De onde vem a tal da inspiração?

Inspiração...


Pablo Picasso disse que a inspiração existe mas ela precisa te encontrar trabalhando. Clarice Lispector supôs que a inspiração emerge do mais profundo eu da pessoa, do inconsciente individual, coletivo e cósmico. Alguém por aí já retrucou dizendo que inspiração vem dos outros e a motivação sim, vem de dentro de nós. Tenho receio de citar frases marcantes como estas que aparecem por aí neste mundo virtual, pois não as li elas em nenhum livro, vai que o autor é outro (por favor, se souber informe nos comentários!).

Enfim, inspiração, inspiração, inspiração, quando mais se busca, mais se encontra! Tem pessoas que dizem que seus filhos são sua inspiração. Outras que o trabalho as inspira. Não posso escrever aqui tudo que me inspira, seria muita indiscrição, mas sinceramente, a vida me inspira!

Ela vem de muitos lugares diferentes, e nos move a viver e produzir mais e melhor. Refletindo na pergunta "De onde vem a tal da inspiração?" listei 5 coisas (pra delimitar senão a lista ficaria muito longa) que podem nos inspirar!

De onde vem a tal da inspiração?

 

1. Das pessoas: 


As conversas que temos com conhecidos, desconhecidos, amigos, família. Figuras importantes às quais ficamos à sombra (Atitude#27), pensando, quando crescer, quero ser como ele ou ela.

 

2. Das contradições: 


Afirmações que repudiamos, porque são totalmente o oposto do que pensamos, mas nos invocam a fazer diferente, e manter nossa posição. Ser contrariada é uma inspiração pra mostrar nem que por teimosia que se é capaz (sim), e de que de alguma forma, estávamos certos.

 

3. Do pensamento: 


Ah, o pensamento. Como diz a música "o pensamento parece uma coisa a toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar". Quem tem boa imaginação, faz incríveis viagens sem sair do lugar.

 

4. De leituras: 


As palavras nos transformam, tem mais poder do que imaginamos. Já para os visuais, as imagens. Esse tipo de encontro é O encontro, em palavras ou imagens.

 

5. De fazer coisas diferentes: 


Passeios, viagens, paisagens naturais ou urbanas, hobbies, ou simplesmente fazer o que mais se gosta, viver um pouco o famoso ócio criativo, é tudo o que precisa para dar aquele up nas ideias, sem forçar a barra.

Lá vem inspiração...


Depois de pensar tanto no assunto inspiração, lembrei das tantas maravilhas naturais que existem no mundo, e resolvi iniciar uma série especial de posts Inspiração # nº - ?. Tenho certeza de você vai amar o número 1, aguarde a surpresa! Não haverá somente paisagens naturais, vejamos onde a inspiração me levará...

ESSA SÉRIE VEIO PARA O BLOG EM 2015/2016, EM CURTOS POSTS COM IMAGENS E TEXTOS, EM RITMO SLOW, 1 POR MÊS. REUNI TODOS AQUI. PARA TRANSFORMAR ESTE NUM BIG POST INSPIRAÇÃO. MESMO QUE ALGUNS PONTOS DE VISTA MUDEM. COM CERTEZA MUDARÃO!

 
Inspiração 1 # Pôr do Sol no lago
 
Inspiração 1 # Por do sol no lago

"Tenha tempo para você", para mim é um um pouco isso: apreciar este lindo por do sol, se misturando na água, numa mescla que vai mudando de cor a medida que anoitece. Adoro ter a oportunidade destes momentos a sós com a natureza, para pensar na vida, ou simplesmente não pensar em nada, é algo extremamente inspirador. Isto também é organização, dedicar um tempo no dia a dia corrido com tantos afazeres para parar e fazer algo que se gosta. É tão simples, e o sol, que é uma energia positiva e forte, somado ao movimento (andar de bike ou caminhar), é restaurador.

E você o que faz para parar e relaxar, quando a cabeça começa a dar nós que você não consegue desenrolar? Que ambientes naturais existem a sua volta para serem contemplados? O por do sol na cidade ou no campo, um parque repleto de árvores, um imenso jardim florido, um enorme gramado, ou apenas o barulho natural das ondas do mar? Precisamos estar mais conectados com nós mesmos, e a natureza dá uma forcinha bem legal nesse sentido. Abra os olhos e curta o que existe a sua volta, nem que seja seu pequeno jardim ou quintal se mora em casa ou as nuvens do céu do 14º andar do seu apartamento!

 
Inspiração 2 # Nuvens no céu
 
Inspiração 2 # Nuvens no céu azul

Nunca havia viajado de avião até chegar abril/2015 e começar minha saga de viagens, relacionadas às causas que abracei neste ano para minha vida. Sempre pensei que diante de algo novo assim as pessoas ficassem super ansiosas, sentissem medo, um friozinho na barriga ou algo parecido, mas foi muito interessante: não achei nada estranho, fiquei super tranquila e boquiaberta com a visão que tive lá das alturas. 

