5 dicas para transformar sua casa no melhor SPA do mundo!

agosto 09, 2017
Que saudade eu estava de escrever sobre decor, pesquisar sobre e trazer ideias legais aqui para o blog! Então recebi de uma amiga um pedido para falar sobre "decoração SPA para casa". Amo propostas desafiadoras! "Fala um pouquinho sobre como decorar a casa para que pareça um SPA ou algo assim relaxante...". Espero que meu raciocínio consiga responder essa dúvida mas felizmente ele só começa neste post. Demorei para começar a escrever pois queria fazer um mega post, comparando nossa casa com um SPA, não necessariamente trazendo ideias de decor de SPA, mas explicando que precisamos fazer para transformar nossa casa no melhor SPA do mundo! Sim! Reflita comigo, e vamos fazer de conta que isso é possível. Cola aqui no blog, que esse assunto poderá virar um quadro especial.

Decor SPA - Iluminação

o   o   o   o   o   o   o

Primeiramente, o que se busca num SPA?

Segundo a Wikipédia, SPA é um espaço onde se fazem tratamentos pela água, e cuidados com o corpo, como massagens, nutrição, podologia, etc. Entendamos que quando você vai a um SPA você deseja relaxar, ter contato com a natureza, com banhos em águas termais (ou não termais), atividades terapêuticas, enfim, você busca um viver saudável. Só que isso deveria ser uma constante na vida, não somente quando se está neste espaço dos sonhos. É como curtir férias num hotel maravilhoso (3 ou 5 estrelas)  pouquíssimos  dias por ano e os demais, sem tais regalias. Passar dias lindos num hotel dos sonhos é um investimento, então porque não tornar nossa casa o hotel, resort ou SPA dos sonhos? Certo, no nível do nosso orçamento, mas vale a visão do paraíso, e é ela que precisamos buscar. Vejamos a seguir o que podemos considerar nesse desafio.

1. Faça-se linda em casa.

Unhas, depilação, cabelo, rosto, maquiagem: fique em dia todos os dias (ou quase todos, ou alguns deles se você é mãe e acha que não consegue mais ter tempo para ser linda e poderosa) com você mesma! Curte a vida sem make? Ok! Curte ir no salão  de beleza, na clínica de estética, receber massagem, fazer hidratação e limpeza de pele? Maravilha! Mas sinceramente acredito que não adianta nada ir no salão arrumar o cabelo toda semana, e não usar um produto gostoso, lindo e cheiroso que faça você se sentir mais linda no dia a dia. Crie seus próprios rituais de beleza, também em casa, aprenda a se cuidar mais, e também sozinha às vezes. Faça um curso de automaquiagem, maquie-se e sinta-se a toda poderosa! Nada se aprende sem treino, sem prática, então, pratique! Faça o que te faz sentir-se linda, nem que seja dar uma geral no guarda-roupa e só passar a usar o que você gosta. Só não seja egoísta, considere a opinião do seu love, porque afinal, às vezes eles entendem mais de algumas coisas do que a gente. Não disse usar o que ele mandar, mas escute e analise seus conselhos. Seja confortável, seja linda para você, mas seja linda para ele também de vez em quando.

2. Invista no conforto do seu lar.

Hotel é lindo porque tudo é pensado exatamente para o nosso conforto, em se tratando dos hotéis mais tops. Ar condicionado, decor agradável, cantinho da leitura, um sofá de descanso, um espaço para escrever ou ligar o notebook que não seja em cima da cama, cortinas leves que deixam a luz do dia entrar no quarto, um aroma delicioso de aromatizador de ambientes no ar, um banheiro onde se pode tomar um banho gostoso e se enrolar em toalhas macias e gostosas.

Vale tentar imitar nosso quarto e nossos cantinhos com um espaço assim. Abrir as janelas para arejar e renovar os ares, utilizar um umidificador de ambientes se o clima for muito seco, ter um difusor com cheirinho atrativo e gostoso para os ambientes da nossa casa. Pois se nos hospedamos fora é por pouco tempo, muito mais tempo passamos em casa, então, super vale o investimento! 

