser útil de alguma forma, quando a precisarmos.

O tipo de arquivo irá variar muito dependendo do seu trabalho, da produção documental que gera, e do seu status, enfim, se você é casada(o), solteira(o), com ou sem filhos, tudo isso influencia a quantidade e o tamanho do seu arquivo.

Sua vida pessoal e profissional é contada através de registros e documentos que você guarda. Comprovantes, evidências, fotos, memórias, muitas destas expressas em papeis. Organizar isto é um desafio e tanto, e para tal, precisamos nos valer de recursos interessantes e super necessários para manter uma ordem nesta papelada pessoal, como:
  • Caixas de Arquivo,
  • Arquivo para Pastas Suspensas,
  • Pastas (Pastas com Elástico, Pastas L, Pastas Sanfonadas, Pasta Catálogo com plásticos, Pasta Maleta)
  • Caixas Organizadoras

Alguma espécie de organização e gestão documental você terá de implementar para não ser ver atordoada(o) com papeis por todos os cantos. Pois não é só o arquivo pessoal que me refiro, mas também ao arquivo de trabalho. Este item essencial daria muitos capítulos a parte, mas você pode tirar algumas dicas e ideias destes posts, onde já comentei sobre organização de arquivo pessoal:


Se preferir, pode acompanhar as dicas na playlist do canal, com muito mais toks interessantes!


É muito conteúdo, não é mesmo pessoal?! Este item dá o que escrever e falar, mas depois de organizado, o arquivo se torna simplesmente isso: funcional!

Meu home office - arquivos
Arquivo Pessoal Edeltraut Lüdtke

 
DECORAÇÃO
 
Qual é a decoração que não pode faltar no home office para você? Confira o meu checklist!

5 coisas essenciais num Home Office # 5 # Decoração


A decoração pode soar como algo supérfulo e desnecessário, mas o ambiente de trabalho precisa ter uma pitada de personalidade, trazer bem estar, conforto e alegria. Então vale refletir sobre o que mais gosta, como cores, estilos, formas, objetos, hobbies pessoais, para trazer esta personalidade ao seu espaço de trabalho.

Algumas sugestões:
  • Objetos decorativos (abajur, fotos, vaso)
  • Complementos Decorativos (tapete, quadro, puff, almofada)
  • Placa de não perturbe na porta (pode dar uma certa "moral", um "alerta", kkk...)
  • Hobby (música, papelaria, artesanato, DIY, costura)
  • Coleções (livros, revistas, fotos, miniaturas, CDs, dvds)

Tudo que for em excesso cansa, sobrecarrega, então ao caracterizar seu espaço com sua personalidade, cuide com isso também. Fica o bom senso, de considerar o que mais lhe define, e não vir com a desculpa de que tudo é importante de guardar coisas e mais coisas...

O espaço de trabalho precisa afinal ter espaço, ser clean, limpo, organizado, objetivo, categorizado. Menos sempre é mais!

Deixo um pedacinho da minha estante branca, para ilustrar o meu espaço, onde guardo objetos decorativos pequeninhos, que significam muito pra mim. Em breve mostrarei todo o meu cantinho para vocês!

Meu Home Office - objetos decorativos
Arquivo Pessoal Edeltraut Lüdtke

Ufa, essas são as 5 coisas essenciais num home office segundo ponto de vista da Edel! Só que isso foi só uma pincelada do que se pode falar sobre o assunto! Deixe nos comentários se você tem alguma dúvida ou sugestão de temas que gostaria de ver aqui relacionado a Home Office!

2 comentários:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.