Organização de A a Z

outubro 03, 2018
| Organização de A a Z - informações sobre o mundo da organização que você precisa conhecer!

Organização de A a Z


Oieeee! Tudo bem com vocês? Todos aqui sabem que amo Organização, e essa é minha área do coração, minha vida e meu trabalho. (Amo também decor, mas sem a organização a decor não faz sentido). Por saberem disso as pessoas me pedem referências, e me toquei que não tenho nenhum post aqui no blog organizado nesse sentido. Então esta página visa reunir muitas informações, de A a Z, façam bom proveito!

A de ANPOP


ANPOP é a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade, que luta pela valorização do profissional de organização aqui no Brasil. Em 2006 surgiu a ideia, em 2013 efetivamente a associação começou a se estruturar com os primeiros encontros entre os membros fundadores, e na na primeira Conferência Personal Organizer Brasil em março/2014, foi oficializada como entidade. No site você pode conhecer quem é a Diretoria Executiva, os Profissionais Associados, e muito mais!

B de Blogs de Organização

Quando comecei a blogar fazendo de conta que isto aqui seria somente um "Portfólio Virtual de meus projetos de organização" em 2011, haviam poucos blogs na área. O Vida Organizada surgiu em 2006, foi um dos percursores, e muitos outros vieram depois dele. O que existia na época eram sites de profissionais que atuavam como Personal Organizers, e as dicas não eram tão fáceis e acessíveis. Hoje o conhecimento de organização não é mais segredo, nem guardado a sete chaves. Queremos organizar o mundo! E para isso, precisamos abrir a boca, falar, escrever... A propósito amei conhecer o blog da Alice - Avesso do Caos, da Sonia Hecker - Ambiente Organizado, da Ana Carolina - Divirta-se Organizando, da Ana Carolina do Eu Organizado, da Inara Souza - Casinha Arrumada, da Gabriella Ferreira - Gaby Ferreira, e da Flávia Ferrari - A Dica do Dia! (Alguém indica outro? Deixe o link nos comentários!)

C de Conferência Internacional Personal Organizer Brasil


A Conferência Internacional Personal Organizer Brasil é o maior evento de Personal Organizers da América Latina, que reúne um grande número de profissionais, rola muito networking e conhecimento de ponta sobre o que anda rolando no mercado da organização. Já contei minhas experiências nas POBs de 2015, 2016 e 2017, além de fazer um convite super especial no do ano passado. Esse ano não participei, pois estou me dedicando e priorizando outros projetos e viagens programadas. Se quiser saber o que rolou em 2018, confira este relato da Kalinka. Além deste big evento, também acontecem Encontros de Personal Organizers Regionais pelo Brasil, como é o caso do EPO Sul, do EPO Nordeste, do EPO Centro Oeste e outros mais, como o do Interior do Paraná, e o das capitais. Fique atenta às novidades da sua região!

D de Dello

A Dello é a marca da organização, super parceira das Personal Organizers, de quem deseja uma vida mais organizada no trabalho, que ama home office e estudar com um material organizado em produtos muito cool! Galera nerd e do home office: viva a Dello!!! Já foi parceira aqui do blog em diversos projetos, minha eterna gratidão pela confiança! É minha marca preferida de organização, pronto falei.

E de Empreendedorismo

Quando resolvermos ser Personal Organizers estamos dando um passo no escuro, caminhando num universo novo. Não basta amar organização, ser organizado (achar que é a pessoa mais top organizada), pois nos deparamos com essa realidade aí: nos tornamos empreendedores. E essa escolha tem altos e baixos, que muitas vezes demoramos a entender e reconhecer. É um alto risco que assumimos, e há o risco de nunca mais voltarmos a ser o que éramos antes de empreender. Óbvio que não.