Aos viajantes acostumados a ver o mundo lá de cima podem até nem se impressionar mais pela beleza da paisagem, pois já se tornou algo comum, rotina. Porém quando isso acontece pela primeira vez, sei lá, parece algo muito extraordinário, pelo menos pra mim foi. Até pensei que se morresse nas alturas, morreria feliz, sério! "Talvez essa seja uma morte rápida e feliz, mais emocionante do que morrer dormindo, deve ser". A oração flecha de pedido lógico que acompanha a subida "Pai, proteja-nos em nossa viagem" e a de agradecimento quando o avião aterriza no aeroporto "obrigada por chegarmos sãos e salvos em terra firme novamente".

Você já parou pra pensar em quão poderosa essa tecnologia que o homem criou a ponto de nos transportar em poucos minutos a longas distâncias? Isso é fantástico! Confesso que fiquei tão feliz que até me emocionei, porque é lindo demais, ver o espaço "terra" sob outro ângulo. Sempre sonhei (acordada e dormindo também) em voar e ver tudo do alto. 

Naquele primeiro voo tive a oportunidade de apreciar diversas cenas do céu ao mar, diversas cenas, e elas ficaram somente na memória, porque deixei o smartphone desligado. Este vídeo das nuvens gravei na última viagem de outubro, da primeira ficaram somente alguns escritos, como esses, respondendo a pergunta: o que podemos visualizar lá de cima? 

Muita terra cultivável no interior do Paraná. As estradas que parecem linhas, as casas pequenos pontos e as cidades um aglomerado de pontos. Carros parecem as miniaturas do Hot Wheels. Mata fechada quase não há. A sombra das nuvens na terra e no mar. O mar se funde com o céu e as ondas parecem estátuas, formando num cenário totalmente estático. As nuvens parecem como grandes bolas de algodão doce ou algodão gigante. 

Como não se inspirar?

 
Inspiração 3 # Gramado
 
Inspiração 3 # Gramado

Verde remete para mim a vida e esperança, mas o que tem de inspirador num gramado? Nada? Momentos de apreciar o céu de dia com nuvens ou a noite com estrelas, não fazendo mais nada além disso. Jogos de futebol, roda de vôlei, brincadeiras de bola, de roda, corrida, gincanas da escola. Piqueniques românticos ou em família. Roda de chimarrão. Uma barraca para acampar, e passar a noite num lugar diferente para os aventureiros. Há lindos parques com gramado verde como o Jardim Botânico de Curitiba/PR que me vem a mente, por exemplo, áreas de lazer da cidade, parques, campings, lagos... a paisagem pode ser estática, e realmente é, mas a imaginação pode rolar solta. Você não precisa ver o que a imagem anuncia: uma foto mal tirada aparecendo uma sombra esquisita, ou propositalmente uma brincadeira com a sombra, qual será que foi a intenção? Houve alguma? A primeira impressão é a que fica, mas nem sempre é a verdadeira.

 
Inspiração 4 # O céu azul

Inspiração 4 # O céu azul


Ah, o céu azul... por sinal consegui clicar a lua nesta imensidão azul, o que evidencia que é uma imagem belamente natural e não um simples quadrado azul. Posso contar nos dedos as vezes que me tirei o tempo para olhar para o céu, conscientemente, e não foram muitas, poderiam ter sido mais. Como seria bom viajar mais vezes nesse mundo azul. O que dizer do céu? Quando havia nuvens, e éramos crianças, costumávamos brincar de formas. O que parece isso? E aquilo? O céu é o limite para os nossos sonhos. Olho para o alto e penso no futuro, no que espero do meu amanhã, no que gostaria de ainda realizar. Talvez algo distante, mas que pode ser tornar real. Nadismo é bom, mas o tempo está passando, viajar é bom, mas há muito o que fazer para chegar lá.

 
 Inspiração 5 # A estrada.

Inspiração 5 # A estrada

O que a estrada significa para você? Quem encara uma BR 101 em época de temporada de praia no litoral catarinense, ou a BR 116 em São Paulo, provavelmente não acha nenhuma graça em dirigir por aí, se estiver com o trânsito devagar quase parando. Agora dirigir por aí, tranquilamente, sem muito trânsito, estilo BR 101 em 1º de janeiro (vazia!), então os ânimos mudam de figura, pelo menos os meus. Aqui a estrada é geralmente assim, o que acho bem legal, a gente não perde tempo parado, mas ganha tempo andando. Fico pensando alto em muitas ideias, que brotam destas saídas de carro, às vezes é bom ficar um pouco em silêncio longe da molecada, e esses momentos são bem raros. Deslocar-se de carro não precisa ser uma coisa chata, e sim uma experiência bem divertida, se formos ouvindo uma boa música, refletindo sobre coisas legais ou não pensando em nada importante mesmo.

