Reflexões sobre Espiritualidade da Cruz

| Checklist Criativo com perguntas e respostas acerca do tema Espiritualidade, a saber, a Espiritualidade da Cruz!

Espiritualidade

Este ano conforme anunciei no post que introduziu a Linha Editorial de 2019 no blog e no canal TE, comentei que faria big posts sobre cada uma das áreas da roda da vida. Já rolaram muitos posts afins aqui no blog, nessa saga de 8 anos de produção de conteúdo, e aqui neste post, além de trazer um checklist criativo de cada área, irei relacionar os principais posts afins com o tema do período. Será uma espécie de post referência aqui no blog, com uma cara Retrô e também Moderna - com os meus aprendizados sobre o tema. Como a Edel vê a palavra ESPIRITUALIDADE esclarecida na sua vida não é o mais importante aqui, mas fazer você refletir sobre, sim, e construir as suas próprias respostas. Cada item expõe exemplos, sugestões, reflexões. Até para mim mesma. Comentem o que acharam e o que gostariam de ver aqui em especial sobre o tema, que talvez ainda não tenha sido abordado até então. Espero que possamos refletir e aprender bastante juntos!


 1 | O que conhecemos por espiritualidade?

A base de qualquer espiritualidade é se conectar com algo maior do que nós mesmos na busca de paz interior, bem estar, felicidade e sentido para a vida. Alguns nomeiam esse algo maior de força superior, Universo, Deus e em resumo é de algum deus com nomes diversos que estamos falando nesse ponto. Como esse texto terá a ver com minha vida, vou tratar de uma espiritualidade sob o meu ponto de vista, que é a Espiritualidade da Cruz, e do meu Deus, que é Triúno Pai, Filho e Espírito Santo.

2 | Por que falar sobre espiritualidade num blog de organização?

Porque ela faz parte de uma das áreas da vida, e abordo o conceito organização sob essa perspectiva mais ampla. Todas áreas precisam estar em sintonia e andando juntas. A espiritualidade na vida é como a oferta na mordomia cristã, uma parte de um todo muito mais amplo e abrangente. 

Mordomia Cristã é um processo educativo de administrar tudo o que Deus nos confiou - a vida, o corpo e a mente, o tempo, os talentos, os bens e o Evangelho. O cristão, como fiel mordomo de Deus, reconhece que não pode administrar o tempo, mas pode administrar a si mesmo em relação ao tempo. E a organização na vida é muito tudo isso: administrar a si mesmo! 

É fazer escolhas, definir prioridades, viver conforme seus valores, pois tudo o que a gente faz na vida tem a ver com isso. Ignorar o que somos é loucura! Ser o que somos é coerência, autenticidade, personalidade e tudo isso é organização!

3 | A espiritualidade na minha vida

Eu poderia aqui neste ponto descrever muitas coisas, contar muitas histórias, mas creio que a mais importante, e a essencial é a de que aprendi desde cedo com minha mãe a orar ao nosso Pai de Amor. É um aprendizado para vida, pois entregar tudo nas mãos Dele, e confiar é uma grande entrega. É uma conexão das mais importantes, e sempre soube e vivenciei esse papo reto com Deus, sem necessidade de intermediários, com total facilidade. Ele sempre esteve comigo, e senti sua presença no decorrer do meu caminho. No entanto, também já tive alguns momentos de crise com ele - na verdade comigo - mas nas minhas interessantes ideias sobrava para todo mundo. Também aprendi a continuar buscando crescimento espiritual, conhecimento sobre essas verdades tão óbvias da fé, mas que por alguma razão, por muitas vezes não fazer diferença e não ser uma escolha. Sempre fui muito curiosa em conhecer mais e mais sobre a Espiritualidade Cristã.


4 | Já buscou formas alternativas de espiritualidade?

Talvez, se isso pode ser considerado formas alternativas de espiritualidade. Já orei para anjos, fiz simpatias (para Santo Antônio), e quase comecei a me conectar mais a astrologia do que com o meu Deus, num momento em que parecia que nada estava funcionando direito e meus pedidos não estavam sendo atendidos. Só que chegou num ponto que percebi que talvez não fosse por aí o caminho, e de que a oração fácil e poderosa deveria continuar era fazendo para Deus. Assim, voltei, com paciência e no tempo certo, ele me respondeu. E sempre foi nele que busquei as mais diversas respostas.

