Armário Cápsula ou Guarda-roupa inteligente: como fazer o seu?

outubro 16, 2017
Armário cápsula ou guarda-roupa inteligente, eis a questão. Este é um post introdutório sobre o assunto aqui no blog, e também, claro, registra a minha rápida impressão sobre essa pergunta "Armário Cápsula ou Guarda-roupa inteligente"?! Acompanhe os esclarecimentos sobre o tema, e esclareça sua reposta depois também!


Armário Cápsula ou Guarda-roupa inteligente: como fazer o seu?



Armário Cápsula: num papo reto e direto


Sobre quem começou com essa "moda"
Armário Cápsula bombou na internet a partir da blogueira Caroline Rector do blog Unfancy quando comunicou que viveria com somente 37 peças. A partir daí uma grande galera começou a se interessar sobre e olhar para seu guarda-roupa com um jeito diferente. Resultaram muitos vídeos de meninas e blogueiras contando como organizaram seu armário cápsula, quem as inspirou, como eram consumistas, passaram a viver com menos, e como estão felizes com essa transformação em suas vidas. Quem não o fez em vídeo, o fez em posts escritos também, e o assunto viralizou.


Sobre o conceito essencial
Se você teve uma brilhante ideia, mas não foi a sua que bombou na internet, conforme-se querida, não é você que terá a fama, e muitos não lembrarão que você existiu algum dia. Digo isso pois a origem do termo "armário cápsula" surgiu bem antes dessa febre da net, na década de 1970, com a estilista Susie Faux. Ela só queria propor um guarda-roupa inteligente, com poucas peças, com itens essenciais - básicos e curingas - que são sempre lindos e elegantes, e também algumas peças atuais (porque minar o consumo totalmente é castigo, né?!). Nessa onda de menos é mais, poucas roupas, peças legais, que combinem e façam sentido entre si, e melhor: que você use, não deixe jogado de qualquer jeito de no fundo do armário! Não soa totalmente como um guarda-roupa inteligente?!

Sobre a implementação, na real
Armário cápsula é um movimento legal, que faz a galera consumista se intimidar e desejar de uma hora para outra se livrar de tudo o que tem para então passar a viver com a quantidade de peças que diz a regra, ou com o realmente ama e gosta de usar. Viver com menos. Analisar conscientemente seu closet e desapegar - doando o que não curte mais. Só atenção: tem muita gente doando, muita gente desapegado, e continuando a consumir loucamente... para quem iremos doar se não frearmos e realmente praticarmos o consumo consciente?! Se o hábito de comprar é muito irresistível, a ideia de fazer Armário Cápsula para muitas meninas é pura febre passageira, como dizem, fogo de palha. Aprender a consumir com consciência, combinar looks, valorizar o que temos, é muito mudança de hábitos, e nem sempre é tão fácil assim quanto parece. É possível, sim, mas requer muito foco, mesmo. Não é projeto de 1 ano, mas um projeto a longo prazo, por tempo indeterminado.

Sobre como funciona
Definir um número x de peças para passar a estação, incluindo lenços, bolsas e sapatos. Com base nessas peças você monta seus looks. Não contam roupas de academia, pijamas e roupas íntimas.

Sobre as vantagens 
  1. Economia de dinheiro.
  2. Economia de tempo para localizar o que você realmente gosta.
  3. Aproveitar as peças que tem.
  4. Descobrir seu estilo - pois você só irá usar o que ama, esse é um dos princípios.
  5. Não ter de sofrer mais aquele drama "com que roupa eu vou?".
  6. Manter no armário o que tem a ver com sua rotina de vida e trabalho. As peças que não usará a ideia é tirar de vista: guardar numa mala ou no maleiro, na parte mais alta, onde você acessa pouco.
  7. Sobre novas aquisições: a regra é adquirir algo novo somente quando estiver mudando a estação e você começar a criar seu próximo armário cápsula da estação. É ruim cumprir essa regra, hein...

