Improvisação na Música e na Organização

Sempre tive o título "improvisação na música e na organização" mas minhas ideias mas nunca consegui desenrolar esse texto. Tentei forçar a barra algumas vezes, mas não fluiu. Essa manhã ele veio novamente a tona me trazendo esclarecimentos. Vamos lá, improvisar mais, com organização?! Como é possível ser mais simples e leve?
 

Violão e eu


Entendi o termo improvisação na música quando assisti certa vez uma apresentação de jazz, e fiquei encantada. O coordenador da banda explicou que na música jazz, todos seguem uma linha melódica, uma melodia tema, mas cada instrumento vai entrando na música em seu momento especial, às vezes fazendo o papel do "coadjuvante", somente acompanhando, e noutras, sendo o "ator principal", dando sua cara e forma a melodia. A parte mais legal da história não é essa, mas sim de que nenhuma performance é igual a outra.

Uma mesma música pode ser interpretada milhares de vezes, e o resultado sempre será diferente. Todos tem habilidade de improvisar, até mesmo um iniciante no instrumento, de acordo com seu aprendizado. A medida que essa habilidade é mais e mais desenvolvida, a improvisação se molda, se amplia, se expande também, mais e mais.

Na música, nós aprendemos continuamente pelo criar, pelo saber, pelo ouvir e observar, pelo treinar, pelo executar. Uma improvisação no caso será sempre uma nova improvisação. Há milhares de possibilidades aqui, de acordo com o conhecimento, experiência e saber de quem a executa.

Improvisação na Música e na Organização

A organização da casa e da vida também é uma grande improvisação, em vez de um plano de metas pré-definido perfeito e frustrante. Em nossas mentes idealizadoras criamos expectativas limitadas, mesmo que sonhemos muito alto, nos autossabotamos com a mesma facilidade e não saímos do mediano.

Esse conceito do jazz pode ser aplicado a qualquer projeto na vida, seja pessoal ou profissional, onde se intercalam papéis, cada um tem atribuições a seguir e executar, e cada um trazendo suas contribuições, coopera para a construção de algo maior.

A vida é uma grande improvisação, onde podemos usar a organização de forma simples e leve para executarmos e fazermos o que escolhermos. Eu nem sempre fiz isso, buscar ir pelo simples e leve. Já me senti frustrada por não ter planejado direito, não ter feito o desenho do mapa ideal.

Mesmo convivendo com meu excesso de perfeccionismo que nem percebia, tentei muitas vezes entregar e confiar: deixa acontecer como deve ser melhor. (Escrevo mais sobre isso no meu e-book de Organização!. Nem sempre reconhecemos o que é melhor! E se não for essencial ser melhor, apenas ser, de acordo com o que escolhermos naquele momento?! Isso sim é liberdade e fazer acontecer!

As coisas podem estar acontecendo exatamente como você escolheu lá atrás, mas não está percebendo nem recebendo seu pedido realizado. Observe mais, pergunte mais, improvise mais.

Você sabe porque só você sente e percebe o que funciona melhor para você. Não se limite, não se julgue, cuide de você. Isso também é organização, e viver a vida de forma simples e leve!

Se você já gosta desse assunto organização, como seria se alegrar e se divertir, e vir aprender ainda mais estudando Organização Leve comigo?! O que nos reserva essa comunidade organizada?! Venha fazer parte dela para descobrir!

# # # 

👉 INSTAGRAM: organizacaopessoal.edel

Que tal usar a hashtag #toksdeorganização para que eu possa acompanhar o que vocês estão aprontando aí do outro lado?! Como poderia ser mais organizado, mais simples e mais leve? O que mais é possível?

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.