Reflexões sobre Espiritualidade da Cruz


5 | O que é a Espiritualidade da Cruz?

Existem dois tipos de Espiritualidade: da Glória e da Cruz. A Espiritualidade da Glória tem diferentes enfoques, que podem ser moralismo - seguir leis morais para alcançar os ideais espirituais, da especulação - buscar pelo conhecimento encontrar a verdade e o saber supremo, e do misticismo, que é pelas experiências místicas que envolvem o emocional do ser humano, tornar-se um pequeno deus de si mesmo ou o próprio deus.

A Espiritualidade da Cruz é diferente, pois reconhece em primeiro lugar que jamais o ser humano imperfeito pode chegar a perfeição. Qualquer tentativa que ele faça, seja perfeição moral, de entendimento supremo, ou de experiência mística, ele definitivamente não conseguirá, pois perfeição não existe. É louvável desejar fazer boas obras, tentar ser melhor a cada dia, mas se for para ganhar alguns pontinhos com Deus, tudo não passará de uma busca que acabará em vazio e frustração. Viver a espiritualidade sem crença religiosa é possível, mas em algum momento se torna vazia, e faltará algo.

A Espiritualidade da Cruz foca no Evangelho, na obra de Cristo, que cumpriu a lei moral em nosso lugar, tem todo o conhecimento e realmente ressuscitou por nós. Tudo é obra de Deus, nos basta crer. É ele quem se torna um conosco em Jesus Cristo, é ele quem revela a si mesmo pela sua palavra, é ele quem perdoa nossa conduta, e em Cristo, vive a vida perfeita por nós. Isso parece loucura ao ser humano, por isso a Espiritualidade da Cruz é centrada no que Deus faz, e o viver a espiritualidade é reconhecer essa obra de Deus, o que ele realizou na cruz por nós e continua a realizar na vida das pessoas. 
 
6 | A vida cristã é tribulação

Reconhecer que preciso sim, buscar viver da melhor maneira as vocações que Deus colocou na minha vida, isso sim, é viver a minha espiritualidade na prática. O fato de "viver na igreja" e/ou ser cristã não me torna melhor ou mais merecedora de qualquer graça. Proclamando a palavra de Deus, mesmo que eu também erre.

A vida cristã é tribulação. É reconhecer nossa imperfeição humana. Depressão, ansiedade, bagunça, desobediência, doenças, hipocrisia, autoritarismo, preconceito, partidarismo, tudo isso assola cristãos e não cristãos. Assim como a chuva e o sol, bênçãos incríveis e uma estação sob a outra vem para todos.Tudo pode acontecer para todo mundo!

Se falarmos em igreja cristã da história, temos bons motivos para nos revoltar. Culturalmente falando, houveram épocas críticas. Inquisição, cruzadas, colonialismo, imposição de religião, falcatruas, alienação, é delicado hoje em dia se denominar cristã, evangélica, luterana - diante de tantas vertentes e manchas do passado registradas na linha do tempo. Não somente de um passado distante, mas motivos para se revoltar continuam existindo ainda hoje.

Às vezes não estamos bem resolvidos com nossa própria fé, e isso dói reconhecer mais do que qualquer imperfeição que se tenha. Se tem algo que nos mantém firmes, é não fugirmos de Deus e permitir que ele possa continuar fortalecendo nossa fé. Fugir dele faz a gente se acostumar com o distanciamento, e pensar que está tudo bem. É tudo questão de rotina e hábito. Deus já fez tudo por mim. Não há nada que eu possa fazer pela minha vida espiritual que ele já não tenha feito. Mas por causa da minha natureza pecaminosa posso chutar o balde e renegar a obra de Cristo por mim, nos momentos em que a fé está oscilando para baixo.

Posso ter boas ações, seguir as leis morais que ele colocou no meu coração, posso estudar e buscar conhecimento sobre a minha própria espiritualidade, posso me sensibilizar e emocionar com a música cristã contemporânea, mas na vida prática, é viver e trabalhar, e deixar Deus ser Deus. Contemplar mais o sagrado sem julgamentos. Parar de questionar o inquestionável. Viver a vida que ele me dá para viver, com gratidão em meu coração.