Sobre o estilo
Seu guarda-roupa deve ter a ver com você. Precisa fazer sentido, entende? Se você odeia saia, pra que saia? Se detesta jeans, porque tem 4 que nunca usa? Se adora look esportivo, que sentido faz um terno no seu closet? Se é uma secretária executiva, talliers serão uma marca registrada: indispensáveis! Sentiu o clima? Precisa ter a ver. Estilo não é rótulo, é usar o que você ama e te faz sentir bem, isso é estilo. Se quiser misturar tudo, ok. Se quiser ser clássica, ok. Se quiser ser mais esportiva, ok também.

Sobre quantidade de peças 
Existe uma conversa sobre número x de peças, mas nem toda regra existe para ser seguida, não essas. A tal regra do número é uma sugestão. A grande maioria opta por reduzir, e como isto é um processo, não se transforma e finaliza de uma estação para outra, toda redução já é significativa. Bom senso é a palavra.

Sobre novos olhares e ideias legais 
  1. Tem aquela sugestão que sempre quis fazer mas nunca tive paciência, e achava o cúmulo da organização (tá, isso já é demais), que é fotografar as roupas para combinar looks, como aquelas imagens de revistas. Tal peça combina com isso, isso e isso... não considerei importante fazer, mas tem galera que faz e acha legal. Fica bonitinho e inspirador!
  2. Parece meio natural termos menos peças de baixo (caças, saias, shorts), pois com mais peças de cima conseguimos combinar mais looks. "Para cada parte de baixo ter de 3 a 5 peças de cima" parece ser uma boa meta.
  3. Se você mora numa região quente, não precisará de muitos casacos e blusões de lã. Talvez nem precisará, mas se morar numa região fria, seu armário com certeza terá mais peças, pois abrigará as 4 estações! Leve em conta o clima de sua região para compor seu guarda-roupa.
  4. Básicos são sempre curingas, então, um guarda-roupa inteligente tem de ter! Quais são os seus básicos preferidos? Seja de peças ou cores?

Eu escolho um guarda-roupa inteligente

Há mais de 10 anos, quando mergulhei nesse mundo chamado "organização" e decidi que precisava organizar todos meus espaços, rotinas e tarefas, um dos primeiros lugares que ataquei foi qual? Sim, o guarda-roupa. Quando me certifiquei como Personal Organizer foi a mesma história, precisava acertar melhor todas aquelas dobras! Otimizar os espaços! Conseguir encontrar o lugar certo para cada coisa... aprender a desapegar, consumir com consciência, é um processo mais longo do que resumir a novela num curto e único capítulo. Poucos tem coragem de reconhecer isso, é como se num passe de mágica a transformação acontecesse. Não foi para mim.

Ok. A partir dali (2010) comecei a registrar tudo em fotos, e alguma coisa compartilhei aqui no blog. Porém tinha uma certa vergonha de mostrar, sabe porque? Por que precisava desapegar mais. Então foi sutil. Se mostrasse para vocês o armário cápsula do marido, vocês ficariam de queixo caído: como pode os homens serem tão práticos e essenciais? As categorias dele não mudaram como as minhas. Em 2010 eu tinha uma pilha de camisetas, hoje não tenho mais nenhuma (descobri que detesto camisetas). Em 2010 tinha vestidos de festa no guarda-roupa que usava raramente, hoje tenho vestidos que eu uso toda semana, e amo eles! Meu marido sempre disse que adorava que usasse vestidos e eu teimava no velho jeans e camiseta. Short e blusinha. 

Enfim, olhando para o lado dele sempre tão bem organizado porque só mantinha o essencial, levei algum tempo para transformar o meu e só manter o que eu gostava. Desde 2014 quando nos mudamos para Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná praticamente não usei mais cachareis, blusões, moletons e casacos de frio. É muito quente aqui. Dá pra passar bem com vestidos o ano todo, delícia! Nesse meio tempo engravidei duas vezes, e isso mudou também toda a cara do guarda-roupa, e me deixou bem enrolada com o que realmente gostava de usar e poderia usar, por causa das mudanças físicas que aconteceram.

