Elabore um Plano de Organização e Decor da Casa e faça acontecer!

Você é do tipo que gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes, para comprar conscientemente e de maneira assertiva quando o assunto é decoração? Somos duas, por isso para me organizar, tenho o hábito de estruturar um "pequeno" plano de organização e decor.

Plano de Organização e Decor da Casa - elabore o seu e faça acontecer!

O primeiro deles, que fiquei super empolgada de executar foi em 2013 (contei muitos resultados aqui no blog), pois minha casa tinha passado por um boom bem grande, minha mãe veio morar conosco (e houve uma sutil "integração" de mobiliário); o Guilherme nasceu, estava crescendo e eu mudando a decor do quartinho dele todo mês; precisava dar uma renovada geral naquela época, eliminar coisas supérfulas e especialmente planejar muito bem cada espaço, pois morávamos num pequeno apartamento. O plano super me ajudou a definir exatamente o que pretendia fazer, aproveitando da melhor maneira nosso espaço.

Neste post aproveito para relacionar esta aplicação prática de planejamento versus execução de um Plano de Organização e Decor aos processos de trabalho do GTD, pois tem muito a ver! Então vamos lá...

Etapa 1: Capture

 

Passeie por todos os cômodos com papel e caneta e vá anotando tudo, mas tudo mesmo que pretende fazer. Nem que comprar uma luminária de pé você depois decida que não irá comprar porque não vale a pena, não é necessário, pois conseguiu acertar o problema da iluminação com um abajur de mesa, mesmo assim, anote!

Isto é o que chamamos no GTD de capturar, e é muito legal colocar todas as ideias no papel, e durante o processo ainda ter outros devaneios decorativos que nem havia pensando antes. Lembre-se de anotar o cômodo específico, "Cozinha" e abaixo liste suas ideias. Faça o mesmo com todos os ambientes.

Etapa 2: Esclareça

 

Com sua lista de ambientes e ideias em mãos, precisamos agora esclarecer o que fazer com cada uma delas. Se tiver escrito "Instalar o quadro das fotos no corredor dos quartos", e conseguir fazer esta ação de maneira rápida, por exemplo, faça.

Se por outro lado a ideia é criar uma composição de quadros no corredor, e for necessário escolher as fotos, emoldurar, para só depois conseguir definir o layout e enfim instalar, então, isto já não é mais somente uma ação, mas se torna um projeto "Criar uma composição de quadros no corredor dos quartos".

Nesta etapa você verá que muitas coisinhas não acontecem exatamente porque demandam muitas ações pequenas e relacionadas, e para executá-las, precisam estar claras, e planejadas em algum lugar, principalmente se exigirem investimentos.

Etapa 3: Organize

 

Sugiro que você construa um Plano de Organização e Decor, com as ações e projetos que pretende executar em cada ambiente. No GTD você pode organizar estes lembretes de ações e tarefas em listas por contexto (casa e rua), no papel ou em ferramentas digitais, porém uma forma simples e prática de ter este plano bem delineado é montar um Plano de Ação 5W2H. (O que? Porque? Quando? Quem? Como? Quanto?).

Muitas ações você terá de fazer no contexto RUA (comprar buchas e parafusos, emoldurar quadros, etc), porém a maioria você executará quando tiver tempo disponível de executá-las em casa mesmo, no contexto CASA. Neste plano de ação, serão definidos as ações e projetos (deste big projeto!) e a partir daí o desafio é colocar a mão na massa nas próximas etapas.

Elabore um Plano de Organização e Decor da Casa e faça acontecer!

Etapa 4: Reflita

 

Dê uma atualizada no seu plano, pois a medida que você vai implementando as ações e projetos, poderá desejar modificar algumas. Por exemplo, planejou pintar uma parede de vermelho, mas viu que com uma delas pintada de marrom, já deu o toque final que precisava no ambiente.

Ou começou a organizar os papéis do arquivo no home office, eliminou tantos itens que até sobrou espaço nas pastas: não precisará comprar mais nada!

Ou ainda, conseguiu reaproveitar uma caixa organizadora noutro ambiente, e descartou a ação de comprar mais caixas. Por isso o ideal não é colocar tudo em prática de uma só vez, mas aos poucos, pois além de curtir as transformações, ainda poderá ter novas ideias, e alterar seu plano!

Etapa 5: Engaje

 

Um Plano de Organização e Decor não é algo que se execute e conclua num dia, num feriado ou num final de semana, nem em 15 dias de férias em casa, se você tiver vontade e oportunidade de fazer isso. É um Plano para ser concluído a médio e longo prazo, digamos assim, no máximo 1 ano talvez, se ficar alguma pendência pra trás, geralmente relacionado a um investimento que não pode ser feito no momento. Tudo dependerá do tempo, energia e $$ disponíveis para colocá-lo em prática.

É muito bacana fazer da nossa casa o melhor lugar do mundo, e dar uma transformada nela de vez em quando. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença! Isto é tão óbvio, e é muito gostoso sentir essa verdade na real, principalmente se a família coopera junto nesse projeto de tornar o lar um lugar mais aconchegante e personalizado!

Plano de Organização e Decor
Exemplo do Meu Plano, porém que tenho desdobrado no Evernote.

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.