Colocando a vida em ordem em 2018 | Um exercício de autoconhecimento!

| Um exercício prático para você colocar sua vida em ordem, observando todas as áreas da vida e definindo palavras-chave e valores primordiais em cada uma delas!
 Minha roda ou pizza da vida em 2017

Sei que já estamos em maio, o booommm de final e começo de ano "Vamos planejar, sonhar, definir metas!" já passou, mas como gosto de ser devagar, no meu ritmo, e do contra na maioria das vezes, só venho falar sobre meu lema para 2018 agora. Primeiro, porque refleti sobre ele nos primeiros 2 meses e só consegui visualizá-lo claramente em março para escrever sobre. Segundo, porque felizmente estou realmente conseguindo vivê-lo: PEGUE LEVE! A produção para hoje foi não somente um texto mas também um vídeo prático onde mostro para vocês a execução desse exercício! Se quer organizar a sua vida e não sabe por onde começar, ou deseja recomeçar hoje mesmo, me acompanhe nessa reflexão, está imperdível!

O EXERCÍCIO DA RODA OU PIZZA DA VIDA DA EDEL

Decidi que em 2017 precisaria me antecipar e escolher minha Palavra e ser norteada por ela, não vítima dos acontecimentos depois de 365 dias, mas protagonista deles. Uau!

Assim fiz um exercício bem legal: tracei um mapa, não só com a Palavra do Ano, mas também com a palavra-chave em cada uma das 8 áreas da vida pela qual eu deveria buscar viver mais e tornar realidade. Traduzi a palavra ESSENCIAL para estar bem ciente da minha escolha, me lembrar seu significado. Também escolhi uma área de foco principal para o ano, uma frase lema e registrei bem visível meus principais valores, que permeiam tudo o que faço na vida - em todas as áreas. Esse mapa foi libertador, e nesse ano de 2018 pensei que continuasse valendo tudo aquilo mas concluí que não. Precisava focar noutra palavra, e recentemente cheguei atrás de qual é essa palavra.

Leveza - qualidade do que é leve, pouco espesso, pouco pesado.

Sim, preciso emagrecer um pouquinho, distribuir melhor as gordurinhas, para que parem de me olhar maliciosamente, pensar e perguntar: "Agora está vindo uma menina?!". Não está vindo nada não. Não é esse tipo de leveza, se bem que perder a pança até deveria ser uma meta para parar de me perguntarem se estou grávida e para voltar a usar algumas roupas.

A leveza que eu tenho na cabeça é...

Pegue leve! Fique calma, vá devagar, sem pressão. Tenha calma. Controle-se.

Minha roda ou pizza da vida 2018 tem essa palavra do ano. E no vídeo explico como é que cheguei atrás dessas palavras, e relacionei todas elas com PEGAR LEVE!

Espero que o exercício te instigue a também montar a sua roda ou pizza e te ajude a esclarecer melhor suas prioridades e o que espera que se torne realidade em 2018! Ainda dá tempo!

Resolvi compartilhar só agora pois refleti que meu "mapa" me ajudou muito em 2017, funcionou mesmo. Como são 8 frentes, nenhuma teve 100% de sucesso e realização, mesmo tendo me jogado mais de cabeça numas que noutras, foi bom ter o apoio dessa bússola para me guiar. Mais legal ainda foi ver minha vida esclarecida dessa forma!

Um complemento ao conteúdo do vídeo...

Minha palavra do ano: Leveza.

Minha frase do ano: Se organizar é essencial, essencial é ser você.

Meus valores: Desafio, Comprometimento e Liberdade.

 Minha área de foco: Estudos.

Minhas palavras-chave para cada área da vida:

1 Leveza na Espiritualidade

ORAR | Preciso orar mais, conversar com Deus. Por mais que amigos sejam importantes, ninguém nos entende melhor do que o amado Papai do Céu. Ignorar isso é insanidade, para quem conhece o poder da oração, e confia que a vida está nas mãos de Deus, não na nossa própria sabedoria e inteligência. Amigos estão disponíveis quando podem ou querem, e assim segue a vida, cada um cuidando da sua! Deus está sempre a disposição, porque não chamar mais a Ele?!

2 Leveza na Saúde

CAMINHAR | Caminhar mais me deixa mais leve, meu verbo chave na área da saúde. É bom se sentir mais leve. Sem pneus na barriguinha seria melhor, mas fazer o que se a gente cozinha tão bem, tem uns horários meio loucos e tem de comer também tarde da noite. Ahhhh, até ela está com os dias contados, e essa rotina doida como comecei 2018 também. Ainda falarei mais sobre ela.

