Improvisos Organizados sobre Devaneios da Organização

fevereiro 14, 2017
A Série Devaneios X Organizar é... tem por objetivo refletir sobre frases nada a ver que falamos por aí, (os devaneios de organização) e trazer os verdadeiros conceitos à tona (organizar é...) de forma simples, leve e descontraída! Espero que gostem desse "papo reto", curtam, compartilhem com seus amigos e se inscrevam no canal!
 

 

EU NÃO TENHO TEMPO.

"Eu não tenho tempo!", quantas vezes você já ouviu esta frase, tão comum em nossos dias onde as pessoas estão sempre ocupadas e vivendo numa correria danada, porque não tem tempo. Será mesmo que o tempo é o problema? A verdade é que o que é importante para mim, talvez não seja para você. Então minha tradução para dela seria "Isto não é importante para mim. Você não é prioridade na minha vida. Não quero realizar esta atividade pois ela não é prioridade para mim, peça para outra pessoa.". Temos de reconhecer que as pessoas tem prioridades e objetivos diferentes. Só que vale evitar falar "eu não tenho tempo", isso denota desorganização total. Se tem muitas atividades a fazer (sempre teremos), delegue, encontre outra solução, adie, mas evite essa frase irritante, totalmente nada a ver. Não se amarre com tarefas desnecessárias. Se amarre com o que tem a ver com suas prioridades, e negocie de outra forma o que for solicitado para você e sua resposta for "não". Estabeleça suas prioridades e as revise, tentando vivê-las na medida do possível! Para tudo que gostamos de fazer, verdadeiramente, encontramos um tempinho, é ou não é?! Reflita sobre isso!



 

EU ME ENCONTRO NA MINHA BAGUNÇA.

 
Você se encontra na sua bagunça? A bagunça não ajuda a ninguém a encontrar nada! Se você se encontra, deve estar enganado. Ou costuma se desculpar dizendo que de perto ninguém é normal? Todo mundo é um pouco "bagunçado", para viver precisamos tirar as coisas do lugar!, imagine cozinhar sem fazer no mínimo uma "bagunça organizada" no balcão da pia, agora extremos de bagunça nunca faz bem. Não ter uma organização funcional na sua casa, na sua vida e no seu trabalho, é bem complicado para ser ágil, localizar facilmente o que precisa. Organização deve ser  funcional e positiva! Se tem dificuldades é porque está arrumando as coisas de algum jeitinho (qualquer jeitinho), e você tem tempo para perder com isso? Ninguém perder tempo, por isso acho melhor buscar soluções para se organizar na sua bagunça, parar com essa ilusão de "se encontrar", por mais pequena que seja! Se na sua casa é tudo em ordem, mas no ambiente de trabalho é o caos, ou se são os outros que bagunçam as coisas (seu marido, os filhos, os colegas de trabalho), cada um no seu cada um. Procure soluções, e isso é o que não falta por aqui! Espero que você consiga se organizar de forma prática e funcional, ser mais feliz e viver mais leve! Organizar é muito importante e essencial em nossos dias! Lembre-se de que é bem mais fácil se encontrar na sua organização!

 


 

ALGUM DIA POSSO PRECISAR DISSO.

 
De repente você começa a organizar seu guarda-roupa lotado e separa os itens para consertar, desapegar, doar, e bate aquele pensamento "Algum dia posso precisar disso!" Decide que precisa emagrecer, que irá voltar a usar peças guardadas há séculos! Ou diante de papeis e registros fica com receio de jogar fora, pois vai que precise daquilo algum dia.. Ou ainda na cozinha insista em colecionar muitos potes e louças, muitas usadas raramente só em datas especiais, e olhe lá! Assim, não se desfaz, não desapega, pois acha que irá precisar algum dia. Não dá para jogar tudo fora, é preciso ter o essencial na casa e na vida, mas vale o bom senso! Vale analisar criticamente, não uma análise apegada, para conseguir se desfazer do que não precisa mais. Se você passou por uma mudança residencial, essa experiência talvez já tenha te ajudado a olhar para suas coisas de uma nova forma. Agora, se você tem muito lugar para guardar, acaba guardando sem se questionar! O menos é sempre mais: com menos coisas é mais fácil de organizar! E o que você guarda - realmente use! Quando adquirimos algo novo deveria ser porque precisamos e assim desapeguemos de algo velho! Repense suas compras! Guarde as coisas de forma mais assertiva. As lembranças se guardam no coração e na mente! Reavalie sempre, reflita, repense o que considera mais importante guardar na sua vida. Destralhe e seja mais feliz! 



 

ROTINA É TÉDIO E MONOTONIA.

 
Você tem algum preconceito com relação a palavra rotina? Você acha uma palavra legal ou chata? Rotina é algo tedioso, monótono, deprimente... será? Escutamos muito por aí para conselhos para sair da rotina, fazer as coisas  de um jeito diferente, ir por outro caminho, não fazer tudo sempre da mesma maneira. Agora se não temos uma rotina organizada, como vamos sair dela? Se a vida é sem rotina, perdemos prazos, esquecemos coisas, como vamos sair da rotina, descansar, fazer o que gosta? Antes de sair da rotina é preciso definir sua rotina! Rotinas de estudos, de ir para cama, de acordar, de trabalho! Ter rotinas organizadas é algo muito positivo para nossa vida! Se não definimos o que precisa ser feito muitas vezes acabamos não fazendo! Rotina é estabelecer padrões de como fazer as coisas, e para melhorar padrões e processos, é preciso ter padrões e processos! Tudo a ver! Rotina é algo legal, para repensar sempre! Ter controle da rotina para sair dela quando quiser e voltar para ela novamente é bem mais tranquilo! Faça o teste!


