Organizando meu guarda-roupa no apê

agosto 31, 2013
Adoro comprar roupas e sapatos, como toda mulher, mas tenho um freio muito forte e controlado: somente quanto pinta a necessidade ou quando me apaixono perdidamente por alguma peça (o que dificilmente ocorre se não estou precisando dela). Não dá para organizar um guarda-roupa como os de revista, com toalhas dobradinhas na prateleira, caixinhas lindas para acessórios, e ainda ter espaço sobrando,  porque simplesmente na vida real não é bem assim!

Organizando meu guarda-roupa - parte 2
 
Passamos longos anos (leia-se 7 anos) somente utilizando o meu guarda-roupa de solteira, e um tempo depois que casamos adquirimos uma cômoda e um "mini" criado-mudo para o quarto, que melhoraram muito a distribuição das roupas e calçados. Na época fotografia não era tão fácil como hoje em dia, ainda bem, pois nem me recordo de como conseguia organizar nossas coisas em tão pouco espaço. Lembro que me estressava muito por não ser possível organizar tudo como gostaria, mas tinha esperança de que "melhores dias viriam". Paciência, eu me virava nos 30, e tentava fazer o melhor com os recursos que tinha.

Então quando projetamos nosso guarda-roupa de casal em 2008, também o fizemos da melhor maneira possível, mais na ânsia de finalmente ter um espaço ideal para cada um guardar suas roupas. Desde então, mesmo com mais espaço, a regra sempre foi analisar bem o que comprávamos, consertar regularmente as peças com problemas, e só manter o que realmente usamos. Pratico bem o desapego, se não serve mais, se não tem mais a ver comigo, pra que manter tal peça no guarda-roupa ocupando espaço? Felizmente meu marido também pensa assim.

Estive nesses últimos anos testando esse lance de guardar roupas de inverno em outro local (maleiro, caixas organizadoras, baú, cômoda) no verão e vice-versa, e deixando sempre as roupas usadas na estação ao alcance das mãos, mas para mim não funcionou. Achei um jeitinho particularmente meu de organizar nosso guarda-roupa e estou realizada e feliz por não ter de pensar mais nisso, somente fazer periodicamente a manutenção dele. Acho que este é o local que menos sofre mudanças atualmente.
 
Organização do Guarda-roupa - o projeto

Nosso guarda-roupa até que é bem grande, com 6 portas, dividido com democracia entre o casal, os espaços azuis são dele e os rosa são meus, os brancos são dos dois. Em 2010, depois de me especializar no assunto Organização com os cursos da OZ, fiquei ainda mais apaixonada do que já era, e a minha casa se consagrou numa eterna e constante oficina de testes e mudanças! Criei um desenho para pensar e repensar a organização do guarda-roupa, até chegar na situação atual, que é essa aí:

Meu guarda-roupa - parte 1

Organização do Guarda-roupa - na real
 
Vou detalhar um pouco sobre a organização interna dele. Meu guarda-roupa é todo marrom pois na época já achava lindo marrom, como hoje. Só que para este móvel, a parte interna deveria ter uma cor mais clara, ou no mínimo amadeirada, não uma cor tão escura, para ser mais fácil visualizar o que tem dentro. Lembro que o cara que projetou até comentou, mas eu fui teimosa e quis tudo nessa cor. Nunca fui muito apaixonada por móveis brancos, mas com o passar do tempo aprendi a gostar deles, pois também tem seu valor, beleza e utilidade!

A parte superior do armário guardo itens do home office, recordações e lembranças, certificados e diplomas, mesa de desenho, jogos, entre outras coisas, e ao lado fica a sapateira. A mesa de passar roupa fica escondida aí atrás, super discreta, não faz questão de aparecer.


PRATELEIRAS

Camisetas manga longa dobradas, empilhadas e espaços identificados. Assim não preciso lembrar onde é o lugar disso ou daquilo, a etiqueta ajuda na correria do dia a dia indicando o espaço. É só manter no lugar definido na organização, que não pretendo alterar tão cedo. Adoro as prateleiras, assim a parte central do guarda-roupa é só delas. Separar por cores, ah... tanto não precisa. Prefiro por separar por tipo de roupa, e outras semelhanças, como no caso das camisetas as de meia estação (mais cavadas) e as de inverno (com gola alta, mais grossas e quentinhas). E assim cada pilha de roupas é uma história...
 
Organizando meu guarda-roupa - parte 2

Perfumes, cosméticos e outros itens de penteadeira ficam meio sem lugar num guarda-roupa com prateleiras cheias, então a solução está sendo colocar em cestinhos na frente das pilhas de roupas que não estão sendo usadas na estação, pois separei uma prateleira para as peças de verão (vestidos, bermudas shorts e saias, babylooks e blusinhas) e outra para as de inverno (casacos, camisetas manga longa, moletons e leggins). Não é o ideal, mas existe realidade ideal se no banheiro não é possível armazenar tudo em armário fechado e no nosso quarto não existe mais a tradicional penteadeira? A palavra chave é adaptação.

Organizando meu guarda-roupa - parte 2

Como transferi o local de passar roupas da lavanderia para o nosso quarto, para conseguir realizar essa tarefa de maneira mais segura e isolada, a caixa onde armazeno as roupas para passar fica na parte bem embaixo no guarda-roupa. Este cantinho é meio coringa, poderia também guardar meus sapatos que estão em caixinhas transparentes em cima da sapateira do marido, ou caixas com acessórios.

Organizando meu guarda-roupa - parte 2


CABIDES

Coloquei em cabides as peças mais difíceis e que nem se recomenda dobrar, de tecidos mais finos e molinhos: tallieurs, saias, blusas, camisas, batas, vestidos. Já pensei em padronizar os cabides, mas o que iria fazer com estes que estão excelentes ainda? Ah, um dia eu troco, e por incrível que pareça, me entendo bem com eles assim. Os cabides pretos tem 2 formatos diferentes, então num deles coloco as blusas e o outro os camisões e as batas. Tenho 6 coloridos que dividem estes dois grupos com as camisas, não gosto muito de camisas, mas alguns modelos acho legal ter, pois vez ou outra acabo usando.


Organizando meu guarda-roupa - parte 2

CALCEIRO

O que poderia ser diferente: em vez de calceiro, colocar as calças e saias em cabides num espaço próprio para isso, pois assim seria mais fácil de visualizá-las e tirá-las do guarda-roupa, e também não sobrecarregaria as divisórias. Como o guarda-roupa foi feito com calceiro, vamos usá-lo, né?


Organizando meu guarda-roupa - parte 2


GAVETAS

Nas gavetas além da roupa íntima e meias, também guardo os pijamas de inverno e verão. Foi o melhor lugar que encontrei para eles, que são macios e de tecidos molinhos, além do que não temos tantos assim para ocupar o espaço das prateleiras.

MALEIRO

Como meu marido e eu somos altos, não temos problemas em pegar as peças no maleiro (um banquinho sempre ajuda para alcançar melhor), então coloquei lá algumas das pilhas de roupas mais usadas no inverno. Como onde moramos não faz assim tanto frio, ficou excelente! Assim como já disse também não sou adepta do troca-troca de roupas conforme muda a estação, para nós funciona melhor assim.

E onde ficam os acessórios, roupas de cama e banho, roupas de praia, chapéus e bonés? Isto é assunto para outra postagem!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.