3 Leveza nos Relacionamentos

TOLERAR | Escolhi a palavra tolerar, pois para ter leveza nos relacionamentos preciso tolerar mais. Nem sempre sai tudo como planejo, realmente não entendo o universo masculino e apesar de amar meus meninos, eles muito me estressam também. Aprendi também que amar as pessoas boazinhas é fácil. Amar realmente é amar aquelas que são as chatinhas. Isso que é realmente amar. E as chatas também precisam de amor, senão ficarão sozinhas. Deus nos ama, e somos tão impossíveis. Quem somos nós para escolher quem merece ou não amor? Ninguém merece é nada, essa é a realidade.

4 Leveza no Lazer
DIY |
Projetos faça você mesmo me desconectam do mundo, me ajudam muito a relaxar, ser mais grata por tudo o que tenho, minha casa fica linda e organizada e me deixa leve e feliz. Sejam DIYs de decor, de organização, ou um exercício maluco como esse, um DIY mais reflexivo...

5 Leveza nas Finanças

GERENCIAR | Para mim essa é a palavra chave para se ter controle das finanças, saber de onde o dinheiro vem, para onde ele vai, o que se planeja fazer no futuro, quais são as prioridades. Crises acontecem em todas famílias, mas deixar tudo aos trancos e barrancos, simplesmente não dá. Queremos poupar mais, investir com mais sabedoria? Gerenciar é a palavra-chave que me deixa tranquila.

6 Leveza nos Estudos


LER | Ler é um excelente hábito para viajar sem sair do lugar, imaginar, aprender e encher a mente, o coração e a vida de coisas legais. Amo pessoas, trocar, compartilhar, conversar, mas amo também aprender na solidão e introspecção da cadeira de balanço e dos livros. Sem isso eu não sou eu, e fico estressada. Amo estudar, então, não dá para fugir do que amamos de paixão.

7 Leveza na Casa

FLUIR | Sempre haverá trabalho numa casa, louça para lavar, comida para fazer, coisas para limpar, roupas sujas no cesto, compras por fazer... Tarefas não faltam, dona de casa sabe como é. Só que a casa não pode estressar ela precisa exercer a função de servir também. Aí tem horas que precisamos deixar fluir, deixar acontecer, cada um fazer a sua parte e se não fizer (cartão vermelho) e vamos embora!

8 Leveza no Trabalho

ANTECIPAR | Com uma produção de conteúdo detalhadamente planejada, não saindo da linha e do bom sendo, soando no mínimo organizada, me sinto mais leve tanto para continuar trabalhando como para viver. Algo que suga a minha energia e me deixa aflita de perder o sono é não ter noção do que pretendo fazer e compartilhar aqui, ou como irei organizar essa produção. Fazer isso de 3 em 3 meses como foi em 2017 foi um teste. Agora a visão que consegui ter para esse ano é para me ajudar a ir com calma realmente. O projeto 52 toks dá o tom e o restante se encaixa conforme as ideias daqui e sugestões daí! Finalmente consegui organizar o meu maior "dodói"! A vida tem seus imprevistos, compromissos obrigatórios que surgem do nada, e tudo segue e caminha sem complicações.

Esse lance de PEGAR LEVE é geral, e quero que respingue mesmo nas 8 áreas da minha vida. Então o trabalho para mudar hábitos está suando a blusinha regata, só que estou me sentindo muito mais bem do que mal. Às vezes me sinto chateada por não estar escrevendo mais aqui, só que entendi que não posso fazer tudo. Não está fluindo escrever textos esse ano, não aqui para o blog. Estou reservando minha espontaneidade para o diário pessoal e outros escritos, já que os vídeos e DIYs consomem bastante tempo. Não quero escrever só para cumprir tabela. Vocês entenderão melhor quando falarei sobre esse assunto, daqui a alguns meses. Quando digo que organização não é só coisa de espaço e de casa, estou falando sério, há muito tempo. Pena que nem sempre tudo está tão claro diante de nós, porque olhamos muito mais para fora e pouco para dentro.

Espero que tenha gostado desse exercício de autoconhecimento, que pode ajudar muito você, como exemplo prático, para organizar e reorganizar sua vida! Planeje esse momento a sós com a pessoa mais importante que você precisa cuidar: você mesmo! Ouça o que o seu coração e a sua mente tem a te dizer - você, só você. Depois me conta se esse "sermão" ajudou ou não ajudou de alguma forma, quero saber! Sabe porquê? Para continuar e fazer a parte 2 dessa saga planejamento de vida - como coloquei tudo isso em prática, na rotina, na real...

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.