 

ORGANIZAÇÃO DEMAIS É TOC.

 
Você tem TOC? Você é super organizado, muito perfeito, você tem TOC? O fato de você ser Personal Organizer e gostar de organização não quer dizer que tem TOC! TOC é uma doença, chamada Transtorno Obsessivo Compulsivo. Tudo em exagero é demais e não faz bem, nem a bagunça, nem a mania de limpeza e de perfeição com a organização. A bagunça é geralmente um reflexo de questões mal resolvidas, perdas da vida, assuntos emocionais que ainda não ficaram resolvidos e ok na vida. E ela se reflete no espaço em torno da pessoa, que pode viver na bagunça e nem perceber que mal consegue achar a cama dentro do quarto, pois está lotada de coisas. Tanto nesse extremo, como daquelas pessoas que tem obsessão por organização e limpeza, há mais problemáticas, que precisam ser resolvidas e tratadas com acompanhamento profissional, não somente com conselhos e organização de espaço - que tudo será superficial. Se você busca se organizar, ter controle sobre o seu tempo, sobre as coisas que você faz, você não tem TOC. Particularmente não me ofendo se ouço isso, pois minha vida é um organizar constante, sempre temos de organizar coisas, e isso é muito normal para mim! Organizar tarefas, rotinas do trabalho, posts para postar, vídeos para gravar, tolerar as brincadeiras bagunçadas da criançada pela casa, ensinar a guardar na casa certa, enfim, ser organizado é bem diferente de ter TOC, não tem nem comparação!


 

NÃO PRECISO DE DICAS DE ORGANIZAÇÃO.

 
Você tem aquele amigo sabe tudo, dono da razão, que quando você vem com algum conselho ele te responde "Eu já sou organizado, não preciso de dicas de organização."'. Quando falamos sobre organização não nos referimos apenas a espaços físicos e objetos, pois falar de organização envolve muito mais do que espaços de casa e ambiente de trabalho, envolve criar rotinas e administrar a vida como um todo, a nossa forma de ver as coisas! Dizer que já se sabe tudo é bem ousado, não?! Eu que sou Personal Organizer não sei tudo, e às vezes reflito frustrada como gostaria de ser bem mais organizada e assertiva nas minhas escolhas e decisões! Quem olha para um Personal Organizer deve imaginar a casa perfeita, tudo etiquetado, tudo no lugar! Ledo engano, não vivemos no mesmo ambiente a vida toda, fazemos mudanças, mudamos tudo de lugar de vez em quando para renovar os espaços sem gastar muito! É preciso ter humildade para reconhecer isso, quem se considera o Super Organizado, deve estar viajando, pois sempre podemos aprender mais, é um grande devaneio esse pensamento! Sempre temos algo a melhorar em nossos sistemas de organização! Assim, você precisa de nós, Personal Organizers, sim, sim, sim, para te ajudar nesses aperfeiçoamentos! A vida muda o tempo todo, novas fases virão, as atividades mudarão, o status, o trabalho, enfim, cada nova fase necessitará uma nova organização, e com o passar do tempo e experiências, você estará administrando sua vida com novos olhares!
 


 

ORGANIZAÇÃO É QUALIDADE DE VIDA!

 
Já falei muito sobre o que não é a organização, sobre os devaneios que envolvem esse termo, mas não falei sobre meu conceito do que afinal é a organização, que muitas vezes desconhecemos, acreditando que organizar é colocar cada coisa na sua caixinha e organizar horários e agenda. Mas é muito mais do que é isso - é ser coerente com seus valores e prioridades de vida! Quando você coloca sua vida em primeiro lugar (para ouvir você - seu eu interior, o que você busca e quer fazer), coloca tudo isso em prática de forma real e concreta, aí sim você consegue viver de maneira mais tranquila e alcançar a qualidade de vida, e está conseguindo ser mais organizado! Para chegar nesse nível de organização pode ser necessário passar pela fase de organizar o espaço físico - tornar ele simples, sem excessos, clean, para viver bem, sem bagunça e estresses, pois o exterior reflete no seu interior e vice-versa. Já qualidade de vida pode significar muita coisas diferentes. Talvez seja ter tempo para si, para refletir, escrever, orar, descansar e dormir! Talvez seja liberdade, de ir para onde quiser, quando quiser, com quem quiser e não ter de dar satisfações por isso. Talvez seja trabalhar em algo que gosta, ajudar as pessoas, e com isso provocar grandes transformações na sociedade. Existem muitos significados para o termo, talvez anda ter tempo para o lazer, para os amigos, para a família, deitar no sofá depois de um dia de trabalho e assistir Netflix, entre outros. É isso que a organização promove na minha e na sua vida. Hoje o papo foi menos devaneio e mais conceito de organização, que também é importante conhecermos! 


 

ORGANIZAÇÃO É TERAPIA!

 
Organização é uma grande terapia e só faz bem! Se você está estressado com a vida, comece a organizar! Analise, esclareça e domine as rédeas da sua vida, tudo o que é possível e está ao seu alcance de resolver na sua bagunça física e interior. Ter clareza no que você espera, seguindo o que você acredita, isso só faz bem. Faz enxergar o que você quer ser, vislumbra o que você entende como qualidade de vida. Quem organiza espaços muitos bagunçados, sejam casas ou ambientes de trabalho, consegue ter o retorno das pessoas, de como elas conseguem sentir o quanto a organização mudou não só o espaço mas também a vida, e isso é uma grande realização. A organização transforma a vida das pessoas! Organização é uma terapia e só faz bem! Não se desespere por não conseguir colocar tudo em prática de um dia para o outro, ela é um processo permanente, dê um passo de cada vez, e sinta a organização como a melhor terapia! 



Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.