Assim, não cai de amores por esse movimento nos últimos anos que foi o tal do armário cápsula, não exatamente nesses moldes. Eu acredito em guarda-roupa inteligente, que parece ser a essência da coisa. Que muda conforme as fases da vida. Que se pauta no essencial, em peças que fazem você se sentir linda e maravilhosa, bem e confortável. Que não se baseia na onda do momento. Nunca fui de seguir a moda, mas o que eu curtia usar. Sempre odiei saia e vestido, adorava camiseta e calça jeans, saias longas, looks esportivos. Como é visto: gostos mudam, nós mudamos e esse tal "estilo" que é a nossa marca de se vestir também muda. Estilo é você que define, é você que escolhe, é o que te deixa de bem consigo mesma.

Outra coisa que não gosto é de ter de "revezar" as peças no guarda-roupa conforme as estações, acho um saco isso. Para mim, prateleira é lugar disso, cabides é para isso, gaveta para aquilo. O que uso raramente vai para o maleiro, simples assim. Muda a estação, mas as peças no guarda-roupa permanecem lá, praticamente no mesmo lugar. Sei que pode parecer radical, mas organização prática e funcional para mim é assim.


O que achou dessa história toda: prefere transformar seu closet num armário cápsula ou num guarda-roupa inteligente? Super repeito sua escolha, mas fico com a segunda opção. Se optar por armário cápsula, iremos conversar mais sobre nos próximos dias, e trarei dicas super legais para você refletir e construir o seu, aguardem!

 
Vamos criar Listas de Desejos TOP 7 para 2018? Tive essa ideia quando analisava como poderia unir o útil ao agradável aqui no blog e mostrar para vocês quantas coisas lindas a gente pode encontrar no site da Posthaus! Nem tudo o que tem lá combina com o meu gosto, óbvio, mas a lista de achados gastando pouco, dividindo no cartão em 5 x e ainda muitas vezes com frete grátis compensa! Dessa análise criteriosa comecei a repensar meu guarda-roupa por estações, bem a cara daquele post sobre Armário Cápsula e/ou Guarda-roupa Inteligente, e saíram não só 4, mas muitas outras listas TOP 7, que estou compartilhando com vocês nesse post! Começarei pelo outono, que é a estação que estamos entrando no momento, e na sequencia passarei citando minhas 7 escolhidas para cada estação! Percebam a "inteligência" das escolhas, pois algumas pelas podem ser usadas noutras estações também! Espero que gostem! Só lembrem-se: essa lista é a "minha" lista. Acesse o site para conhecer outras peças, pois a cada nova estação tem novidades por lá!

7 peças que escolheria para meu Armário Inteligente de Outono

Armário Cápsula Outono
  1. Camisa jeans
  2. Camisa preta
  3. Blusa preta
  4. Cardigã preto
  5. Calça Legging
  6. Vestido jeans
  7. Vestido moletom

👗

7 peças que escolheria para meu Armário Inteligente de Inverno

Armário Cápsula Inverno

  1. Bata jeans
  2. Vestido de Lã ou Tricô
  3. Calça de veludo
  4. Blusa de Moletom Verde Militar
  5. Blusão de Corações
  6. Casaco de cor neutra
  7. Sobretudo preto

 👗

7 peças que escolheria para meu Armário Inteligente de Primavera

Armário Cápsula Primavera

  1. Vestido longo soltinho
  2. Vestido Jeans curto
  3. Blusa preta
  4. Blusa de alcinha
  5. Vestido estampado
  6. Saia longa estampada
  7. Saia longa lisa

 👗

7 peças que escolheria para meu Armário Inteligente de Verão

Armário Cápsula Verão

  1. Vestido soltinho
  2. Vestido preto de bolinhas
  3. Regata básica
  4. Blusa estampada
  5. Vestido de alcinha
  6. Short estampado
  7. Short jeans

 👗

 
7 calçados que permitem mil combinações!


7 calçados que permitem mil combinações!

  1. Sapatilha.
  2. Sandália.
  3. Tênis All Star.
  4. Tênis Preto.
  5. Sapato preto.
  6. Bota preta.
  7. Chinelo.

👠



7 peças escolhidas para um Look Comportado


7 peças escolhidas para um Look Comportado
  1. Vestido.
  2. Vestido Tubinho Preto.
  3. Vestido.
  4. Calça justa.
  5. Saia.
  6. Camisa.
  7. Blusa.

