Vou construir, e agora?

 Está planejando construir sua casa própria? 
Confira neste post 6 passos para você planejar sua casa própria!

Na lista de sonhos dos brasileiros um dos mais importantes é conquistar a casa própria. São anos e anos a fio imaginando como cada cantinho será construído e tudo que poderá ser colocado para mobiliar o espaço mais desejado. 

vamos construir, e agora

Para alguns esses sonhos saem do papel e se tornam realidade, para outros, é mais fácil buscar por um imóvel já pronto, onde somente será necessário mobiliar e dar o acabamento na decoração da casa.

São inúmeros os anúncios de casas à venda em Curitiba, mas em contrapartida, são grandes também as ofertas de terrenos. Mas afinal, qual é a melhor opção: comprar pronta ou construir a casa?

As duas opções são válidas, porém planejar e construir um imóvel tende a ser muito mais trabalhoso, mas não menos prazeroso que comprar a casa já pronta. Tudo é uma questão de opção e, principalmente, de planejamento.

Para você que pretende colocar as mãos na obra, vamos trazer aqui informações importantes na hora de construir sua casa. Lembre-se que o planejamento é fundamental para que todas as etapas funcionem corretamente. Vamos te ajudar nessa empreitada, acompanhe aqui como construir seu imóvel!


Primeiro passo: concentre-se no projeto!


Antes de chamar um arquiteto e um engenheiro para começar a desenhar a planta da sua casa é preciso que você decida o quer que ela tenha. Estamos falando de imaginar o que de fato você precisa! Um ou dois quartos, uma cozinha ampla, dois banheiros. Tudo que você imagina que sua casa precisa ter para que você se sinta confortável nela.

Diferente de procurar um dos apartamentos à venda em Curitiba, construir um projeto é modelar sua casa da melhor madeira que te agrada, que atenda todas as suas necessidades. Por exemplo, uma cozinha maior pode ser mais interessante que uma sala de jantar. Este é o momento das decisões do que você precisa no dia a dia para se sentir bem.

Você pode analisar os perfis de casa que estão sendo construída através de uma lista de imóveis em Curitiba. Olhar outras construções residenciais pode te ajudar nesse momento a definir o que a casa precisa ter.

É importante lembrar que essa é uma decisão a longo prazo, então se você ainda não tem filhos, mas pretende ter no futuro, pense ambientes em que as crianças possam se adaptar e, principalmente, alguns quartos a mais, para evitar problemas no futuro.


Segundo passo: quanto custa o projeto


Depois de definir as necessidades é hora de pensar no bolso! Quanto você poderá gastar para construir a casa e de que maneira esse dinheiro será disponibilizado. É o momento de buscar as opções financeiras.

Se você já fez uma boa reserva de dinheiro isso será ótimo, pois as negociações com pagamento à vista tendem a render bons descontos. Porém, todos sabemos que nem sempre isso é possível, então pense nas linhas de financiamento.

Faça pesquisas junto ao banco ou com cartas de crédito para viabilizar o pagamento da obra. Cuidado para não assumir dívidas maiores do que você possa pagar. É preciso fazer com que seu sonho caiba no seu bolso.



Terceiro passo: a hora do orçamento


Busque empresas especializadas na construção de imóveis e faça a planta da casa com um arquiteto e um engenheiro. Comece a desenhar a sua casa e busque os melhores orçamentos com empresas que atendam as suas necessidades.

A pesquisa e a negociação são fundamentais na hora de fechar o negócio. Não se precipite com as promessas de preço baixo e da realização do seu sonho garantida. É preciso buscar referências e analisar os imóveis já construídos por essas empresas para evitar prejuízos futuros. 


Quarto passo: fechar negócio


Se tudo estiver de acordo entre você e a construtora escolhida é hora de fechar o negócio e concretizar seus sonhos. Não esqueça de se programar financeiramente para pagar pela obra, manter as contas em dia e, se possível, ainda tente fazer uma reserva financeira.

Ao final da obra você precisa mobiliar sua casa para morar dentro dela. Como realizar seu sonho e depois não poder usufruir dele? É por isso que você precisa manter uma organização financeira. 


Quinto passo: fique de olho na obra


Não tire os olhos da construção! Faça visitas periódicas para saber se tudo esta funcionado corretamente e se o cronograma está sendo cumprido à risca. Caso as obras se atrasem busque sempre a explicação dos responsáveis. Uma obra sem comando tende a se perder no tempo o que aumenta o custo do projeto no final.

Algumas mudanças podem acontecer durante a execução da obra, mas busque que a estrutura inicial seja mantida e evite economizar com os materiais essenciais. Lembre-se que tudo que não for bem-feito na construção inicial gera custos ao final da obra e a longo prazo.


Sexto passo: é hora de entregar


Ao final da construção é preciso que os engenheiros e arquitetos façam a entrega da obra sem faltar nenhum detalhe. Tudo que fica para depois nem sempre é finalizado, faz parte do velho ditado: “o temporário permanente”.

Com a obra finalizada e a casa toda limpa dos restos de construção é a hora de pegar as chaves e começar a moldar sua estrutura com o seu sonho de casa. Comece a decorar e mobiliar a casa para logo poder enfim viver no seu novo lar.


Em linhas gerais, para construir sua casa esse é o foco que você irá tomar desde a concepção do projeto até o final. Lembre-se que quanto maior a casa que você sonhou em construir, mais dinheiro você precisará para realizar seus planos. Isso não impede que seu sonho saia do papel, só precisa que você tenha uma organização financeira bastante rígida e, principalmente, que tudo seja muito bem planejado desde o princípio da obra.

Gostou dessas dicas para construir seu próprio imóvel? Que tal compartilhar este artigo com os seus amigos através das suas redes sociais? Compartilhe seus sonhos e mostre a sua rede de amigos que todos podem fazer conquistar a casa própria do jeito que sempre imaginaram!

Este artigo é uma parceria no estilo Guest Post!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.