❤ 
 
Inspiração 6 # Conferência Personal Organizer Brasil

Inspiração 6 # Conferência Personal Organizer Brasil

Participar de um evento profissional que reúne centenas de pessoas afins de um mesmo tema, onde acontece muita troca, aprendizado, construção de conhecimento, atualização, amizades, parcerias, negócios... como não ser uma inspiração?! Quando comecei a me interessar pela profissão Personal Organizer (há 10 anos atrás, por aí), sonhava em talvez um dia participar de uma conferência da NAPO, nos EUA, e jamais me passou pela minha cabeça que em tão pouco tempo teríamos a oportunidade de presenciar um evento deste nível aqui no Brasil! Nem de que teríamos uma Associação de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP) - da qual também faço parte - sendo fundada na primeira conferência em 2014, com apenas 350 participantes, e depois a segunda, em 2015, que triplicou de presenças, da qual também participei pela primeira vez! Este ano estamos vivendo a expectativa da terceira, que acontecerá dias 24 e 25 de junho de 2016. Inspire-se nos eventos da sua área de atuação, e fique atento às notícias aqui no blog, pois o evento este ano reserva muitas surpresas pra você também, que não é Personal Organizer, mas de certa forma busca soluções em organização para viver com mais qualidade de vida!

❤ 
 
Inspiração 7 # Pizza
 
Inspiração 7 # Pizza


Conta pra mim, vai, essa imagem não é de dar água na boca?! Amo pizza, quem será que não ama... morangos e chocolate, então, provoquei agora, né?! Pizza é uma das inspirações da minha vida, altas ideias brotaram de noites de lazer que acabaram em pizza. É relax, é divertido, é gostoso, é tudo de bom (com um bom vinho, nem se fala!). Delícia comemorar qualquer coisa com pizza, até os pequenos aqui em casa adoram! Infelizmente meus caros leitores (talvez algum de vocês também), há quem diga "que rotina familiar deprimente acabar o sábado de noite pensando em jantar na casa da sogra ou encomendando uma pizza e ficar em casa mesmo". Discordo. Deprimente é comer pizza sozinho, todo santo sábado, e não ter ninguém com quem brindar nem compartilhar a vida. Sou a favor da solidão, mas não por todo o tempo. Adoro imitar (e fazer melhor) que nas pizzarias, desde a massa aos recheios. Toda vez que vamos a uma pizzaria meu marido e eu concluímos: a minha é melhor. Pela foto você já pode ter uma noção. Acho que este post vai render outro post, o que vocês acham?

❤ 
 
Inspiração 8 # Livros
 
Inspiração 8 # Livros

Livros são grandes conselheiros. Contém conhecimento, sabedoria, informação. Já escrevi sobre como organizá-los aqui no blog. Não chego a ser uma viciada por livros, mas coleciono os títulos que mais me marcaram. Ler é uma atividade que trabalha muito a nossa imaginação, pois nos transporta para outro mundo, para a história que lemos. Ler aprimora nossas habilidades de escrita, nosso vocabulário, e aguça nossa curiosidade, fazendo com que nos envolvamos com os personagens, e não consigamos parar enquanto não soubermos o final, com você também é assim? Há também outras categorias de livros, que ensinam diversas coisas, sobre tantas diferentes áreas do conhecimento. Cada pessoa tem afinidade com um tema em especial. A aprendizagem autodidata através dos livros é uma experiência fascinante. Não que os cursos presenciais ou a distância não sejam importantes, mas ler é muito mais simples e prático. Basta se organizar, e enfim, mergulhar na leitura! Livros além de tudo isso decoram lindamente os espaços, só não deixemos eles cheios de pó pelo pouco uso. O conteúdo neles contido é transformador (para o bem e para o mal), então, faça sábias escolhas.

 
Inspiração 9 # Cozinhar

Inspiração 9 # Cozinhar

Quem aí curte cozinhar? Aêee! Todo dia eu não gosto não (ainda bem que minha mãezinha me ajuda com essa tarefinha), mas é exatamente nos dias que me vou pra cozinha preparar algo especial que parece que as ideias caem de paraquedas na minha cabeça e me deixam até meio tonta, alvoroçada. Às vezes dá vontade de sair, deixar tudo parado e começar a escrever. Já fiz isso de vez em quando. Muito louco. Que atrase o negócio por lá, quando sou eu quem cozinho é certo que a rotina se quebra. Falando em cozinhar, essa foto aí é de um dia quando estava preparando um delicioso strogonoff, fritando pedacinhos de alcatra, hummm, delícia! É bem provável que "baixou" a inspiração, pra sair fotografando panela e carne... não me leve a mal, às vezes precisamos sair da rotina, também de assuntos tão organizados, como aqui no blog. Porque não é só isso ou aquilo que inspira, é tudo, então essa série será que terá fim?! Quem viver verá...

