Desconstruindo a perfeição na decoração e na organização

| Porque simplesmente não dá pra ser feliz buscando a perfeição num mundo imperfeito, instável, inconstante, bagunçado e sem noção.
Cozinha da Edel
Minha Cozinha - janela "disfarçada" com contact, e varão usado como suporte à utensílios

Desconstruindo a perfeição na decoração e na organização porque simplesmente não dá pra ser feliz buscando a perfeição num mundo imperfeito, instável, inconstante, bagunçado e sem noção. Eu me apaixono por certas pessoas e suas ideias e já que muitas vezes a ideia não foi minha quero gritar por aí também, como se fosse, fazendo de conta que fosse. Porque ideia boa não pode ficar guardada, precisa de muitas caras e bocas para ser disseminada.

Desde que me tornei Personal Organizer há 7 anos venho desconstruindo a perfeição sem me dar conta disso. Era muito perfeccionista antes, e ainda mais quando a gente vira mãe é que percebe o quanto a imperfeição da vida é bela. O quanto uma improvisação é melhor do que a outra, assim como na música, mas temos de estar preparados para fazer ela "melhor". Porque por mais que planejemos NUNCA sairá TUDO conforme o planejado. Essa é a realidade da vida, ou aceitamos isso, e improvisamos com sabedoria (para isso precisamos tê-la) ou vivemos no dia a dia quebrando a cara e branqueando os cabelos de tanto stress.

Erika Karpuk escreveu um texto lindo sobre #descontruindo a perfeição na decoração, mas ela bem sabe que "decoração" é como organização, tem uma relação direta com nós mesmos, com nossos desejos, preferências, sonhos e prioridades. Não é um vaso estático que colocamos sobre a mesa lateral da sala para preencher o espaço ou alinhar com... enfim, decoração também é vida.

Parede de Listras
Home Office - decorchic virou tok de decor que não deu certo

Ter conhecido o canal lindo dela EKTube aguçou em mim um desejo que tinha desde estudei Design de Interiores mas não tinha coragem de colocar em prática: um DIY radical na minha casa. Eu tinha vergonha, pois como iria mostrar minha casa, de passagem, que nem minha é de verdade mas é como se fosse, enquanto moro nela?! Na verdade eu tinha receio de mostrar porque não colocava em ação as minhas ideias para transformar minha própria casa num lugar melhor de se viver. Tinha medo de errar. Tinha medo de ser simples demais.

Listras que não deram certo
Home Office - idem acima

A espera pela perfeição que nunca chegará nos bloqueia, trava, imobiliza. Não nos deixa viver e ser quem somos. O medo de parecer ridícula nos distância de fazer o que queremos porque simplesmente se a parede de listras der errado, uma nova ideia mudará todo o cenário! Cada dia é um teste para fazermos diferente e não para não fazermos nada.

Minha vontade não é só pintar os móveis coloridos, é pintar tudo. É inventar parede de tijolo à vista. É aprender como se faz massa corrida. É aprender como funcionam as coisas, não como fura parede, mas como faz a parede, como faz uma base de cimento no jardim para colocar uma piscina em cima. É montar um pergolado com madeira e plantar trepadeiras. Ainda não fiz nenhuma delas.

Tok de decorA Erika já fez várias, e fala muito que com boa vontade a gente faz as melhores transformações possíveis que estão ao nosso alcance. Tenhamos boa vontade. DIY só acontece com boa vontade. Com a organização é exatamente a mesma coisa!

Cada vez que transformei algum móvel aqui em casa me lembrei dessa frase dela. O tchãnãnã que as transformações que fazemos tanto nos aspectos de decoração e organização causam num ambiente, e foi você quem fez, não tem preço!

Tok de organização e decorEu me inspirei na Erika para começar a mudar tudo aqui em casa, e continuo me inspirando. Sei que meus projetos tok de decor, tok de organização e tok de organização e decor são fruto disso e irão inspirar muita gente, e que muitos sairão pintando a vida com outra cor. E isso é muito legal!

Tok de organizaçãoMeu marido há alguns anos atrás brincava (como típico comportamento masculino que gosta de brincar com tudo), dizendo que eu seria "designer no interior". Mas as casas no interior também precisam ser lindas, gostosas, confortáveis e expressar a cara dos seus moradores. Também precisam de decoração e de organização. E foi na nossa casinha no interior que aprendi a ser "designer de interiores" na minha própria casa. Isso é uma realização significativa para mim.

Você pode delegar muitas tarefas e atividades, mas algumas delas terá de colocar a mão na massa. Escolha seus DIYs com sabedoria! Faça você mesmo e seja feliz!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.