O que é o trabalho para você?

| Para mim, trabalho é algo que se faz, não estar em determinado lugar.
 
O que é o trabalho para você?

Você já parou algum dia para conceituar esta palavra tão presente na nossa vida que é TRABALHO? A partir disso, você passará a encarar a vida de maneira diferente, se conseguir criar um conceito pessoal positivo, e não continuar enxergando a segunda-feira como o "dia do terror", a sexta-feira como o "dia mais feliz da semana", e o fim de semana como os dias de festa, que não se trabalha...

Para mim, trabalho é algo que se faz, não estar em determinado lugar. Trabalhar é sentir-se útil, estar sempre diante de novos desafios e aprendendo mais e mais. O trabalho é importante para o crescimento pessoal, para aproveitar bem o dia e para suprir as necessidades materiais, pois as contas não se pagam sozinhas. Vejo o trabalho como uma bênção de Deus, como uma atividade que Ele deu as pessoas para que fiquem ocupadas e sirvam umas às outras com seus dons e talentos.

O desejo de todas as pessoas é trabalhar em algo que ame e sinta paixão em fazer, mas nem sempre é assim. Esse casamento com o trabalho às vezes tem crises, passageiras, longas, e enfim, pode haver separações. Às vezes nos conformamos por um tempo com este pensamento, quando não se tem ainda o trabalho dos sonhos: "quero aprender a gostar do que eu faço. Trabalhar naquilo que eu gosto... nem sempre é a realidade, mas as coisas mudam. É possível aprender a gostar daquilo que se faz e sentir prazer no trabalho, mesmo que ele seja um novo desafio e um novo aprendizado". Conformamo-nos, mas chega o tempo que resolvermos dar um tempo para ele, e fazer alguma coisa concreta.

Muitos buscam um trabalho que lhes dê independência, flexibilidade e tempo para tudo o que é importante. Outros querem um trabalho que tenha a ver com sua paixão, com aquilo que se ama fazer. E ainda, tem os objetivos do trabalho de auxiliar as pessoas nas suas dificuldades, trazer melhorias e assim construir um mundo melhor. Trabalho é um presente sempre presente. Alguns são remunerados, outros não. Cuidar da casa, da família, e/ou ser voluntária numa causa social, tudo isso é trabalho, e há muito trabalho a ser feito!

Mesmo que hoje exista a tecnologia a favor de facilitar o trabalho, também um trabalho desenvolvido a distância, online, demandará "ações offline". O mundo real e o virtual estão integrados, um é reflexo do outro, o que tem valor num terá valor no outro também. Trabalho dá trabalho, seja no que for.

Já que estou estudando A arte de fazer acontecer, não tem como não citar o conceito de David Allen sobre trabalho, onde ele afirma que trabalho é qualquer coisa que você deseja ou precisa fazer que seja diferente da forma que é atualmente. Para ele semear o jardim, e escrever um livro, é trabalho da mesma forma. Felizmente o GTD é aplicável a todos as categorias de trabalho, até mesmo para uma dona de casa, por que não? É um método para realmente se fazer acontecer qualquer coisa, em qualquer esfera da vida.

Fiquei feliz com a disseminação deste conceito de trabalho pelo método GTD. Pois mesmo que você seja a super profissional, não é só na profissão que você terá trabalho, e sim em todas as áreas de responsabilidades da sua vida. O trabalho é um pedaço do iceberg.  Para quem acredita como eu que trabalho é todos os dias, só mudam as categorias, vai um conselho do sábio Rei Salomão, para reforçar o que já está na imagem: "Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder." (Ec 9.10). Feliz Dia do Trabalho!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.