Como foi a 6ª Conferência Personal Organizer Brasil 2019?

| Um resumo da #pob2019 com um olhar criativo e bem-humorado, de quem viveu os dois lados - de conferencista (foi bom demais!) e o dos bastidores (como Embaixadora POB Sul)! Grandes aprendizados! Confira meu vlog by Edel, e se gostou deste estilo de post, deixa um comentário aqui no blog!
Eu na POB 2019

Quando comecei a refletir sobre o que escrever ou gravar sobre a Conferência Personal Organizer Brasil 2019, simplesmente fiquei perdida entre tantas informações em forma de vídeos, imagens e anotações que havia reunido aqui na minha frente. Desta vez vivi os dois lados, o de quem é conferencista, e o lado dos bastidores, e só posso dizer que foi um grande aprendizado. Já descrevi as conferências que participei em 2015, 2016 e 2017 como emocionantes, inesquecíveis, memoráveis, e elas sempre o são!

# MUDANÇAS PARA MELHOR


Agora não é todo ano que você recebe a honra de um convite tão especial como o de representar o maior evento de organização da América Latina na sua região (SUL, no meu caso). Encerro essa fase de 2019 com muito orgulho do nosso evento, pois é isso que ele é: nós fazemos ele ser o que queremos que ele seja! A intenção em 2019 era que ele trouxesse mudanças, e isso aconteceu.

Mais interação entre organização e conferencistas, um atendimento diferenciado, mais vip. Com o apoio do time de embaixadoras reunidas com a galera nos grupos do WhatsApp, tirando dúvidas, motivando e proporcionando o melhor atendimento possível a todos que tem interesse em conhecer mais sobre a POB. É tão bom termos esse acesso direto, que num evento desse porte somente realmente delegando funções para se tornar realidade!

Também aconteceram lives com alguns expositores nas semanas que antecederam ao evento para proporcionar um contato mais direto com o público que acompanha o canal da Conferência Personal Organizer Brasil no Instagram. Foi um momento ímpar de conhecer mais sobre as empresas parceiras, e as novidades que estariam na feira, de primeira mão!

A feira aumentou muito este ano, com estandes amplos que puderam atender muito melhor ao público que visitava, tanto Personal Organizers que estavam na Conferência POB como o público em geral que participava do Organiza Brasil. Muitas novidades em produtos organizadores, e também novos parceiros e expositores participaram da Feira nesta 6ª Edição da POB (da Feira é a 4ª Edição).

# CONTEÚDO ÍMPAR

Resumir o que assistimos na POB de palestras, workshops, oficinas e paineis em uma única palavra é loucura, mas ímpar talvez seja um boa alternativa. Não conseguir absorver tudo, e estar presente sempre na plenária, mas o que pude assistir, foi uma das melhores conferências nesse sentido. O mercado da organização está crescendo, os profissionais estão ficando cada vez mais exigentes, e na POB eles buscam mais, muito mais.

O nível dos conteúdos precisa acompanhar o crescimento do mercado! Profissionais de Organização precisam estar antenados do que está acontecendo e do que vem por aí, e especialmente, de como melhorar o gerenciamento do seu próprio negócio, afinal, são empreendedores! A curadoria fez um brilhante trabalho nesse sentido, realmente com foco em negócios.

"Onde devo estar presente?" A dúvida entre curtir a Feira Organiza Brasil, que este ano estava imensa!, e permanecer na plenária onde estavam acontecendo as palestras foi cruel, há os que escolheram um ou outro. Eu tentei priorizar os conteúdos desta vez, pois eram super atrativos!

As oficinas simultâneas foi uma inovação que eu adorei, a plenária ficava em absoluto silêncio! Cada palestrante seguia com seu conteúdo e nós o ouvíamos sintonizando no canal em que ele falava. Coisas de tecnologia, muito legal! No primeiro dia não funcionou, então teve de acontecer em salas separadas, mas no segundo dia, deu super certo! É um pouco estranho para quem ouve e quem fala, e também as reações precisam ser mais sutis, as palmas com gestos, mas é muito interessante para aproveitar melhor o tempo e disponibilizar mais conteúdos de qualidade para quem está no evento!

# ORGANIZAÇÃO REAL

Ilusoriamente pensamos que teremos a experiência perfeita, afinal, é um evento de organização, tudo tem de estar impecável! Só que aí acontecem os voos perdidos, voos cancelados, voos atrasados, esses momentos nos angustiam, bem sei como é.