❤ 
 
Inspiração 10 # Vinho
 
Inspiração 10 # Vinho

Por ser de descendência alemã, deveria estar mais pendendo para um chopp, mas quem diz que isso tem alguma coisa a ver? Bom mesmo é um bom vinho... "vocês parecem italianos" brinca minha mãe, mas fazer o que se tivemos boas influências nesse sentido. Sempre tive aversão  a cerveja e afins, por motivos que não vem ao caso, mas ela até que não é tão ruim também como eu achava que fosse. Só que vinho é mais saudável, bebendo com moderação. Nessa história de vinhos, eu vou mesmo é na carona do meu marido, não entendo muita coisa não, mas um dia ainda aprendo mais. Quando nada mais adianta, o stress tomou conta, naqueles dias de TPM, que nada, simplesmente nada mais resolve e te acalma, só um vinho mesmo pra relaxar. Ah, vinho... quero aproveitar para fazer um brinde a mudança e a transformação que a organização faz em nossa vida, a cada ano novo na vida que felizmente, ao menos para mim, nunca é igual ao anterior. Tem seus altos e baixos, a gente continua às vezes com velhos hábitos, mas já faz muita coisa diferente, e uma hora mudamos, mesmo na beira dos 30 e alguns anos. Que continue assim, nunca igual, sempre diferente, sempre em transformação.

❤ 
 
Inspiração 11 # Jardim
 
Inspiração 11 # Jardim

Já reparou nos jardins das casas, praças, parques? Não entendo muito de plantas, e as que mais gosto são aquelas que "se cuidam sozinhas", porque se dependerem de mim estão lascadas! Esta foto é da Casa Cor SP/2015, e tirei exatamente porque adoro este tipo de plantas verdes, que geralmente vemos em jardins. Apesar de não ser minha "praia", gosto de reparar e admirar o cuidado que as pessoas tem com a área externa da casa. Acho lindo quem gosta e sabe cuidar de flores, folhagens e jardins, mas esta área de paisagismo literalmente não tem nada a ver comigo. Até me aventuro às vezes, em "organizar" o jardim, mas a manutenção não é comigo não. Por isso comentei lá no início em reparar nos jardins, se você nunca o fez, faça. Veja como alguns são cuidadosamente planejados, sem grandes excessos, com detalhes bonitos, e outros, tem tanta diversidade, tanta mistureba, que até cansa de olhar. O jardim da foto tem muita variedade, mas cada espécie está reunida na sua categoria, devidamente organizada, apresentando tantas opções para embelezar. Então esses dias pensei: o lado externo da casa pode refletir a casa internamente. Apego, mistureba, bagunça, ter por ter, arrumado... quando dentro de casa não está legal, se espalha para o lado de fora também. Hi, melhor não começar a escrever os meus pensamentos, senão esse comentário vai longe...

❤ 
 
Inspiração 12 # Filhos
 
Inspiração 12 # Filhos

Escrever sobre estas joias preciosas não cabe num parágrafo da série Inspirações, daria sim um livro! Os filhos biológicos ou "de coração", são bênçãos de Deus em nossa vida, e a maternidade/paternidade é uma experiência única de aprendizado mútuo, onde ambos ensinam e aprendem uns com os outros. É um desafio absurdamente assustador, mas também uma maneira maravilhosa e única de "parir um novo eu", amadurecer, doar-se verdadeiramente, amar incondicionalmente, dar um basta no egoísmo, aprender a conviver em família, e até de reinventar o próprio casamento, a vida e o trabalho. É uma experiência transformadora que não cessa quando o filho nasce, nem quando ele se torna mais independente, a vocação de ser mãe/pai é mutante para sempre! Cada fase trará novas alegrias e desafios. Que os filhos não sejam nossa única razão de viver, e nem uma das desculpas para deixarmos de fazer o que queremos na vida. Que eles sejam a INSPIRAÇÃO para nos levar a ter atitudes sábias, coragem para fazer acontecer e assim vivermos uma vida mais plena e feliz, em busca da realização de nossos sonhos!

