A casa e o GTD: essa conexão é possível?

dezembro 03, 2019
| Vamos identificar como os conceitos do fluxograma de trabalho do GTD podem ser aplicados no contexto casa, tornado nosso trabalho muito mais produtivo e organizado!


Quando comecei a ler o livro A Arte de Fazer Acontecer, chamou a minha atenção o conceito de Trabalho do David Allen, imediatamente pensei que era a coisa mais sábia do universo aplicar esse método no contexto Casa. Por isso nem cheguei a estudar outro método, confesso meu pecado, pois ele já solucionou todos os meus problemas! A partir daí tomei coragem de organizar efetivamente minha vida, aperfeiçoando a organização da minha casa para um outro nível. O texto de hoje é parecido com aquele Colocando as pessoas em nosso Sistema GTD, e o foco de cada etapa não são os relacionamentos, mas elementos do nosso contexto de casa!

Considero o termo "trabalho" em seu sentido mais universal, como qualquer coisa que você deseja ou precisa que seja diferente da forma que é atualmente. DAVID ALLEN

Para o autor, trabalho é tanto escrever um livro, como cuidar do jardim, tudo é trabalho! Num mundo moderno onde ainda se vincula o trabalho ao contexto empresarial (emprego) ou empreendedor (negócios), e menospreza as tarefas domésticas, ler isso num livro tido como modelo de produtividade para gestores e executivos é... no mínimo apaixonante.


Já escrevi um pouco aqui no blog sobre a casa e o GTD quando abordei o assunto de Plano de Organização e Decor segundo o método GTD. O método de organização Transformando Espaços, que fui estruturando nos últimos anos, tem muito a ver com essas técnicas também, e é um resultado desses estudos e aplicações práticas! Mas agora chega de introdução e vamos responder enfim: como essa conexão é possível!?



A casa e o GTD: essa conexão é possível?



Caixa de Entrada

A caixa de entrada funciona em casa como uma área de transferência de coisas que precisam ser esclarecidas e colocadas no lugar certo. Então, cada membro da família pode ter esse seu "cantinho da bagunça", para esclarecer depois (logo!), ou ter um cantinho de uso comum, para todos. Aqui temos uma mesa no hall de entrada com essa função. A mesa central da cozinha também acumula essa função, bem como tento espalhar a prática para os offices (o meu ok, mas o do meu marido está em processo de esclarecimento). Um caixa de entrada na mesa de trabalho é o ideal. Os meninos ainda não senti essa necessidade. Eles tem a agenda da escola, que precisam esclarecer comigo ou com meu marido, então, essa eles cuidam direitinho. É um a forma de aprender! A mesa na entrada/saída de casa é legal também para deixar lembretes importantes de coisas que precisamos levar ao sair de casa, e onde deixamos o que trazemos de fora, quando saímos.

Lixo

Se a casa tem offices, com certeza tem lixeiras. A cozinha geralmente também tem uma lixeira de para itens de Coleta Seletiva e a do Lixo orgânico, que pode ir parar horta, como é aqui em casa, ou não. No banheiro também tem as lixeiras específicas, e na área externa pode ser organizado um cantinho para os recicláveis, numa lixeira maior. O cantinho do desapego, se sua casa tiver um, também pode entrar aqui nessa categoria, com os itens de doação e específicos (medicamentos, eletroeletrônicos, etc).

Algum dia/talvez

Você também tem aí na sua casa uma lista de projetos DIY (faça você mesmo) para desenvolver, reformas para fazer, manutenções para planejar? Centralizar isso é legal, até para ver a quantidade de projetos que você planeja realizar, será que é tudo isso? Se assustou? Que tal avaliar melhor? Foi o que fiz no meu Studio da Blogueira. Reduzi drasticamente! Os alunos do curso Organização do Lar viram a transformação que rolou e eu contei numa das nossas aulas! As  áreas de armazenamento de itens sazonais - quando recebemos visitas, ventiladores e aquecedores, também podem entrar nessa categoria Algum dia/talvez, e serem armazenadas num lugar mais distante, não de tão fácil acesso.

Referência

De referência em casa nós temos: Arquivos do Lar - corrente, intermediário e permanente (ou histórico). Arquivo Fotográfico. Coleção de livros e revistas. Coleção de receitas. Foram algumas que listei rapidamente aqui, e de acordo com a sua casa, talvez tenham outras. È tudo o que guardamos para consulta em algum conhecimento específico, projeto, ou atividade que precisamos realizar. Nossa casa é cheia de referências que contam o que a gente faz e é!

Projetos

Projetos para casa podemos traduzir por Planos de Melhoria que se tem para casa, sejam pequenas repaginadas, reformas grandes ou manutenções médias. Planos identificados e listados nos Arquivos de Trabalho específicos do lar. As Rotinas do Lar e seus projetos específicos são como muitas peças na mão de um malabarista, ou uma orquestra na mão do maestro, para orquestrar! E aí vai de cada "Dona de casa" fazer cada coisa acontecer conforme necessário. Não exatamente executar mas garantir que seja feito.

