O que é verdadeiramente decorar e organizar gastando pouco?

janeiro 26, 2018
| Este post é uma reflexão sobre vida simples, decor rústica, autêntica e com cara de interior, que tentará de alguma forma - sem DIY - responder a esta pergunta "O que é verdadeiramente decorar e organizar gastando pouco?!".

Faz algum tempo que visitei um local no interior de Toledo/PR que me encantou muito não só pela delícia da comida, mas também pela decor autêntica e caracterizada de interior! Fala cá para mim: para decorar é preciso muita grana? Não precisa não! Decoração de interior com cara de interior: tem algo mais coerente, imperfeito e agradável?! A paz, a tranquilidade, os peixinhos, o canto dos passarinhos, o verde e o céu azul completam o cenário! Isso é vida simples, isso é vida minimalista, isso é vida de verdade, interior de verdade, casa de verdade!
 
Por mais simples que seja o seu espaço, não são as coisas finas e sofisticadas que tornarão ele um ambiente gostoso de se estar. Tá certo que as imagens deste post são um exagero a simplicidade, mas é para impactar mesmo, e mostrar que tem gente fazendo acontecer assim. O que torna esse lugar gostoso de estar são as companhias e as experiências: o que vivemos, conversamos, vimos, rimos, brincamos. É isso que torna ele gostoso: o nosso olhar e o nosso "desapegar" do ter material que envolve a decor e os espaços em si. 

Amo lugares que nos fazem ver que a felicidade não está em coisas mas em nós mesmos, e que o simples nos conecta com o essencial para nossas vidas. Confira as imagens, e deixe elas falarem por si só. Observe, reflita, tire suas próprias conclusões. Quer você ame ou odeie, quer simplesmente respeite e valorize, como eu, a questão não é discutir se é bonito ou feio, mas repensar nossos valores quanto a decoração, como bem iniciei este post. Se quiser comentar depois aqui embaixo, por favor! Faça isso, pois não sou a dona da verdade (só a dona do blog mesmo!).

Respondendo em checklist ao título "O que é verdadeiramente decorar e organizar gastando pouco?!", para mim é:
  1. Reaproveitar ao máximo os itens que temos,
  2. Investir o mínimo possível,
  3. Não jogar tudo fora e comprar tudo novo,
  4. Lançar novos olhares para velhos objetos,
  5. Não ter vergonha de um espaço simples e rústico, bem decorado com criatividade (mesmo que seja o cúmulo da criatividade),
  6. Não ter vergonha de coisas antigas - tidas como bregas, cafonas e obsoletas (obsoletos são os hábitos consumistas)
  7. Valorizar a arte da região e os dons das pessoas (mesmo que não seja a coisa mais linda às nossas preferências),
  8. Ser autêntico mesmo que isso signifique ser não clássico, não fino, não da moda, não sofisticado,
  9. Investir conscientemente em decor (peças bem escolhidas), porque madeira também não é um artigo assim de 1,99.
  10. Considerar que a decor é um investimento, assim como a organização. Um investimento que vale sim a pena, pois todos queremos viver bem e com qualidade de vida!


Confiram as imagens a seguir que inspiraram este post, que poderíamos considerar uma continuação ao post Desconstruindo a perfeição na decoração e na organização.


BANCOS DE TRONCOS

BANCOS DE TRONCOS

PEDRAS E PEQUENOS TRONCOS DELIMITANDO ESPAÇOS E FORMANDO CANTEIROS

PEDRAS E PEQUENOS TRONCOS DELIMITANDO ESPAÇOS E FORMANDO CANTEIROS

DECOR DE GARRAFAS E TOALHA XADREZ

Ok, confesso que essa decor de garrafinhas já está me cansando. Mas fazer o quê. É uma ideia que fiz muitas vezes também em festa de níver dos meninos. Coisas de interior...

DECOR DE GARRAFAS E TOALHA XADREZ

MESA DE TRONCO COM PÉS REAPROVEITADOS 

MESA DE TRONCO COM PÉS REAPROVEITADOS

MESA DE TRONCO COM PÉS REAPROVEITADOS

TREPADEIRA EM ANTENA PARABÓLICA

TREPADEIRA EM ANTENA PARABÓLICA

PERGOLADO DE MADEIRA 


SUPORTE PARA PAPEL-HIGIÊNICO 

SUPORTE PARA PAPEL-HIGIÊNICO

SUPORTE PARA ROLO PAPEL-HIGIÊNICO  

Certo, pode falar que esse é o cúmulo da simplicidade, mas veja pelo lado da criatividade. Garrafa de plástico com alça, uma barrinha e parafusos de rosca...

SUPORTE PARA ROLO PAPEL-HIGIÊNICO

Você curte decor rústica? Decor simples, criativa e verdadeiramente sustentável, sem gastar nada, ou gastando de verdade MUITO POUCO?! Então compartilhe este post na sua página pessoal! E mostre o que é decor na real, bem cara de interior!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.