❤ 
 
Inspiração 14 # Organizar
 
Inspiração 13 # Organizar

Organizar para mim é terapia, faz muito bem, é bom demais! Estamos constantemente avaliando, planejando, revendo, desapegando, lidando com tarefas, informações e coisas, fora que uma sessão de #dobraterapia forçada* das meias e roupas íntimas também pode ser um momento de relax e inspiração, onde pode brotar alguma ideia legal! O que mais me faz viajar é mexer com arquivos, físicos ou digitais, ou seja, com informações. Isso já tá na cara, né?! Reviver histórias, preservar memórias, isso é incrível demais! Transformar espaços bagunçados ou arrumados em locais práticos, funcionais e organizados é promover a qualidade de vida para as pessoas que dele se utilizam e a realização pessoal para quem o faz com amor e paixão! O blog reflete tudo isso, o quanto a organização me inspira.

*escrevi forçada, pois pode não ser a tarefas mais prazerosa, mas precisa ser feita. Denota cuidado e zelo pelas nossas coisas, e alguém tem de fazer. Então entre considerar "um fardo de dona de casa", e um momento para sentar e parar, melhor tirar proveito da situação!

❤ 
 
Inspiração 14 # Casamento
 
Inspiração 14 # Casamento

More, more, more, não entendia mais o que eu queria dizer quando afirmava que você é meu tudo, que você é meu centro. Não reconhecia mais o quanto você me inspira, o quanto quero ser um pouco mais como você. Como você é com os meninos, como você é com as pessoas, como você é comigo!  Amoroso, paciente, sempre repreendendo com amor. Um pouco bagunceiro, sim, mas na nossa organização isso é só sair um pouco da rotina. Você me ensinou a ser mais humana, mais amorosa, mais de perdoar, mais simpática, mais sábia, mais "falante" mesmo tendo falado por mim tantas vezes (grrrr), mais tudo isso que eu sou hoje! Você me ensinou a amar e querer o bem, não importa a quem. Se me distancio de você, me distancio de mim mesma, e por mais que as coisas realmente não sejam perfeitas, o legal reside na imperfeição. Em saber que o normal não é o silêncio, a ausência de palavras, nem o desentendimento constante, mas o errar e perdoar. O normal é se comunicar, mesmo quando nem sempre seja possível entender. Ainda quando tudo parece perdido, há o lado bom, pois Deus transforma o mal em bem na nossa vida! Obrigada por estar sempre ao meu lado, apoiando minhas loucuras do bem, mesmo quando eu não mereça nem um segundo da sua atenção e fale um monte de besteira. Fico muito feliz de encerrar este ano, com esta conclusão conclusiva, pois duvidar do óbvio é muita... desorganização. A pior de todas. Feliz aniversário de 15 anos de casamento para nós!   
 
 
Inspiração 15 # DIY

Sempre gostei muito de trabalhos manuais. Quando era adolescente aprendi a bordar ponto cruz, depois fiz quadros em tela de tapeçaria, muitos que hoje decoram minha casa e outros tantos que já dei de presente. Já pintei telas, e também caixas de madeira. Agora estou na onda de pintar móveis, paredes e objetos pra dar uma repaginada no lar doce lar! Sem contar minhas artes de decorar festa infantil... Me sentia uma vó com agulha e etamine nas mãos, sentada na cadeira de balanço ou no sofá, na época da gravidez do Guilherme! Só que essa fase, que era uma terapia e tanto pra mim passou, e estou feliz com minha nova temporada de Faça Você Mesmo ou Do It Yourself/DIY que reúne organização, decoração e produtividade! Dá trabalho, mas é muito bom! Se for simples, fácil e rápido, vamos lá colocar em prática! Se demorar mais do que o planejado, tudo bem também, faz parte! Esses momentos de produção são pura inspiração! Você curte? Acha que não leva jeito? Talvez porque ainda não tenha encontrado o DIY certo pra você! Organize e faça você mesmo! Isto também é DIY!
 
 
Inspiração 16 # Qualidade de Vida

Inspiração 16 # Qualidade de Vida

Qualidade de vida tem diferentes significados para as pessoas, pois todos temos prioridades e valores de vida diferentes. A melhor imagem que remete qualidade de vida para mim é esta: um cenário caótico, de agito, barulho, e sua mente estar em total paz e tranquilidade. Descansando, fazendo o seu trabalho, lendo um livro, tomando uma xícara de café. Ser produtivo em meio ao stress geral que assola a humanidade, diante da depressão que pode bater na sua porta e você conseguir fugir dela a tempo. Este é o significado mais forte para mim, de alcançar qualidade de vida, que não é possível remexendo e administrando somente objetos e espaços, mas também nosso interior, as ideias,  os pensamentos e as informações que passam pela mente. Esse é o nível mais difícil, mas é possível. A imagem não combinou nadica de nada com minha descrição, percebeu?! Lugares tranquilos como esse, a beira de um algo, onde ficamos sós com nós mesmos, não tem nada a ver com o ambiente maluco que descrevi. Às vezes a situação é contrária mesmo, o lado externo é pura paz e o interior nem tanto. E é esse nosso cenário interior (meio bagunçado) que enxergamos ali, mesmo num lugar de tranquilidade e paz. Vale refletir sobre como nós estamos, e o que estamos percebendo no ruído ou no silêncio a nossa volta. Fiz a foto tentando imitar aquela do livro Sua vida em primeiro lugar, só percebi estes detalhes contraditórios depois, rs... A verdade é que quando se tem a oportunidade de viver assim, com mais contato com a natureza, isto para mim isto é qualidade de vida!