A ideia é a nossa casa ser tão gostosa, tão a nossa cara, tão agradável, que se pensa duas vezes em sair dela! Nem sempre as pessoas investem nisso, por terem outras prioridades ou não conhecerem outras possibilidades. Cada um sabe o nível de conforto que pode e deseja ter, isso é algo muito pessoal. Se não curto leitura, não adianta ter uma poltrona próxima a uma estante de livros. Apesar deste hábito ser interessante adquirir...

Lembrando que conforto não rima com excessos. Ambientes cleans e minimalistas, com o essencial estritamente necessário, não só facilitam a nossa vida como também são mais atrativos de se passar o tempo.

Decor SPA - Fonte de Água


3. Durma bem.

Uma boa noite de sono é restauradora, e o local onde se descansa e também se faz outras coisas deve ser preparado com atenção especial. Um colchão de boa qualidade, igualmente como travesseiros e roupas de cama e edredons macios, fazem toda a diferença numa deliciosa noite de sono. Todo espaço do quarto por sinal, vale considerar os comentários do item anterior, sobre o conforto dos ambientes. Mais vale ter poucos jogos de cama, mas de qualidade, do que muitos, com malha barata e de qualidade inferior. A mesma premissa vale para as toalhas de banho e rosto: qualidade em vez de quantidade.

4. Alimente-se bem.

Menu saudável é outra questão a ser analisada com cuidado. Se você falar com um nutricionista ele te dirá que pode comer de tudo, sem exageros, e te dará uma lista de itens conforme a pirâmide alimentar daqueles que você pode comer mais e outros menos (nutricionistas de plantão aqui no blog não me condenem por esse comentário!). De acordo com seu perfil, claro, poderá te indicar uma dieta especial, se tiver alegrias, problemas de saúde ou afins. O que te faz bem? Um viver saudável te faz bem, e isso não inclui só alimentação, mas grande porção vai para ela sim. Seguindo as dicas do seu nutricionista (se não tiver procure um, porque é outro investimento que faz parte do pacote SPA em casa) com certeza você irá se sentir melhor consigo mesma, com o seu corpo, e isso te deixará mais feliz. Não adianta somente prezar pela beleza, mas também pela saúde, em primeiro lugar.

5. Receba bem os seus e os de fora.

De nada adianta um espaço lindo, um corpo em cuidado, descansado, relax, se o humor não cooperar com o clima "casa transformada num SPA". Fique de bem, viva de bem, e tudo ficará bem. Receber bem envolve também conversar, interagir, se expressar, afinal, precisamos nos comunicar! Se está bom, se algo não pode ser melhor, se está tudo certo, do que se está afim de fazer, comer, assistir!

Como somos atendidos num hotel ou SPA? Queremos atenção às nossas necessidades, não?! Respostas às nossas dúvidas e anseios. Um bom dia, muito obrigado, por favor, é muito óbvio, e nunca fica só nisso. É bacana quando as pessoas se interessam por você, e quando você se interessa pelos outros. Chegar num local diferente e só receber o cordial tratamento basicão é bastante nada a ver. É o trabalho dos atendentes, sim, eu sei, mas dá pra se fazer mais, e melhor.

Agora nunca é demais refletir se como nós recebemos as pessoas em nossa casa, e a mesma forma como nós gostamos de ser recebidos. Existem pessoas que não se flagram disso, simplesmente são desligados a beça, não entendo como isso pode ser assim, mas enfim, é. Existem os desligados, os exigentes, os acomodados, os insatisfeitos, os queridos, os chatos, os que passam fome e os que atacam a geladeira. Tentemos receber da melhor maneira possível, para fazer com que tanto o nosso próximo (que convive conosco) como as visitas esporádicas (de fora) se sintam bem em nossa casa, em nosso reduto, em nosso castelo que é nosso lar doce lar.

Decor SPA - Velas aromáticas

o   o   o   o   o   o   o
  
Eu gostei demais desta proposta, porque me fala: existe melhor lugar no mundo do que a nossa casa? Não deveria haver. Nosso espaço pessoal deveria ser o nosso lugar preferido de se estar. Se ele ainda não é, pode se tornar. Ah, vamos continuar falando sobre isso noutros posts!?

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.