Bingo Divertido das 52 atitudes

Ideia de dinâmica diferente e criativa para fazer com pequenos grupos: 
um bingo com uma mensagem especial!

Bingo divertido 52 atitudes

No reunião de encerramento das atividades das servas (mulheres que participam deste grupo na igreja e suas convidadas) no último mês de dezembro fui desafiada a coordenar uma "gincana", e não fazia ideia do que poderia inventar, pois minha coleção de materiais neste sentido é praticamente nulo. Então me lembrei do projeto #52atitudes aqui do blog, e logo imaginei um bingo divertido e criativo, onde a gente não faria bingo! e ganharia mimos, assim, tão fácil, sem antes ter de pagar uma "prenda" para fazer por merecer os prêmios.

Sem entrar nos méritos e deméritos da cultura do bingo, pois se dissesse sinceramente minha opinião ganharia muitos inimigos, este bingo é diferente. Ele tem uma mensagem muito legal por trás, e os presentinhos podem ser produtos não perecíveis (alimentos, limpeza, higiene), em vez de quinquilharias para casa. Apesar da mensagem séria, tem as "prendas", que podem fazer a gente rir bastante!


O mais legal também é que ele foi desta vez inédito, e adoro estas coisas divertidas, criativas e assim, com um conteúdo tão... organizado! Vamos conhecer?

 

Materiais Necessários


Cartelas de Bingo 52 atitudes
  1. Cartela Geral das 52 atitudes
  2. 50 cartelas para os participantes
  3. 52 números para o bingo 
  4. 10 brindes especiais (ou quantos você preferir)
  5. 10 números surpresa para as prendas (conforme o número de brindes)
  6. Materiais para as prendas (água com gás, suco diferente, poema, piada, som, músicas diversas, valsa, violão)

Como funciona


  1. Começar explanando sobre as 52 atitudes, pretexto para reflexão e bate-papo com as servas. Depois fazer a brincadeira.
  2. Cada serva recebe uma cartela de bingo e caneta.
  3. Quem fizer bingo! deve escolher uma serva para pagar a "prenda". Esta “prenda” deve ser algo divertido e criativo conforme a lista (escolher papel surpresa). A pessoa pode escolher passar a prenda para outra pessoa, somente uma vez, porém com isso abre mão da surpresa. Quem pagar a prenda, não joga mais e aguarda a surpresa.
  4. Ao final dos 10 bingos, encerra-se a brincadeira com a entrega de 10 mimos surpresa para os 10 participantes que pagaram a prenda, e uma lembrancinha (bombom) para todas as servas.  

    Números Bingo Divertido 52 atitudes

    10 prendas - brinde especial 

     

    1. Cantar uma música
    2. Declamar um poema
    3. Escolher 5 pessoas e brincar de telefone sem fio
    4. Adivinhar qual bebida
    5. Fazer algum desenho no quadro
    6. Contar uma piada
    7. Convidar uma serva para dançar uma valsa
    8. Citar um versículo que gosta
    9. Escolher 5 pessoas e brincar de dança da cadeira
    10. Desfilar ou tocar violão

     

    3 Detalhes que você pode fazer melhor na sua brincadeira:

     

    1. Escolher mais prendas, e até mesmo outras mais divertidas. Se ficar somente em 10, elas ficarão repetindo demais, até tirar os 52 números.
    2. Como já havíamos lido uma devoção antes, e a própria mensagem das 52 atitudes valeria como reflexão, ficou meio confuso o começo. Saí do script, e comecei logo a brincadeira, explicando rapidamente, sorteando os números, e lendo a mensagem sobre cada uma das 52 atitudes correspondente. Demorou bastante para a turma começar a fazer bingo, e depois que começou, a leitura ficou meio atrapalhada, pois todas começam a rir, papear, você sabe como é um monte de mulher junto, né?! Só que foi bem legal do mesmo jeito!
    3. A lembrancinha das 52 atitudes você pode fazer um marcador de página, se imprimir numa folha mais grossa, colar alguma frescura. Ficará lindo! Não tive tempo hábil de incrementar mais o negócio, mas fica a ideia pro próximo!
    4. Quando alguém fez bingo, também saímos do script acima: nós logo seguimos todo o processo de pagou a prenda e escolher o brinde que estava na mesa. Ah, e o brinde não foi chocolate, foi um sabonete da Natura que estava enfeitando a árvore de Natal!

    Imagino quantas variações legais desta brincadeira não poderão surgir por aí! Por isso quero te pedir para se vier a utilizar este material com algum grupo, me conte como foi a dinâmica, gostaria muito de saber, mesmo! Vamos espalhar atitudes legais por aí, pois o mundo (mesmo muitas vezes sem saber) precisa muito disso!

    Segue o meu Kit Bingo 52 atitudes, para você  fazer o download e utilizar em alguma dinâmica de grupos, se gostar da ideia!
     
     

    KIT BINGO 52 ATITUDES

      1 Cartela Geral e 52 cartelas participantes (você pode imprimir em folha A4 ou material mais "sofisticado")
      Mensagem 52 Atitudes - baseadas nos posts do projeto aqui do blog TE.
      Sugestão de marcador de página para você criar alguma arte e entregar aos participantes da brincadeira!

      4 comentários:

      1. Grata pela partilha do excelente material. Bem planejado e de um conteúdo significativo, com certeza vai ajudar muitas pessoas a pensar em suas atitudes.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Que legal! Vamos espalhar esse conteúdo incrível por aí!

          Excluir
      2. Não consigo baixar. Alguém.pode ajudar?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. O link está bem no final do post Josi! No momento, qdo vc se inscreve no canal, abre acesso para você fazer o download! Vem conhecer mais dicas legais e conversar comigo por lá! Abraços!

          Excluir

      © Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.