 
Inspiração 17 # Cidade
 
Inspiração 17 # Cidade

A cidade com suas luzes, seus ruídos próprios, e seus tantos problemas, seus turnos malucos de trabalho, como pode nos inspirar?! Se é ali que vivemos, é ali que precisamos encontrar o nosso lugar, o nosso refúgio, o nosso espaço. Pode ser num café, numa livraria, num shooping, no conforto da nossa casa. A cidade tem tantas oportunidades legais para se aprender, se divertir, se distrair, relaxar e sorrir. Um teatro que faz pensar, um concerto que emociona, um filme no cinema que diverte, um show que faz dançar e pular, uma exposição para ser apreciada, um museu que conta histórias, um jantar num restaurante especial, uma cerveja no happy hour do point da hora, um parque para correr e caminhar, oportunidades de estudar e aprender mais, uma ciclovia para pedalar na avenida... a cidade pode ou não também ser pura inspiração?! Tudo depende do seu ponto de vista. Agora mudando de assunto, alguém adivinha onde foi tirada esta foto?

 
Inspiração 18 # Orquestra
 
Inspiração 18 # Orquestra

A vida com música tem outro significado, e fazer parte desta família linda, que é a Orquestra de Câmara de Toledo ainda mais! Galera de todas as idades, que tem em comum o amor pela música, pela boa música. Galera que dedica suas manhãs de sábado para ensaiar, alguns também às quintas-feiras à noite, e de quem a gente tem o maior orgulho de falar! Nem todos na região conhecem o trabalho da OCT, quer você acredite ou não, mas onde a gente faz música, por puro amor a causa musical, com certeza, encanta e emociona. A gente se emociona. Com as homenagens surpresas, com o pessoal quietinho, piadista, brincalhão, bagunceiro, organizado, que quando dá o seu recado, deixa a vida da gente muito mais feliz. É assustador entrar num grupo assim, pois tenho certeza de quem entra a primeira impressão é que "não vou dar conta". Mas depois que está dentro não quer mais sair, e quem precisa sair, pelos caminhos da vida, fica emocionalmente abatido, pois sente a perda, por mais que tenham sido incríveis os anos passados juntos. Com a galera que já foi, com a que está entrando. Falar sobre a OCT daria um enorme post (tá na fila), não somente um pequeno parágrafo da série inspirações, mas ela não pode jamais ficar de fora. Foi uma das coisas mais lindas que aconteceu para mim. Um sonho. Uma realidade. E termino este texto assim, emocionada.

 
Inspiração 19 # Minha mãe

Inspiração 19 # Minha mãe

Minha mãezinha é tranquila, cheia de amor no coração. Ela não é tanto das palavras (tão bem articuladas como eu), mas de fazer coisas pelas pessoas. Está sempre ativa, fazendo isso, fazendo aquilo... tenho a quem puxar. Atos de serviço. Não se importa muito com presentes físicos, mas com o presente do abraço, da atenção, de fazer algo junto. Trabalhadora e guerreira, isso sim. Ela é de guardar as coisas, e aí vale tudo: se for algo não tão bom assim, também. Falo de sentimentos e impressões, pois de coisas físicas ela não tem problemas em desapegar e se livrar de tralha (ainda bem!!!). Também tenho muito disso dela. Quando comecei a pensar em ser mãe, lá por 2009 (o Gui nasceu de 2011), só a pensar na possibilidade, fiquei imaginando que queria ter pelos meus filhos o mesmo amor que ela demonstrava ter pela gente. Simples assim. Um amor preocupado mas tranquilo (existe sim), que fala, mesmo que não tanto, mas que fala. Um amor que se estende ao outro, que se doa. Que esclarece, que explica, que compreende. Um amor que está presente e não deixa dúvida se ama ou não ama. Um amor que às vezes também sabe dizer NÃO mas que não deixa de explicar o porquê. Um amor que repete todo dia "eu te amo", de muitas formas. Porque o amor é a maior inspiração. Também o amor pelo que se faz, pelo trabalho e pela vida. Sempre na ativa, sem parar, sem desistir. Te amo, mãe, pois sei que você também é das palavras!