F de Feira Organiza Brasil

A Feira Organiza Brasil acontece no mesmo período da Conferência Internacional Personal Organizer Brasil, e é voltada ao público em geral, ao consumidor de produtos e serviços organizadores! Ou seja: quem é inteligente e sabe que com organização a vida faz toda a diferença, pois sobra tempo para viver, e muito melhor. Além de palestras com profissionais da área, as pessoas podem conhecer as Personal Organizers que circulam por lá, e também todos os lançamentos e produtos organizadores mais shows do mercado, que estão expostos nos standes do evento.

G de Gabriela Brasil

Difícil escolher profissionais dentre tantas feras, mas a Gabriela Brasil é a especialista da organização digital, que vale a pena seguir e colar no pé. Quem descobre o pulo do gato na organização não consegue ficar mais quieto, e as mensagens e lições que tiramos são muito parecidas! Descobrimos o pote de ouro! Além disso a Gabi é uma empreendedora digital, nômade digital, minimalista, focada no essencial, então, tem toda minha admiração! Já entrevistei ela no Bate-papo com Personal Organizer.

H de Helena Alkhas

A Helena Alkhas é uma Personal Organizer brasileira mas que mora há muitos anos fora do Brasil, atualmente nos Estados Unidos, e tem uma enorme bagagem da Organização Americana, onde todo esse movimento de organização começou e se difundiu para o mundo, então, é outra profissional que considero que vale a pena ouvir o que tem a dizer! Também já entrevistei ela no Bate-papo com Personal Organizer, a conheci pessoalmente, e me inspirei muito nela, desde que a descobri em 2013!

I de Importante Evento Online de Organização!

O Organiza Brasil Digital foi um congresso online de organização que aconteceu em 2016 e 2017, com diversas palestras incríveis sobre os mais diversos temas ligados a casa, vida e trabalho. Foi online e gratuito, e quem assistiu, com certeza aprendeu muita coisa legal! Participei dos dois momentos, com palestras na área de Organização de Arquivos e Home Office, respectivamente.

J de José Luiz Cunha

José Luiz Cunha foi a pessoa visionária e empreendedora que criou a OZ - Organize sua vida, e começou através desta sua empresa a fomentar o mercado da organização no Brasil, com cursos, produção de conteúdo, treinamento e loja virtual. Foi no antigo portal da OZ, lá bem no comecinho de tudo, por volta de 2005, que encontrei essa história de Organização como negócio. Ãh? Sim. Desde então fiquei fissurada por esse universo! E foi também com esta empresa que busquei minha certificação como Organizadora Profissional em 2010.

K de Kalinka Carvalho

Considero a Kalinka Carvalho a Personal Organizer mais Relações Públicas de todas, não por menos que foi escolhida como a Embaixadora da Organização em 2017! Ela trabalha para difundir a organização aos quatro cantos do nosso mundo virtual e real, e também em prol divulgar mais e mais o trabalho do Personal Organizer. Quer conhecer os profissionais de organização que existem? Cola no blog da Kalinka que volta e meia ela conta tudo, entrevistando diversas POs espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Tem também um espaço especial onde você pode se cadastrar como PO, e divulgar o seu trabalho. Até lojas também tem seu espaço no seu site! Realmente lá tem de tudo sobre organização!

L de Liberdade

A organização te dá liberdade de fazer mais e melhor, com mais produtividade e menos estresse. Liberdade de ser quem você quiser. Liberdade de ter mais tempo e definir qualidade de vida do jeito pessoal que você bem entender! Então, você escolhe ser livre para esclarecer ser quem você quiser, com organização, ou ficar preso a sistemas que você não pediu para fazer parte e não tem nada a ver com você? Liberdade para ser livre e fazer o que for o melhor, para você. Siga os 10 mandamentos da organização e me diga se não é sobre esta tal liberdade que estaremos falando...

M de Método GTD

Vale declaração de amor? O GTD é um método de produtividade muito, mas muito bem organizado, que encanta os apaixonados por organização. Ele te ajuda a planejar melhor seu dia a dia, seus meses, seus anos, sua vida a longo prazo! Ele te dá ideias sobre como construir um sistema de organização funcional, para dar suporte a tudo que você faz no trabalho, na casa e na vida. Esse não é um conceito oficial, mas uma adaptação da Edel, pois existem muitas formas de se dizer a mesma coisa.

