Retrospectiva 2019 no blog Transformando Espaços

Estou ensaiando como começar este texto, para que ele seja uma contribuição para vocês, e não um relato de realizações pessoais. 2019 por sinal foi um ano de grandes realizações, cursos, reconhecimentos, viagens, e se você me acompanha nas redes sociais, principalmente no instagram, já viu minhas declarações nas respectivas épocas. Não quero fazer nessa retrô um vale a pena ver de novo. O feed está tão enxuto, que numa passada, dá para chekar um resumo do ano bem rapidinho. Mas quis escrever novamente um post retrô, de um jeito diferente. Se pudesse resumir 2019 em quatro grandes focos, esses seriam: cuidado pessoal, curso Organização do Lar, trabalho com o blog e o canal, e família amada! Minha gratidão a tudo que envolveu esses 4 pilares ou realizações, e também a você, que está sempre aqui, lá e acolá, para conhecer o que estou aprontando para trazer de conteúdo e novidade!

Retrospectiva 2019 no blog Transformando Espaços



Cuidado Pessoal

Cuidar da casa é importante, mas às vezes o caos que está dentro da gente precisa ser destralhado de uma vez por todas! Esse é o DIY, o faça você mesmo que ninguém mais poderá fazer por nós! Essa  organização interna dá trabalho, às vezes requer encontrar contribuições de outros profissionais, e é o melhor investimento que podemos fazer na nossa vida. O que não estou fazendo que resolveria meus mimimis com mais facilidade do que tentar a vida inteira entender o que não é para ser entendido, apenas perdoado e deixado para trás? Nossa vida pode ter dessas coisas. Reconhecer nosso caos é o primeiro passo, reconhecer que não dá mais, que pode ser melhor do que isso, que dá para ser feliz sim, que dá para viver de forma mais leve e viver a vida de outra maneira que você nem pode imaginar ser possível. Em 2019 eu comecei esse processo de transformação pessoal, e cá entre nós, foi o antes e depois mais lindo da minha vida, o que me sinto mais grata! Neste post não vou me alongar muito, cada um tem o seu ponto de vista sobre terapias alternativas e técnicas corporais, então só deixo essa pergunta para encerrar o tópico: como seria se você permitisse receber novos conhecimentos que mudariam sua vida radicalmente, de uma forma muito mais simples, fácil e divertida que nunca sonhou ser possível? Fica com essa pergunta, que perguntas são sempre melhores do que soluções genéricas, ordenadas e prontas: quando tiver de escolher, perceba com qual escolha você mais se identificará.


Curso Organização do Lar

Faz tempo que sonhava em criar um curso para organizar a casa e a vida, mas nem em sonho imaginei que ele fosse da forma como aconteceu em 2019! Dar vida ao Organização do Lar foi mágico! Trabalhei nele longos meses, para trazer a organização de forma simples e leve para empoderar meus alunos a organizar de forma autodidata sua casa e sua vida! O método Transformando Espaços foi aprimorado nessa construção, e fiquei muito feliz com o resultado! Ele é a base do curso, que tem tanto o foco nos espaços, como nas rotinas e tarefas principais da nossa casa e da nossa vida! Minha casa foi também atualizada com esse aprendizado, e juntamente com o Cuidado Pessoal, o projeto foi tomando forma, e uma coisa complementou a outra, foi incrível! A medida que gravava as aulas, fui tendo diversos insights legais, e percebi muitos conceitos, que falo a tanto tempo para vocês, seja aqui no blog ou no canal, sob outra perspectiva. E aí entramos no próximo tópico...


