Bate-papo com a Personal Organizer Débora Monique

Bate-papo com a Personal Organizer Débora Monique

Ainda há muita Personal Organizer para entrevistar, está difícil definir critérios para esta escolha! Cada um tem seus diferenciais que os tornam ainda mais especiais, como é o caso da Débora Monique, que também possui uma especialização muito interessante aliada a organização: o Coaching. Já comentei sobre ele aqui, num outro contexto de entrevistas, e ressaltei como estas áreas se confundem (pois afinal qual é o papel do coach e do organizador, onde um parece que está se metendo no negócio do outro...) e se completam ao mesmo tempo, quando se integram os conhecimentos, e isso é muito legal. Enfim, não conheço a Débora pessoalmente, assim como muitas Personais que irão aparecer por aqui, mas fico muito feliz por ela compartilhar um pouco de seu trabalho conosco. Assisti uma palestra sua no ambiente virtual da Conferência Personal Organizer Brasil 2015, que tratava sobre a carreira destes profissionais, e sua sabedoria nas abordagens me chamaram muito a atenção. Quem sabe, sabe, não tem como esconder! Vamos conhecê-la?!


Débora MoniqueNome: Débora Monique

Site ou Blog: http://organizup.com.br/

Formação acadêmica: Secretária e Advogada 

Especialização: Designer de Interiores, Personal Organizer, Coach de Carreira e Vida Pessoal e Psicanalista 

Onde reside: São Paulo/ Zona Norte. 

Breve Currículo: Bacharel em Direito com Pós Graduação em Gestão Societária Internacional, formada em Designer de Interiores pela Panamericana de Artes especializou-se na área de organização e desenvolvimento humano e tem formação pela OZ Sistemas de Organização, empresa filiada NAPO - National Association of Professional Organizers, sediada nos EUA e em Coach de Carreira e Vida Pessoal pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Fundadora da ANPOP - Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade. É proprietária da empresa OrganizUp – Organização em Amplo Sentido onde atua como Consultora de Organização, Coach e Palestrante aplicando métodos e conceitos de organização e das técnicas de Coaching para estimular seus clientes a ir além é agir no sentido certo para melhorar e aprimorar seu desenvolvimento pessoal e de carreira.

1. Como você descreve os benefícios da organização na sua vida? 

Ser organizado é ter mais tempo e bem estar para o dia a dia. Se a organização virar um hábito tudo ficará mais fácil e leve.

2. Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer? 

Sempre fui organizada desde de pequena. Fui criada para ser uma excelente dona de casa. Então organização na minha vida é algo natural. Além disso minha primeira profissão foi secretaria então acabou exercitando em mim mais o senso de organização. Depois de 18 anos como secretaria virei advogada, e ainda exerço a profissão via home office. Como me sobrava muito tempo resolvi entrar na profissão de personal organizer. Fundei a OrganizUp em 2009 e agora a empresa também conta com aplicação de Coaching de Carreira e Pessoal. Para agregar mais ainda em 2015 me formei em Psicanálise. O curso de formação em Personal Organizer fiz na OZ, pois era o único que existia de qualidade na época, hoje já temos outros para atender a demanda da procura por especialização na área.

3. Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra? 

Hoje faço mais organização corporativa. Organização de arquivos grandes que envolve acompanhamento de projeto, desde a compra de arquivos até a realização de manuais e também consultoria. O Coach também é uma área que atuo bastante hoje, pois acredito que para uma boa organização física temos que ter um equilibro de nós mesmos. O autoconhecimento é o caminho.

4. Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada? 

Tenho um arquivo pequeno com pasta suspensa e não dispenso o meu Follow-up diário, que não vivo sem!

5. Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza? 

Eu adaptei meu closet para trabalhar em casa, é o meu cantinho do conhecimento e do pensar.


Home Office Personal Organizer Débora Monique


6. Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método? 

Não, eu acredito que cada um se organiza de acordo com sua necessidade. Não sigo métodos ortodoxos. Leio bastante e tento conhecer para usar uma coisa o outra. Ser organizador é ter conhecimento de tudo um pouco e aplicar o que for melhor para o seu dia a dia. Não tem receita pronta.

7. Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico? 

Minha agenda física é o follow-up e uso muito o meu calendário do smartphone. Fora isso tenho um caderno para afazeres diários.

8. Qual seu livro de organização preferido? 

Puxa, tenho alguns mas o que mais gosto é o da Thais Godinho. Vida Organizada. Ela é prática e pensamos iguais.

9. Qual produto organizador você não saberia viver sem? 

Meu follow-up e minha etiquetadora.

10. Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida? 

Vou deixar minha frase que é um mantra na minha vida. “Não existe organização física se não o seu interior não estiver organizado”. Isso resume tudo.

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