Reflexões sobre Finanças

| A vida financeira é uma área da nossa vida que se não está bem organizada, pode nos dar sérias dores de cabeça. Nenhum sonho se realiza sem investimento, e de quebra, sem dinheiro, propriamente falando.

Reflexões sobre Finanças


1 Conceito

A vida financeira é uma área da nossa vida que se não está bem organizada, pode nos dar sérias dores de cabeça. Nenhum sonho se realiza sem investimento, e de quebra, sem dinheiro, propriamente falando. Sim, há muitas coisas nessa vida que são de graça, é importante dar valor a elas, claro, e inclusive, é uma forma de poupar dinheiro, e não querer viver além do padrão que escolhemos viver.

Porém a área financeira requer atenção e cuidados organizados! Começando por esclarecer como está nossa vida financeira, o que desejamos fazer de curto a longo prazo, e encontrar estratégias para ter mais controle das nossas finanças. Assim como em todas as áreas, são bons hábitos, que se ainda não temos, precisamos nos agilizar para adquirir.

Não tenho dúvidas de que o dinheiro como nós o conhecemos hoje, em pouco tempo mudará. A tecnologia transformará esse formato financeiro cada vez mais, só que por mais automatizado que tudo ficará, precisamos nos educar financeiramente para essas mudanças, e para ter essa autoanálise, gestão e controle sempre bem afinados. Nossas atitudes na vida financeira não serão automatizadas num futuro próximo, pois não somos robôs. O que fazemos com o dinheiro, somos nós que decidimos.


2 Palavras chave para buscar mais


Para você qual destas palavras é mais importante? Se pudesse escolher somente 3, quais escolheria? Talvez suas palavras-chave não estejam entre estas, sejam outras. Ter claro o que é importante para nortear nossas escolas na vida financeira é essencial para vivermos os valores certos na nossa vida, que fazem sentido para nós. Ter claro o que cada um significa também!

Investimento
Independência
Segurança
Realização
Abundância
Patrimônio
Estabilidade
Progresso
Poder
Sustentabilidade


3 A minha palavra-chave atual


Sustentabilidade é a palavra que me norteia. Viver bem, num padrão de vida simples, onde se gasta menos do que se ganha e ainda se investe no futuro, sem mergulhar em loucas e impulsivas dívidas. É investir nas prioridades de vida. Crescer sem prejuízos, com manutenção constante, com consciência. Sustentável é algo que pode ser sustentado. Isso vale tanto para a Vida Financeira Pessoal, como também para a Vida Financeira do Negócio, afinal, sabemos que é fundamental não misturar Finanças de Pessoa Física e Jurídica, senão nosso retrato financeiro é totalmente furado.


4 Aprendizados para a vida


Orçamento, Planejamento, e Controle acredito que são as palavras-chave para uma vida financeira organizada. Com essa base bem estruturada, realizando uma gestão atualizada e eficiente, é possível avançarmos nos próximos níveis, a saber, ter dinheiro para investir no futuro e nas nossas prioridades de vida, hoje ou no curto prazo. Poupar é a consequência, se é que me entendem!

Algumas perguntas mágicas também, para não extrapolarmos no nosso orçamento, que fazemos desde que começamos a cuidar das nossas próprias finanças, quando nos tornamos independentes financeiramente de nosso pais é:

  • Preciso disso?
  • É essencial?
  • Não posso esperar mais?
  • Não dá para deixar para o próximo mês?


Muitas compras deixam de ser feitas, quando nos conscientizamos do nosso orçamento, do que é prioridade e deve vir em primeiro lugar, sem redundâncias. Sei que você pode estar pensando, "Ah, Edel, mas isso que você está falando é tão básico! Quem não sabe disso?" É exatamente esse o x da questão. Muitas vezes sabemos e não praticamos. É realizando o óbvio com excelência primeiro, que podemos realizar o extraordinário, que mora lá nos nossos sonhos.

 

Comece a se organizar assistindo a maratona de TOKFLIX DA EDEL:

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.