Bate-papo com a Personal Organizer Irene Loureiro, da Benfatto

terça-feira, março 18, 2014
Irene Cristina LoureiroNo dia 11 de março de 2014 aconteceu um evento marcante e histórico em nosso país: a 1ª Conferência Internacional para Profissionais de Organização! Neste dia em São Paulo, com a presença de profissionais de todo Brasil, foi oficialmente criada a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP). É evidente que muitas ideias e novidades frutificarão deste encontro!
 
Apesar de não ter participado presencialmente, em coração e mente estava presente (rs...), e tive a feliz ideia aproveitar a oportunidade e elaborar uma entrevista para o blog com a Irene Cristina Loureiro, de Curitiba/PR, que foi minha professora no curso de Organização pela OZ! Sistemas de Organização e também é uma referência para mim, como Personal Organizer. 

Ela gentilmente aceitou, para minha alegria, e hoje compartilha neste post um pouco da sua experiência e conhecimentos sobre este assunto, que particularmente me fascina: a organização!

TE: Faça uma breve apresentação sua e de seu trabalho como Personal Organizer.

Irene: Sou sócia proprietária da Benfatto, empresa que presta serviços de Organização de Espaços Residenciais desde 2007, em 2009 iniciamos o trabalho de treinamento de empregadas domésticas. Paralelamente sou palestrante da OZ! Organize Sua Vida ministrando os cursos de qualificação para Organizadores Profissionais no estado do Paraná.


TE: Qual a importância da organização na vida das pessoas?

Irene: Trabalhando com isso alguns anos percebi o seguinte: estamos mais preparados para as exigências diárias do espaço corporativo que pode inclusive ser desorganizado do que enfrentar a desorganização dentro de casa, ou seja, somos levados a pensar que faz parte do trabalho enfrentar o estresse e a sensação de tempo curto, mas, relacionamos o lar como um lugar que nos traga aconchego e descanso. No meu caso que foco a organização residencial a importância da organização está neste fato, ter um ambiente que não nos traga novamente as sensações negativas que pode ter o espaço corporativo. Numa casa organizada você tem a despensa e geladeira cheia e arrumada, encontra facilmente suas roupas e objetos pessoais, tem uma sensação de leveza porque o excedente é eliminado, todos os espaços ficam organizados de forma a facilitar as atividades da família ou morador e sobra mais tempo para ele próprio.
 
TE: Algumas pessoas procuram os serviços de um Personal Organizer, mas muitas preferem aprender sozinhas a se tornarem mais organizadas, de forma autodidata. Você acha que esta é uma tendência em crescimento, essa busca das pessoas por organização, sejam em serviços presenciais, livros, revistas, internet?

Irene: Acho sim, a procura por Workshops e venda de produtos organizadores é crescente, contratar um Organizador Profissional é um investimento em qualidade de vida, disso não tenho dúvida, mas, não são todos que poderão pagar este investimento. Isso não quer dizer que não é possível se organizar, vai exigir mais disciplina e empenho, mas os recursos estão aí: existem hoje diversas Fanpages, Blogs, Sites e Portais falando sobre esse tema. O assunto "organização" 10 anos atrás mal dava uma página de consulta na internet, experimente hoje digitá-la e um mundo de informações vai se abrir pra você com conteúdo de qualidade.
 
TE: Como foi a experiência de participar da 1ª Conferência Internacional para Profissionais de Organização, que aconteceu dia 11.03.2014 em São Paulo?

Irene: Escrevi isso na matéria que também estou formatando para o Blog da Benfatto, foi um dos dias mais felizes dentro da minha atividade desde que iniciei minha história, estar ali, presenciando a Associação de Profissionais de Organização se transformar em realidade, ser um membro fundador, estar ao lado de organizadoras de diversas regiões do país compartilhando conhecimento e experiência foi incrível! O Encontro além de ótimo conteúdo através de seus conferencistas foi carregado de emoção.

TE: Como você vê o futuro da profissão de Personal Organizer no Brasil?


Irene: A classe de profissionais de organização vai se unir, percebo uma preocupação com a proteção da nossa atividade em relação a padrões de conduta e princípios éticos, a preocupação com a capacitação será cada vez maior, o que trará um diferencial competitivo e consequentemente maior qualidade no atendimento ao cliente através de soluções cada vez mais completas. 

TE: Que conselho você daria aquelas pessoas que desejam ser mais organizadas, mas veem isto como algo muito distante e inatingível?

Irene: Sempre digo que a organização fica inatingível se a sua meta é inatingível também. A cena mais comum é alguém tentando organizar seu armário colocando tudo abaixo: se não tem o hábito da organização vai se cansar rápido e voltar com tudo novamente para as prateleiras. O ideal é dar um passo de cada vez, que tal estabelecer como meta organizar primeiro o Maleiro do seu closet ou guarda roupa? Ao conseguir organizar pequenos espaços você ganha motivação para as etapas seguintes.

TE: Deseja compartilhar alguma experiência interessante conosco, com relação à organização pessoal?

Irene: É engraçado, nos veem como pessoas que controlam o tempo todo seu tempo e seu espaço, mas também vivemos nesta mesma sociedade que demanda urgência em tudo, temos família pra conviver e cuidar. Na minha organização pessoal eu uso um caderno como centralizador de informações que chegam a mim diariamente para depois direcionar para outras ferramentas como agenda no celular e o Evernote. Uso uma agenda sincronizada com minha sócia no trabalho que consulto no celular para os compromissos. Para facilitar a visualização uso o recurso das cores para cada tipo de compromisso, exemplo: gravações, visitas de avaliação, curso empregada em domicílio, cursos, etc.

Muitíssimo obrigada Irene, e sucesso para vocês neste belo trabalho que auxilia as pessoas a organizarem não somente seus espaços, mas suas vidas como um todo! 

E para finalizar, umas fotos do evento, diretamente do Arquivo da Benfatto!

Conheça mais sobre o trabalho da Benfatto fazendo uma visita ao site www.benfattoorganiza.com.br!

Irene Cristina Loureiro
Auditório lotado palestra com Alessandro Saade

Irene Cristina Loureiro
Marcelle, Irene e Cristiane com Barry Izak

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.