Organizando os pensamentos com Mapas Mentais

setembro 11, 2015

O que são Mapas Mentais?


Mapa mental é uma ferramenta incrível para organizarmos as ideias, os pensamentos, e informações sobre determinado assunto. Se precisamos fazer um trabalho escolar ou acadêmico, preparar o conteúdo de uma palestra ou apresentação, ou enfim, a produção de qualquer conteúdo textual, vídeos, ao utilizarmos o mapa mental, as informações ficam mais organizadas em nossa mente, e assim conseguimos dominar melhor o assunto.

Segundo a Wikipédia,

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.


Que ferramentas posso utilizar?


Uma ótima forma para você começar é no papel mesmo, explorando as palavras-chaves ou colocando imagens (se for mais visual). É uma "brincadeira" divertida usar canetas coloridas e papel se organizando com mapas mentais, experimente pra ver! Depois que estiver habituada(o), tente montar o mapa mental em alguma ferramenta online.

Conheci os mapas mentais quando entrei nesse mundo da organização, mas só recentemente resolvi verificar seus benefícios e me viciar nos mapinhas! Já testei no papel, no mindmeister (é muito legal, só o software é pago e temos direito somente a 3 mapas gratuitos), e agora descobri o GoConqr, gratuito, muito fácil de mexer, um ambiente virtual de aprendizagem ideal para testar!

Exemplos de Mapas Mentais


Montei dois mapas pra você visualizar melhor. O objetivo deles é expor detalhes sobre o trabalho do Organizador Profissional e/ou Personal Organizer, para especialmente divulgar a profissão. Se quiser utilizar citando como fonte este blog, fique a vontade!

Organizando os pensamentos com Mapas Mentais - Personal Organizer
Mapa Mental somente com os tópicos principais

Organizando os pensamentos com Mapas Mentais - Personal Organizer
Mapa Mental com tópicos e palavras-chave

A Kalinka Carvalho também andou escrevendo sobre Mapas Mentais recentemente, e fez um post bem diferente sobre, vale a pena conferir! Entrevistou a Liz Kimura no formato de mapa mental, olha só que criatividade!

Aprendendo a criar um Mapa Mental na prática


E para concluir, se ainda restou alguma dúvida, este excelente vídeo explica como elaborar um mapa mental passo a passo, fazendo ele! Se você testar, tenho certeza de que vai adotar a prática, é muito legal!



2 comentários:

  1. Muito boa apresentação do Mapa Mental, Edel!
    Ótima contribuição para divulgar a atividade de Profissional de Organização.
    Forte abraço,

    ResponderExcluir

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.