 
Inspiração 20 # Amores

Inspiração 20 # Amores

Corações vermelho, azul e preto, simbolizando os amores que passam e que ficam. Junho querendo ou não é um mês mais love pra todo lado, por isso decidi falar de amores também na inspiração do mês. Não tenho experiência com uma grande lista de amores, na real mesmo, somente com um amor que já teve muitas caras diferentes (de verdade, como eu), e com quem já casei mil vezes de novo. Quando conhecemos outras histórias, e lembramos de antigos amores, não conseguimos entender como nos deixamos enredar por certas ilusões. Pois muitos desses amores platônicos que algum dia tivemos na vida não passaram disso: perca de tempo. E a gente passou esse tempo pensando, deixando de viver, deixando de amar de verdade. Por medo. De ser feliz, de chorar, de sorrir, de sentir, de se jogar, de viver esse desafio de amar. Chega uma hora que a gente decide parar de viajar sozinho(a), e aceita companhia para viajar na maionese. É muito bom quando isso é recíproco, e quando a gente se esforça para ser, mesmo que comece não sendo, porque a gente teima em ser egoísta. Amor materno e paterno é essencial, mas o amor de hoje é aquele com quem você compartilha a vida. Tudo. Não somente o que lhe interessa. Se você tem esse um amor assim, não deixe ele ir embora. Viaje com ele. Iluda-se com ele. Pois afinal de contas, tudo é ilusão mesmo.

 
Inspiração 21 # Amigos

Inspiração 21 # Amigos

🎶 Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito... dentro do coração! 🎶 Com os primeiros amigos de infância aprendemos a conviver num mundo um pouquinho maior, mundo que até então se resumia em nós mesmos, nossos pais e nosso egocentrismo. Com a convivência aprendemos a nos impor, a escolher, a fazer o que não devemos, a fazer o que é certo, ou a nos retrair se não conseguimos conquistar nosso espaço. Amigos nos ensinam tantas coisas, como a ser quem nós somos mas a querer ser um pouco como eles são, porque de alguma maneira nos espelhamos neles em aspectos que não somos tão bons assim. Não para ser iguais ou melhores que eles, mas para tirar um pouco do que eles tem de melhor, e assim criarmos modelos, que nos acompanham por toda vida, mesmo seguindo por caminhos diferentes.  Amigos nos dão conselhos que às vezes seria melhor não terem dado, mas enfim, nos ensinam assim a respeitar diferentes opiniões. Amizades por vezes são complicadas porque seres humanos são complicados, mas até esses amigos são necessários, e frustrações/decepções fazem parte da jornada. Amigos tornam a vida mais leve, alegre e divertida. Amigos confidenciam e guardam segredos, confiam uns nos outros e erram também, gerando desconfiança. Amigos nos ensinam a frase clichê que depois da tempestade vem a bonança, que depois da briga vem o perdão, e que será sempre assim, sem nem um pingo de perfeição.

 
Inspiração 22 # Trabalho

Inspiração 22 # Trabalho

Quando comecei o blog em 2011 e embarquei nesse universo da organização muitos blogs e sites me inspiraram, cursos, livros, enfim, já escrevi muito sobre isso aqui. O assunto ORGANIZAÇÃO sempre me inspirou, cativou, atraiu. Quando percebi que isso poderia ser um trabalho eu quase pirei, como se tivesse encontrado o baú do tesouro dos piratas. Assim, quando fui desbravando outros baús do tesouro como a decoração, a produtividade, a educação musical, e trazendo tudo isso para cá, nesse mix maluco que é esse espaço que talvez nem fique tão claro o que tem afinal a ver uma coisa com a outra, o blog TE passou também a ser uma inspiração para mim. Quando leio textos antigos e me pergunto: "Fui eu quem escrevi isso? O que sabia eu na época para afirmar isso?". Quando assisto aqueles primeiros vídeos toscos falando baixinho (para não acordar o Miguel no quarto do lado) porque não sabia regular o volume na edição do vídeo, fico me perguntando, onde foi que encontrei palavras para me expressar daquele jeito, sendo que nem de vídeo gostava? Outras histórias também me inspiram, com certeza, mas se não soubermos valorizar o que temos feito, os resultados do nosso próprio trabalho, é tudo em vão, não haverão mais motivos para continuar. Dizem por aí que tudo que é feito com amor e dedicação algum dia terá seu reconhecimento.