Trabalho com o blog e o canal

Amadureci alguns conceitos sobre a mensagem de organização que desejo transmitir a vocês. Fiquei mais quietinha esse ano, não tão espivetada como em 2018, foram poucas postagens, poucos vídeos. 8 áreas da vida, interessantes reflexões. Quanto conteúdo por aqui e lá no canal já existe, hein?! Em 2019 me dediquei intensamente na produção do meu curso online, e foi a loucura mais maravilhosa que poderia ter acontecido. Tanto como blog como canal passaram por uma tremenda transformação - pois se Edel muda, tudo o que ela faz muda também! - e isso é muito óbvio. Renovação é a palavra. As mudanças de perspectiva é no sentido de que quando falamos em Destralhe, por exemplo, parece que já sabemos tudo sobre a prática, somos nota mil no quesito desagepo, e ousamos não reconhecer que talvez também possamos ter nossos objetos de apego... ou sentimentos e pensamentos... ou relacionamentos e hábitos de vida. Percebe? Se não é só sobre coisas, não é só sobre coisas! Se para organizar é preciso reconhecer o caos, é preciso reconhecer! Não há próximo passo sem esse primeiro! Quando conseguimos realizar é uma grande vitória, seja desapegar de roupas, de livros, de revistas ou de emoções e pensamentos que insistentemente mais nos atrapalham do que ajudam. Eu continuo vivenciando isso e sempre vivenciarei, mas sei lá, tomei uma consciência diferente sobre tudo, que antes parecia meio no piloto automático. A nossa vida não pode estar no piloto automático. Estar presente é estar consciente, e isso é tudo. Imagino como você se sente quando consegue organizar algo na sua casa ou na sua vida, por uma dica de organização que compartilhei. Ainda sobre a produção de conteúdo em si, nos primeiros dias do próximo ano, falarei mais sobre o que mudará por aqui a partir de agora! Vem coisa boa por aí reflexo disso tudo!

Família Amada

Os meninos estão numa fase muito legal. Estou me sentido bem mais unida com eles, o Guilherme está praticamente com 8 (completa amanhã, dia 30/12!), e o Miguel está com 5. É uma idade muito gostosa, e amo ser mãe de menino! Eles são muito práticos e objetivos, algo que preciso aprender e melhorar muito. Ensinei eles a cuidarem da roupa íntima, ao dobrar e colocar nas colmeias, e isso se tornou um momento tão legal! A gente fica conversando, brincando, eles se sentem o máximo, e eu mais ainda! Esse ano fizemos algumas viagens e passeios com eles, e ficou muito, mas muito claro no rostinho deles, o quanto eles amaram e amam que a gente esteja tudo junto e reunido. A gente, especialmente, nós 5, nossa família. No dia a dia nem sempre estamos os 5 juntos, ou é eles dois, ou um de nós com eles. Até meu marido percebeu as reações deles, foi muito nítido que família é tudo. Nos desenhos livres da escola, é isso que eles desenham - nós cinco juntos, e ainda o Sonic (cachorrinho da casa)! Afinal, qual é a essência do lar, da organização de qualquer lar, se não for para tornar a  nossa casa o melhor lugar do mundo, melhor que um hotel 5 estrelas? Quando os relacionamentos estão saudáveis, as pessoas estão bem, tudo fica mais simples e mais fácil. Quando cada um cuida de si mesmo (Cuidado Pessoal, que citei primeiro), a vida se torna mais prática e funcional, não só os espaços.


Quando criei este blog em 2011, meu intuito inicial era trazer soluções em organização para casa-vida-trabalho, soluções vida real, que funcionassem de verdade, e levar organização para todos, não somente para quem pudesse contratar um Personal Organizer e usufruir dos benefícios da organização profissional. Logo depois, engravidei, o Guilherme nasceu, e uma das premissas que tive era de não misturar as coisas - não queria transformar o blog num rol de declarações sobre vida pessoal e maternidade. Transformando Espaços foi o que mais eu fiz nos primeiros meses de vida dele (literalmente, em nosso minúsculo apê!), e daí surgiu a ideia do nome para este espaço! 

Meus pontos de vista não estavam claros e servindo de contribuição nem para mim mesma, quanto mais para tentar escrever algo e compartilhar aqui. Afinal, eu mesma estava em processo de redescoberta e redefinição da minha própria identidade, agora como empreendedora e mãe de primeira viagem (kkk), e minha escolha era viver, sem grandes compartilhamentos. Hoje já não me preocupo em me definir, mas em ser eu. Se naquela vez, num momento de caos materno, eu simplesmente acordei comigo mesma permanecer numa linguagem mais profissional, e assim segui, é essa sábia escolha que permanece. Que os novos textos que vierem possam ser úteis para vocês de alguma forma, principalmente despertando a dúvida e novas perguntas, sempre! Como pode ser mais divertido?

Um feliz e abençoado ano novo!

| Como seria colocar essas dicas em prática no seu ano novo?! 👇



Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.