Reflexões sobre Trabalho

| Trabalho é algo que você faz em busca de resultados. Não é estar em determinado lugar, cumprindo horários na agenda, mas é o que você realiza nesse tempo, que não se limita ou restringe a lugares.
Reflexoes sobre Trabalho

1 Conceito


Trabalho é algo que você faz em busca de resultados. Não é estar em determinado lugar, cumprindo horários na agenda, mas é o que você realiza nesse tempo, que não se limita ou restringe a lugares. Os espaços físicos podem ser flexíveis, o que importa são os resultados, tanto de transformação como financeiros.

Quando criei aqui no blog a tag "O trabalho para mim é..." estava em conflito com minhas áreas de interesse no trabalho. Admirava muitas profissões, muitos profissionais, mas não me via trabalhando nesse estilo de transformações por resultados. Eles me inspiraram de alguma forma, com suas atitudes ou pela área escolhida, muito a fim com as minhas. Hoje também continuo tendo pessoas que me inspiram, mas muitas delas nem me conhecem. Outra sim, são amigas, colegas, profissionais de outras áreas que admiro.



2 Palavras chave para buscar mais

Para você qual destas palavras é mais importante? Se pudesse escolher somente 3, quais escolheria? Talvez suas palavras-chave não estejam entre estas, sejam outras. Ter claro o que é importante em se tratando da área Trabalho é essencial, pois é ela que nos dará motivação quando vierem os dias maus e duvidosos. As tempestades são enfrentadas com sabedoria, quando temos clareza de qual é nossa verdadeira motivação e razão de ser e fazer! Reflita e foque na sua!

  1. Desafio
  2. Entusiasmo
  3. Excelência
  4. Oportunidade
  5. Motivação
  6. Liderança
  7. Paixão
  8. Flexibilidade
  9. Autonomia
  10. Significado


3 A minha palavra-chave atual

DESAFIO pensei que fosse minha palavra, até perceber o quanto se banalizam palavras tão significativas, assim como propósito. Aí descubro exatamente a palavra que me define no trabalho é SIGNIFICADO. Precisa fazer mais do que sentido, precisa fazer a diferença, faz sentido? Tudo pode ser banalizar nos dias de hoje, mas é essa a minha essência, e se no trabalho eu me encontrar com isso, me encontrei na vida! É isso que me move a organizar e transformar espaços e vidas por aí!

Também vale muito para mim flexibilidade, LIBERDADE e TRANSFORMAÇÃO. Especialmente um viver que converse em harmonia com a QUALIDADE DE VIDA. Se não puder curtir e aproveitar meu hoje, de nada adianta para mim trabalhar loucamente, renunciar a palavra TEMPO, na esperança de curtir a vida lá uma vez por ano nas férias.

Um modelo de trabalho que não te permita viver, conviver, e valorizar as coisas e pessoas que são mais importantes, para mim, é um trabalho que desejo distância. Nós temos esse poder de escolha. 
Deus coloca vocações em nossas vidas, creio muito nisso, mas muitas delas para nos mostrar que existem possibilidades melhores. Só passando pelo fogo de algumas provações na vida e no trabalho, que saberemos apreciar, desejar a qualidade de vida, e lutar por ela.

4 Aprendizados para a vida

O modelo de trabalho é o que mais tem mudado nos últimos tempos. Até funcionários públicos já atuam em home office, e distante do local onde estão "alocados". Quem ainda precisa respirar todos os dias os mesmos ares de prédios fechados, entre quatro paredes, encarar trânsito, e busca por isso - me pergunto: até quando? Para mim isso é surreal, essa escolha é uma incógnita. Mas existe, eu apenas não consigo me ver dessa forma.

Acho o máximo as soluções malucas, pessoas trabalhando em projetos e parcerias de lugares diferentes do mundo sem nem se conhecerem pessoalmente. Criando laços de confiança e parceria, muito reais, mas atrás da tela de um notebook, conversando por vídeos ou áudios de celular. Interagindo e criando resultados sólidos, em negócios sustentáveis a médio e longo prazo. Isso para mim é realidade, muito realidade, mas ainda parece um sonho. Dá vontade de se beliscar para ver que sim, é verdade!

