7 coisas que talvez você não saiba sobre Luto

Ninguém gosta de falar sobre luto, mas quando menos se espera, podemos nos encontrar nessa situação difícil, passando por alguma dificuldade ou precisando consolar alguém. Há consolo no luto? O que é  luto? Quem está de luto? Existem outros tipos de luto ou somente por pessoas que se foram? O que a doutrina cristã nos diz sobre tudo isso? Convidei meu marido, que é teólogo e pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), para participar desta primeira entrevista "De frente com Edel", e tenho certeza de que este vídeo poderá esclarecer muitas questões que sempre varremos para debaixo do tapete, porque ninguém gosta de falar sobre isso. Por isso é tão difícil superar o luto, precisamos falar dele sim, e entendê-lo!



No vídeo conversamos mais sobre as 7 coisas que talvez você não saiba sobre Luto, num estilo papo reto, sem enrolação - fiz 7 perguntas para ele, e as respostas poderíamos resumir nesses 7 aprendizados aí!

Os 7 questionamentos sobre Luto

1. Porque precisamos falar sobre luto?

2. O que dizer num velório?

3. O que é luto?

4. Quem está de luto?

5. Como cristãos encaram ou deveriam encarar a morte?

6. É normal chorar demais, passar anos e anos sofrendo por perdas, deixar a vida passar, por não conseguir superar uma perda, seja física ou material? Até onde o choro e o sofrimento são normais?!

7. Qual é o nosso consolo cristão diante dos diversos tipos de luto que enfrentamos?


O que aprendi sobre Luto



As 7 coisas que talvez você não saiba sobre Luto


1. Há muitos consolos nada consoladores sobre luto: pessoas mortas não viram estrelas, nem anjos, elas não vivem mais entre nós, e o vivos ficam, e sofrem, cada um do seu jeito e no seu tempo.

2. Não dá para se colocar no lugar de uma pessoa enlutada, nem imaginar como o outro está enfrentando o luto. Só cada um sabe a dor que sente.

3. Luto é o sofrimento decorrente da perda de uma pessoa amada e querida ou de algum bem material.

4. Está de luto quem sobre por causa de divórcio, amputação, aposentadoria, morte de animal de estimação, filhos que saem de casa, casa queimada ou roubada ou perda de quaisquer bens materiais de valor, entre alguns exemplos. Não é só quem perde um ente querido.

5. O choro serve como válvula de escape para tensões emocionais, e ajuda a enfrentar a realidade com franqueza.

6. Sofrer faz parte do luto e não deve ser negado nem adiado. Cada pessoa tem seu tempo, a cicatriz fica, mas Deus nos fortalece com essas perdas.

7. Cristo é nosso grande amigo de todas as horas e nosso amparo e consolo, nele encontramos a verdadeira paz. Perdas fazem parte mas Deus quer que tenhamos uma vida plena e feliz crescendo com estas experiências.


O que consideramos perdas podem se tornar ganhos, e entre perdas e ganhos, o que ganhamos além de olheiras de tanto chorar, é aprendizado de vida, que nos fortalecem para outras experiências. 


A vida é feita de muitas perdas e ganhos, e também de muitos recomeços. Se vivemos um luto mal resolvido, não temos forças para recomeçar, e nossa vida vira uma verdadeira bagunça (interior e exterior!). Como isso se reflete a nossa volta, em nossa casa, em nosso ambiente de trabalho, em toda a nossa vida: é essencial que falemos e reflitamos sobre o luto, sim! Se você gostar dessa reflexão, lembre de compartilhar esse vídeo para me ajudar a levar o consolo cristão para mais e mais pessoas! Se surgiu alguma dúvida e você tiver uma pergunta para fazer, quiser dar um testemunho, por favor, o faça nos comentários! Fique bem, fique melhor, fique em paz!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.