N de Napo

É a associação que regulamenta a profissão de Personal Organizer nos Estados Unidos, pois foi lá que ela surgiu. A NAPO (National Association of Productivity and Organizing Professionals) é nos Estados Unidos o mesmo que ANPOP é para nós no Brasil, só que como a NAPO já existe há muito mais tempo, já se colhe muitos frutos do trabalho, como por exemplo o reconhecimento da profissão.

O de Organize sem Frescuras

Organize sem Frescuras: o maior canal de organização do YouTube, viva! A Rafaela Oliveira explora muito a área de organização da casa, e inspira quase 1 milhão de pessoas com seus vídeos animados e cheios de simpatia. Segundo ela é possível se organizar de forma simples, divertida e o que todo mundo quer: gastando pouco! Como não seduzir com esse trio de base? Organização, Decoração, DIY | Faça Você Mesmo e Limpeza são os grandes temas do canal! A organização vai dominar o mundo, é o que esperamos. Que isso seja em muito breve e que a bagunça em todas as áreas estejam com os dias contados!

P de Personal Organizers

Personal Organizer é o nome que se dá ao profissional de organização, que tem aquele olhar 43 e atira direto no alvo, eliminando a bagunça de forma mágica, trazendo paz e harmonia a qualquer espaço, e ainda tempo às pessoas que dele demandam seus serviços, seja na área que for, pois não são poucas. Do nascimento até a morte, o Personal Organizer existe para levar soluções em organização para a sua vida. Confiram a lista de POs que já passaram por aqui no blog na primeira e na segunda temporada das Entrevistas Bate-papo com Personal Organizer!

Q de Qualidade de Vida

É isso que se espera quando se busca organização: qualidade de vida! Que pode significar liberdade, mais tempo com a família, mais tempo para focar em estudos, em outros trabalho e projetos (que não seja o de organizar espaços, pois quem não tem o know how leva muito mais tempo para chegar atrás das soluções que com ele podem vir num passe de mágica!). É isso aí sim, sem exageros.

R de Realidade

Realidade perfeita existe? Não. Só nos contos de fadas, nas histórias em quadrinhos, nos romances surreais, e nos filmes de ficção onde tudo é possível. A realidade é a imperfeição do dia a dia, são os altos e baixos, são os imprevistos em meio a agenda planejada e a rotina previsível, o ficar doente quando não se pode ficar doente, o adiar planos, e ir com calma. A realidade é construir a estrutura de organização que você precisa para sua vida, do seu jeito, com a sua cara, como funciona melhor para você. Quem tem de dar pitaco se está bom ou ruim é você mesmo, e pode ter certeza, sempre terá algo a mudar e melhorar, e isso é completamente normal.

S de Santa Ajuda

Micaela Góes, se não conhece quem é, please, se ligue no esquema. A Micaela tem um papel enorme na divulgação da profissão de Personal Organizer, com seu programa Santa Ajuda, que passa no Canal GNT. Ninguém sabia exatamente o que a fulana Personal Organizer fazia lá na casa das pessoas antigamente, mas hoje, com o programa, as pessoas podem acompanhar o passo a passo de como acontece o processo de trabalho de organização em diferentes contextos, conforme os roteiros do Programa. Palmas para o Santa Ajuda! Quem não precisa?!

T de Transformando Espaços

"Preciso fazer um publi aqui para Edel também, não é mesmo? Se T não for de TE ela ficará uma fera comigo." Um blog e canal de organização, decoração, DIY e produtividade que deseja transformar o mundo com a organização, porque esse é o assunto que mais faz sentido existir aqui. O demais é somente floreio, faz parte da vida. A essência dele é a organização. Quero mudar a minha vida com a organização e provocar você a mudar a sua. Porque não tenho tantos braços para fazer por todo mundo, mas tenho as palavras que se atingirem o alvo farão a diferença na sua vida!