Já chegamos em SP tensas e cansadas. Cansaço por sair tão fora da rotina, por mergulhar numa rotina intensa de programações incríveis que não sabemos quase escolher em que lugar desejamos estar! Gostaríamos de estar na Conferência e na Feira ao mesmo tempo, e ainda tomando um cafezinho com aquela amiga distante que você só encontra na POB, e 10 minutos é pouco tempo para colocar o papo em dia! São tantas emoções... realmente.

Existem duas lições que a POB nos traz e podemos aprender para a vida: primeira - organização não é perfeição, segunda - não existe organização sem um pouco de caos. Organizar é trazer soluções para os imprevistos que acontecem, e ninguém está livre deles. Desesperar é insano, reclamar é extremamente chato, agora aprender e fazer melhor da próxima vez é organização e sabedoria.

Existem exceções e perfeccionismo extremo? Pode até ser que sim, mas a perfeição traz seu preço, e nem sempre é o valor que estamos dispostos a pagar. A vida real é imprevisível, por mais bem traçado que esteja o plano. A improvisação é a beleza da vida - só improvisa quem sabe e é top sobre o tema do improviso. A vida é um improviso diário, por mais bem planejada que esteja nossa rotina!

Como muito bem descreveu Alice Santos, quando palestrou sobre Organização e Criatividade: "Organização não é ausência do caos, mas conviver e aprender com ele."

Assim, uma lição que podemos aprender com a POB é "vamos brincar mais e reclamar menos", pois a vida se torna muito mais leve, divertida e organizada!

Quero me lembrar da POB 2019 com bom humor e criatividade, pois gente, nosso querido mestre de cerimônias Thiago Fortes arrancou diversas palmas e sorrisos da plateia, não foi? Atire a primeira pedra quem não adorou essa mudança, mesmo amando de paixão a performance da Cristiane Belfiore que tinha o bastão (microfone) na mão nos anos anteriores?

Um resumo bem humorado e criativo, é assim que deve ser! Ao menos aqui no blog e canal Transformando Espaços!

# CONEXÃO

Como pode haver conexão entre um público com mais de 1.300 pessoas? Realmente não conseguimos nos conectar com 1.300 pessoas, mas sim com aquelas que mais nos identificamos - e se deixamos a vergonha de lado, e vamos até elas, como nós bem aconselhamos antes da conferência nos grupos da POB e nas redes sociais.

Ninguém é de cristal que vai quebrar se você der um abraço mais apertado, e somos todos acessíveis. Quando é nossa primeira vez, até podemos nos sentir mais intimidados, mas é preciso quebrar essas barreiras, e só nós mesmos para fazermos isso! Todos temos nossas inspirações, e transmitir isso a elas, só fortalece nossos vínculos! Um aprendizado incrível que a palestrante Regina Lark nos trouxe foi exatamente esse "Desenvolva amizades verdadeiras com outras Personal Organizers". Só assim teremos parcerias de sucesso!

Já encarei a POB com um olhar mais romântico, apaixonado, emocionado, mas desta vez fui com um olhar mais maduro e profissional. Afinal na vida não há só amores, existem os dissabores também. Empreender é desafiador, não é brincadeira.

O evento encerrou com a palestra da Erika Guarnieri, ma-ra-vi-lho-sa! Foi emocionante, a primeira vista achei que estava entrando numa balada, numa coisa meio louca, pensei "cara, isso não tem a ver comigo, prefiro assistir a palestra sentadinha, quietinha..." Mas já fiquei curiosa pelo que ela diria, amei ela começar com música, amei cada palavra que ela compartilhou conosco, do fundo do coração. Precisávamos ouvir aquilo, mesmo! Finalizamos o evento com chave de ouro! Se você não tem o bom hábito de ficar até o final, reveja seus conceitos... não vou nem contar como ele encerrou, vocês terão de ver o vídeo para saber!

Que tudo o que ouvimos, registramos e aprendemos, seja colocado em ação em nossa vida e no nosso trabalho. Assim estaremos construindo uma trajetória de sucesso! Lembremo-nos de que não é preciso estar contando nossas histórias nos palcos da POB (ele nem suporta todas nós!) para sermos um case de sucesso. Basta ser. Já somos. Depende exclusivamente do que temos em nossa vida por conceito de sucesso!

Nota: A Embaixadora de Honra Kalinka Carvalho em todas as edições faz um relatório completo no seu blog sobre o que aconteceu no evento. Para não ficar repetindo, deixo o link dela no meu post! Quando sair, atualizo aqui!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.