7 | Como viver a espiritualidade da cruz na prática? 

  • Viver as vocações (trabalho - ocupação) para as quais fui chamada por Deus, no dia a dia: esposa, mãe, dona de casa, amiga, filha, profissional e em trabalhos voluntários, que sirvam de alguma forma outras pessoas.
  • Criar momento de meditação diários - mesclados com oração e palavra de Deus. Quem sabe ouvir uma mensagem devocional da Hora Luterana.
  • Aprender mais sobre ensinamentos práticos solicitando gratuitamente os livretos ou um Curso Online da Hora Luterana.
  • Ouvir músicas cristãs da rádio Cristo para Todos.
  • Repassar aos meus filhos o amor de Deus, e ensina-los a se comunicarem diretamente com ele também, em total entrega e confiança.
  • Participar de uma igreja cristã que pregue Lei e Evangelho conforme as Escrituras.
  • Receber a Palavra de Deus e o Sacramento da Santa Ceia - as dádivas de Deus para fortalecimento da minha fé.
  • Louvar a Deus com meus talentos.
  • Refletir nas orações, na liturgia, na pregação, nos cânticos, estar presente de corpo e mente durante o culto.
  • Auxiliar nos projetos da igreja voluntariamente dentro dos meus dons e vocações.
  • Proclamar o Evangelho de Cristo sempre que tiver oportunidade, mesmo sendo imperfeita e tropeçando nas palavras.

Pulseira Evangelística que conta o plano da salvação


8 | Que práticas você tem de espiritualidade? 

  • Leitura e meditação na Palavra de Deus.
  • Orações, quando vou dormir, quando acordo, e muitas vezes noutros momentos do dia, nem que sejam aquelas orações flecha - obrigada Senhor por mais um dia!e também antes das refeições, agradecendo a Deus pelo alimento e pela comunhão a mesa.
  • Participo do culto na minha congregação, que é uma oportunidade de recebermos a Comunhão - Santa Ceia, e também de nos fortalecermos com a Palavra de Deus, pregada e anunciada, do começo ao final da liturgia. A igreja luterana é tradicional nesses métodos, e bem organizada nesse sentido, com etapas claras e bem definidos, cheias de um significado especial.
  • Esse buscar conjunto pela Palavra nos fortalece no dia a dia, pois a espiritualidade cristã luterana não se limita ao templo. É estendida nas vocações que fazem parte da vida de cada um - cuidar do seu bebê, cuidar da sua casa, cuidar da sua família, realizar um trabalho voluntário, exercer sua profissão. É no dia a dia que se vive os frutos da fé, e nos desafios da convivência com o próximo, seja ele quem for e aparecer do nosso lado. É lá que buscamos expandir nossa consciência quanto aos assuntos da fé cristã.

9 | Que livros sobre espiritualidade cristã você recomenda?

A base da doutrina cristã está expressa na Bíblia Sagrada, mas existe um livro que esclarece muitos aspectos dessa doutrina que é o Sumário da Doutrina Cristã. Eu tinha muitas dúvidas (mmmmmmuitas mesmo), queria saber se o que está Bíblia Sagrada é realmente verdade diante de tantos outros livros sagrados, de onde surgiu o “capeta”, onde é o céu, onde é o inferno, se tudo isso existe mesmo, o que acontece depois da morte, por que tem toda essa liturgia sagrada acerca das coisas de Deus, ufa, muitas coisas mesmo. O livro a Espiritualidade da Cruz, cuja tradução foi lançada no Brasil e 2014, foi a chave para entender de uma forma mais simples e clara sobre a espiritualidade da cruz. 
 
    -     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -     -    

Estou ensaiando há muito tempo o que escrever e/ou como falar sobre minha própria espiritualidade. Parece um tema delicado, que envolve um pouco de Teologia (o que me estremece e bloqueia), mas muito mais de Evangelho, e isso cada um sabe levar do seu jeitinho. Porém se entendermos o significado do viver a espiritualidade - o próprio trabalho que busca fazer a diferença na vida de alguém - é uma prática espiritual. Então tudo aqui é para você, para te ajudar de alguma forma, sem desejos egoístas, mas com um sentimento de que faz muito bem para mim, e busca despertar reflexões legais também para você! Sigamos em frente nessa vocação, e com esses ensaios!

 

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.