 
Inspiração 23 # Piano

Inspiração 23 # Piano

Ah, se meu piano falasse... quantas confissões já ouviu. Ele não é somente meu divã, mas se sai bem como tal, afinal só tem a função de ouvir. Quantos porquês sem resposta eu já fiquei? Quantos pensamentos malucos se passaram durante nossos bate-papos e especialmente, quantas decisões acertadas tomamos juntos também? Já queria ter dado um basta nessa amizade, nessa inspiração sem sentido, nessa inspiração que não vai além, mas porque precisa ser diferente do que é? Juntos formamos uma bela parceria. Se tem algo que ele sempre faz é me reanimar e dizer "Keep calm and carry on!", ou seja, continue, persista, siga em frente! Então de todos os devaneios, que fiquemos sempre juntos. Não todos os dias, mas de vez em quando, para não cair na rotina chata de estudar 3 horas por dia como foi noutros tempos (fala sério, era a meta mas nunca foi a realidade!). Se pintar uma dúvida, uma necessidade de refletir mais sobre algo, uma saudade, ou simplesmente uma vontade de fazer música, do meu jeito. Pois é interessante preparar melhor esses toks de música, não somente jogar tudo lá assim, de qualquer jeito no canal TE, no improviso sem treino e dedicação. No final das contas você é quem realmente sabe tudo: se algum dia coloquei a culpa em ti por alguma coisa, enganei-me. És apenas um instrumento lindo, uma bênção em minha vida. Quem te dá vida sou eu, e o tom da minha própria vida também!

 
Inspiração 24 # Cruz

Inspiração 24 # Cruz

O objeto decorativo da foto representa o Jardim da Ressurreição, que montei há alguns anos para decor de Páscoa aqui em casa. Porém o que desejo falar na inspiração deste mês é sobre a Cruz, aproveitei a foto que gosto muito somente para ilustrar. Sobre as cruzes pesadas, leves, grandes, pequenas, árduas e fáceis que temos para levar nas costas nessa vida, todos temos alguma, ninguém escapa delas. As cruzes poderiam ser problemas, dificuldades, ou para os mais otimistas problemas que foram transformados em projetos para serem resolvidos e solucionados. Ou que aprendemos a tolerar e levamos conosco sem tanto sentimentalismo, pois afinal, precisamos conviver com elas, não tem jeito! Dizem que as cruzes (pode-se ler como problemas) não devem ser expostas, elas existem, e cabe a cada um aprender com elas. Temo algumas cruzes, você não? Não as minhas, mas as que vejo outras pessoas carregando, que não me imagino sobrevivendo bem se fosse eu no lugar delas. Por isso, Deus não nos permite enfrentar cruzes que não possamos suportar. Cada um tem a sua, personalizada, sob medida, e mesmo quando uma cruz imaginável nos atingir, mesmo assim, aprendemos a sobreviver com ela. Ainda bem que nosso Papai do Céu está conosco em todas elas, senão seria insuportável. E mesmo que você não acredite que ele está com você... ele está. Mesmo que não entenda seus propósitos... eles estão aí, eles existem, tudo tem um sentido, e no tempo certo talvez você entenderá. Se não entenderá, no mínimo se tornará uma pessoa melhor.

❤ 
 
Inspiração 25 # Você

Inspirações 25 # Você


 Inspirações... ah... como você me inspira! 
"Eu?!" Sim você. Você. E você.


Você que mexe com minha imaginação de uma forma que melhor não descrever, pois quem me entenderia, se nem eu mesma entendo.

Você que me provoca e me deixa indignada, cuja indignação me faz ter uma ideia melhor só para não ter de concordar contigo e acatar tua ideia.

Você que fala besteira e eu transformo em oportunidade.

Você que não fala nada, só me escuta, e a ideia já se esclarece.

Você que me faz acreditar ter encontrado o tesouro perdido e escondido, e em três cliques me faz perceber que é só mais uma fala robô um pouco mais inteligente e personalizada. Tão aparentemente natural mas infelizmente apenas um tipo diferente de robô.

Você que me faz acreditar na sua vida perfeitinha fazendo de conta que é tão simples e descomplicada, "sou imperfeita também!".

Porém de todos "você" que passam por mim, ainda prefiro mil vezes e para sempre os reais. Os chatos, insuportáveis, os que mas que falam a verdade.
Aqueles que você para de seguir mas depois volta pois não faz sentido seguir "Barbies e Kens", e sim pessoas como você que brigam, são sinceros e fazem as pazes.
Aqueles que são simples, imperfeitos e não enfeitam a realidade para parecer melhores do que os outros.

Juro pra você que as tentações para fazer VOCÊ parar de escrever e falar são grandes!

Só que de pessoas, grandes personalidades, lugares, natureza e coisas, há algo que faz com que essa série inspirações seja um campo sem fim, ilimitado, infinito, sempre com novos insights e permanente. 
 
Então, quem é você? Sou eu. Com um pouco de você. Somado a muita imaginação.
Talvez coisa de alma artista. Arteira. Musicista. Meio louca. 
Você! (sim, eu estou falando de você, não deveria, mas estou).
Sim, aquele /aquela que te inspira mesmo, de forma mais autêntica impossível. Porque a inspiração para fazer acontecer, do seu jeito, deve vir de dentro de você. 


Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.