👠



7 peças escolhidas para um Look Ousado


7 peças escolhidas para um Look Ousado

  1. Vestido de alcinha.
  2. Vestido aberto nas costas.
  3. Vestido justo e decotado.
  4. Short tipo saia.
  5. Minissaia.
  6. Blusa de alcinha.
  7. Blusa regata.

👠


7 peças escolhidas para um Look Plus Size


7 peças escolhidas para um Look Plus Size

  1. Vestido preto.
  2. Bata estampada.
  3. Camisa.
  4. Camiseta.
  5. Macacão.
  6. Calça com elástico.
  7. Calça legging.

👠

E aí, legal né? Amei essa ideia, e te digo que só de organizar essa lista de desejos, olha que não está longe de repaginar geral meu guarda-roupa com peças lindas, de qualidade e gastando pouco, com organização e planejamento! Que tal fazer a sua lista também?! Fica a dica!

❤ 
 
Mãe de menino como eu não consegue imaginar compor um guarda-roupa básico infantil e baby para meninas, rs... é muita coisa que a gente pode usar e combinar, que ainda bem sou só eu a menina por aqui! Seguindo com o Guarda-roupa Inteligente para meninos, esses são os looks que eu escolhi, para moda baby, moda kids e meninos - peças básicas. O guarda-roupa deles (dos meninos pequenos!) ficou bem simples e enxuto, confira!

7 peças básicas - Moda Baby Meninos

7 peças básicas - Moda Baby Meninos

  1. Body regata.
  2. Bermuda.
  3. Body manga longa.
  4. Calça jeans.
  5. Body manga curta.
  6. Macacão.
  7. Conjunto de moletom.



7 looks básicos - Moda Infantil Meninos


7 looks básicos - Moda Infantil Meninos

  1. Calça jeans e camiseta.
  2. Bermuda jeans e camisa.
  3. Camiseta com bermuda.
  4. Camiseta com bermuda.
  5. Jardineira.
  6. Camiseta com bermuda.
  7. Regata e bermuda.





7 peças básicas - Look Infantil Meninos


7 peças básicas - Look Infantil Meninos

  1. Regata.
  2. Camiseta manga curta.
  3. Bermuda.
  4. Pijama.
  5. Calça jeans.
  6. Casaco.
  7. Conjunto de moletom.



O que acharam? Muito básico? Ah, é tão gostoso essa simplicidade de ser mãe de menino...

 
Você já parou para reparar no Guarda-roupa inteligente dos homens!? Impossível ter algo mais prático e funcional! Enquanto nós mulheres precisamos dominar 70% do espaço de um guarda-roupa compartilhado eles convivem bem com os 30%. Brincadeiras a parte, quando montei o meu esquema de Listas de Desejos TOP 7 selecionando produtos do site da Posthaus para cada estação, não resisti e fui bem além como já tinha adiantado no primeiro post da série, que poderia ser infinita! O detalhe foi que para o masculino não consegui identificar outono e primavera, ficando integrados Outono+Inverno e Primavera+Verão! Acho interessantes esse looks no gato, pena que o meu não curte algumas destas peças...

7 peças que escolheria para o Armário Inteligente de Primavera/Verão DELE


Armário Cápsula Masculino


  1. Regata Preta.
  2. Camiseta colorida.
  3. Short.
  4. Bermuda.
  5. Bermuda Jeans.
  6. Camisa polo.
  7. Pijama manga curta.


👔


7 peças que escolheria para o Armário Inteligente de Outono/Inverno DELE


Armário Cápsula Masculino


  1. Camisa branca.
  2. Camisa jeans.
  3. Suéter preto em gola V.
  4. Calça jeans clara.
  5. Calça jeans escura.
  6. Blusão de moletom.
  7. Conjunto de tactel.

👔

Sempre lembrando que são olhares da Edel sobre looks masculinos, o que eu acho interessante e bonito. Cada um deve se vestir como mais gosta e se sente bem. Os homens então, nem se fala, afinal, eles se deixam falar algo!? O mais engraçado nessa divisão é que não há divisão, eles usam praticamente a maioria destas peças de roupa o ano inteiro! Esses homens...



Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.