Como desapegar e deixar a vida mais leve?!

Pratique o desapego com esta estratégia ou sistema simples de organização! Escrevo tanto sobre organizar, criar espaço, só manter o necessário e útil, desapegar, só que esse desapegar, como fazer para isso virar um hábito comum?! É prática, é treino, é fazer dele um hábito tão normal quanto limpar a casa!



Você deve estar pensando: "Para algumas pessoas é fácil desapegar das coisas". Será? Nem sempre, cada um de nós tem seus apegos pessoais... precisamos de estratégias de organização para criar esses hábitos mesmo!

Digamos que você resolveu organizar o seu guarda-roupa, separou algumas peças que não usa mais porque não servem, não combinam mais com seu estilo ou por outro motivo. Sua intenção é doá-las para alguma entidade, mas sei lá, sente um "carinho especial" por aquelas peças. Também espera voltar a usá-las, vai que engorda ou emagrece e precise delas novamente! Seu apego também pode ser com livros, revistas, potes plásticos, papéis, agendas velhas, recordações e por aí afora de coisas que guardamos em casa...

Tenho certeza de que uma boa estratégia para você seja esta:

Criar um "cantinho do desapego" para separar itens de descarte, doação e conserto!

Separe as peças que você está na dúvida em doar ou descartar e coloque-as numa caixa ou outro recipiente em algum local definido e identificado na casa. Um cantinho discreto, com o qual você não se depare todo dia. Você pode usar sacolas mais resistentes, caixas plásticas, caixas de papelão, 3 espaços de um armário, ou o que mais sua criatividade sugerir. Lembre-se de identificar o que deve ir em cada local, hein?!

Defina um prazo entre 6 meses a no máximo 1 ano, e se você não sentir falta daqueles itens, defina um destino já para eles: doe ou descarte, você não precisa deles mesmo, conforme-se com isso! Mais importante que tudo isso é não deixar acumular as coisas nas caixas, definindo um prazo para o qual deve ser destinado os itens que estão nas caixas. Ex.: roupas (encaminhar para doação até 30.06.2013).
Com a prática do desapego você estará criando espaço em sua casa, e ainda por cima ajudado quem precisa, pois suas doações (de peças que não usa mais) serão mais úteis para outras pessoas!

Treine, crie o seu cantinho do desapego, e veja na real como ele realmente funciona... lembre sempre de começar, fazer e persistir! Só assim poderá virar um hábito normal!

Olha o nosso cantinho da reflexão aí, que fica lá no home office do maridão!

Meu cantinho do desapego em casa

Vale a pena tentar esse sistema simples para praticar o desapego! Eu testei aqui em casa, e o hábito se tornou algo natural. O que vai para lá, dificilmente retorna - é doado ou destinado a outro local mais pertinente (postos de coleta ou vendas em brechós e grupos de desapego do facebook). Bora destralhar e desapegar?!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.