U de Última vez que faço uma lista difícil pra caramba como esta!

Já tinha pensado em escrever algo de A a Z, mas põe desafio complicado esse! Clarissa Aranha, Personal Organizer, gravou uma série incrível no seu canal do YouTube, falando de diversos conceitos de organização, também de A a Z, como esse post aqui. São vídeos curtos, pá, pum, toin, pow, para a gente refletir sobre muita coisa importante que pre-ci-sa-mos colocar em prática para esse negócio de organização da casa, da vida e do trabalho funcionar. Então assiste a play dela, e comenta lá que a Edel indicou, senão vou passar por copiadora da ideia. Só aperfeiçoei, complementando com informações relevantes.


V de Vida Organizada

Não sei que palavras poderia escolher aqui para descrever o blog que já me ajudou tanto. Vamos pensar... autenticidade. Semelhança. Realidade. Cada um tem sua Diva da Organização, e a minha é a Thais Godinho. Fico abobada com a quantidade de coisas que ela faz, com a velocidade da sua produção, e com seu foco sempre certeiro. Só espero conseguir um dia ser tão sensata e coerente neste mundo organizado quanto ela.


W de www.52toksdeorganizacaoedecor

Se você está lendo este post buscando se organizar, e quer descobrir o mapa do tesouro, se inscreva no canal Transformando Espaços e faça uma maratona no Tokflix da Edel. 52 toks de Organização e decor foi um projeto que nasceu para te ajudar a se organizar, te levar dicas e te jogar pro trabalho! De braços cruzados você não mudará nada.

X de Xiiiiii...

É isso aí, reconhecer que somos as criaturas mais bagunceiras do universo é o pontapé inicial para qualquer transformação. Esconder essa verdade não ajudará em nada. Se ver no espelho como realmente se é, e não insistir em fraudes já é metade do caminho andado. Agora, depois desse X de reconhecimento, é com o Y e do Z...

Y de YES, preciso me organizar!

Sim, a organização é contínua e permanente, pois enquanto há vida, há sempre um pouco de bagunça para se resolver. Não adianta reconhecer a parte do "Xiiiiii...", e jogar as coisas para debaixo do tapete. Só é "desbagunçado" o espaço, as rotinas e as tarefas de quem reafirma "Sim! Preciso me organizar!" Agora, como?

Z de Zamos fazer acontecer!

Engraçado que fazer acontecer tá tão na moda, mas nada mais é do que realizar. Tirar do plano e trazer para o dia a dia, fazer! Então faça alguma coisa diferente por você, meu amigo e minha amiga. Que sonho você quer tirar do papel? Nem escreveu ainda? Então escreva. Comece a pensar o que você já pode fazer hoje para estar mais perto dele. Aguarde os toks de novembro, quando conversaremos mais sobre planejamento! Mas já comece a pensar e escrever alguma coisa.

#

Perdão pelas distorções no alfabeto em algumas letras. Queria tornar esse texto não um perfeito manual de língua portuguesa, mas um texto divertido sobre algo sério. Porque bagunça é algo sério, que não faz bem! Ajuda é o que não falta! Força, fé e coragem, tudo vai melhorar, com Organização, se vai!

Deixa um comentário para mim, pois foi complicadinho pensar nessas 23 letras... é rápido, fácil, prático e funcional! Se não quiser comentar então compartilha com teus amigos com dois cliques, que talvez não estejam tão antenados quanto você para o assunto do momento! Porque Organização tem a ver com tudo na vida! E lembre-se sempre "se organizar é essencial, essencial é ser você."

Assim me animo a produzir outras Linkagens de Referência como esta aí, ok?! Pois faltaram os Cursos para Personal Organizer, as Lojas Virtuais, as Marcas preferidas, os Produtos Organizadores, os Livros de Organização...

EDELTRAUT LÜDTKE
Consultora em Organização 

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.