Eu havia ouvido falar sobre tudo isso algum dia, lá atrás, lido em revistas, na internet, e hoje é vida real e é algo que me fascina. Sabe porquê? Pela flexibilidade, pela liberdade, e pela autenticidade que esse novo formato de trabalho permite. É simplesmente ÍMPAR. Verdadeiramente ÍMPAR. Até entendo e respeito os outros formatos, em partes eles também são importantes, mas às vezes dá até medo o que pode acontecer num futuro próximo, e no quanto a tecnologia ainda irá transformar nossas vidas. Você já parou para pensar nisso?

Às vezes, depois de algumas reflexões, costumo falar pro meu marido - "Por que as fichas não caem antes, porque as coisas não fluem como a gente gostaria que fluíssem?" Porque o nosso tempo não é o tempo de Deus! Porque algumas mudanças são lentas, gradativas e nosso aprendizado também. Cada um tem o seu ritmo, e quando aprendemos a respeitar isso, aí a coisa realmente flui. Nossas perguntas não são nada inteligentes, em vez que questionar os "porquês" deveríamos estar mais abertos a refletir ou questionar sobre os "para quês". É aí que mora a virada de chave. Os "para quês" envolvem propósitos, razões de ser e existir. Às vezes precisamos resgatar nossa essência, para entender que estamos no caminho certo.

No período em que este post está indo ao blog, estou mergulhada na organização da minha categoria 9 - arquivo de memórias, e ela é uma das que mais está me dando trabalho. Em breve irei contar o porquê, quando esse projeto se encerrar e conseguir analisar o antes e o depois com mais clareza. Agora, veja só o que encontrei nos meus escritos de 1996, sobre visualizar o futuro.

"Me imaginei num ambiente natural, com árvores, flores, vento, sol, uma lagoa e eu me banhando nela. Agora imaginei-me trabalhando com um computador, bem vestida e fazendo o que eu gosto. Tinha muito sucesso e sempre sorria. Meu amor estava ali, e abracei-o com força. Me sentia leve, e muito feliz."
Achei incrível ter encontrado isso, pois cheguei numa fase da vida que desejei ardentemente morar num lugar de paz e tranquilidade, e o que aconteceu depois, muita coisa está evidenciada aqui no blog, especialmente de 2015 para cá. Por isso te digo: quando for escrever uma visão, um desejo, um sonho, escreva o que realmente tem a ver com você. Palavras tem poder. Acredite nelas, e no que você mesmo afirma.

5 O que já rolou no blog e no canal TE sobre o assunto

Entrevista com a Thais onde conversamos sobre Vida e Trabalho Organizados
A tag Vida & Trabalho tem muitas crônicas legais!
O que é o trabalho para você?
Entrevista com a Bruna e a Carol, sobre vida de Personal Organizer
52 toks falando também sobre Trabalho! 
Eu, Dona de Casa?! As Amélias do Lar... 


E você, como se sente com relação a essa palavrinha TRABALHO? Feliz, realizada(o), frustrada(o)? Acredita ser possível ter um trabalho que você ame, ou é melhor aprender a gostar do que se faz? Sente falta de mais assuntos desse tipo aqui no blog? Comenta para eu saber!

-   -   -   -   -   -   -   -   -   -

Quer receber meus vídeos semanais com dicas de organização? Então... INSCREVA-SE NO CANAL TE! Comente que dicas você deseja receber em próximos vídeos!

Toks diários de organização no Instagram Transformando Espaços! Venha interagir comigo por lá!

Quer aprender a organizar sua casa e sua vida comigo, e viver uma vida mais leve e feliz? Então venha conhecer o meu curso online! ORGANIZAÇÃO DO LAR

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.