Faça já

Muitas baguncinhas poderiam ser evitadas se fôssemos mais pró-ativos com relação a elas. Por exemplo: o passeio organizado sugere a gente passar pelos ambientes da casa e devolver cada coisa ao seu lugar, aquelas coisinhas que ficam fora e deixamos para depois. Se fizermos isso uma vez por dia, ou de dois em dois dias, ou uma vez por semana que seja (se for uma casa mais bem resolvida, rs...), a casa estará em ordem em questão de poucos minutos. Outro exemplo é na hora de cozinhar: se cada coisa fica no seu lugar, no momento de trabalhar na cozinha tudo sai do lugar, mas a medida que vai sendo utilizado e cumprindo sua função, pode ser limpo e voltar para sua "casinha". Entulhar a pia de louça e utensílios sujos, é loucura. Felicidade é poder usar, já limpar e devolver ao lugar certo. Assim não tem cozinha bagunçada nem na hora das melhores produções culinárias! Cozinha em ação não é caos, depois das tarefas ok, a cozinha estará ok também! Isso é muito óbvio, e é nessas pequenas coisas e situações que aprendemos a organizar as grandes.


Delegue

Se todos no lar tem suas atribuições e responsabilidades bem claras e definidas, não sobrecarrega uma pessoa só! Para não se estressar e ficar pedindo, relembrando, e falando sempre de novo, vale a pena ter aquela listinha "aguardando resposta" ou "em espera" para todas as tarefas delegadas, e não perder elas de vista! Se você tem a sua lista, mas seu marido não, ou vice-versa, crie uma listinha para ele/ela! Assim você ensina o outro a acompanhar melhor suas próprias tarefas, e não precisa sempre ficar "bancando a chata/o chato". Para os filhos também e uma super ideia! Lembrando que ensinar é uma coleção de atos de paciência...

Agende no calendário numa data específica

Se você tem tarefas relacionadas a casa com data e hora específica para realizar, elas vão para sua agenda! Sim! Afinal é uma tarefa, não precisa criar um esquema todo especial para casa, ela precisa integrar sua vida! Seja buscar os edredons na lavanderia dia x, levar os itens para doação no brechó y, acertar os pagamentos com a pessoa Z que fez algum serviço mensal em casa para você. Pagar a conta de água, de luz, o aluguel, entre outras atividades também são tarefas que tem a ver com a casa.
Se temos em casa um dia da semana específico para lavação de roupas, limpeza da casa, saídas na rua (compras no supermercado, açougue, feira, farmácia, e outras), preparo de refeições da semana, isso já facilita bastante a vida também no dia a dia - sabemos o que precisa ser feito. São tarefas que podem ser organizadas dessa forma!

Registre na lista de tarefas ou próximas ações (lista guia).
Quando eu limpo a casa semanalmente, identifico milhares de coisinhas para fazer, sempre tem! Não dou conta de fazer tudo num dia só (nem tenho essa expectativa!), ainda mais quando invento de mudar alguma coisa aqui, ou melhorar outra ali. Então essas tarefas, sejam de reforma, organização ou limpeza que identifiquei vão para minhas Lista de Ações | CASA. Limpar a sapateira dos meninos, limpar a geladeira, organizar os materiais de limpeza, organizar o guarda-roupa dos meninos (quando mudam as estações, e as peças começam a faltar e/ou não servir mais), por exemplo. Num próximo dia, quando estou animada e com energia para fazer isso, nesse modo | CASA, aí resolvo as pendências com todo foco que a casa merece, sem consumir todo o meu tempo.

É aí, gostaram da viagem organizada pela casa baseada nos conceitos do GTD? Ele pode ser mais simples do que a gente imagina, se você não conhece, vale a pena ler A Arte de Fazer Acontecer! Depois é só FAZER ACONTECER! Amo fazer esses links e conexões criativas! É assim que eu aprendo e tento ensinar da forma mais prática e simples possível para os meus alunos também! Se você quer conhecer o meu método de organização Transformando Espaços, espia mais aqui, e embarca comigo na aventura Organização do Lar!

-   -   -   -  -  -   -   -

Quer receber meus vídeos semanais com dicas de organização? Então... INSCREVA-SE NO CANAL TE! Comente que dicas você deseja receber em próximos vídeos!

Toks diários de organização no Instagram Organização Pessoal Venha interagir comigo por lá!

Quer aprender a organizar sua casa e sua vida comigo, e viver uma vida mais leve e feliz? Então venha conhecer o meu curso online! ORGANIZAÇÃO DO LAR

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.