Uma breve reflexão sobre produtividade

março 25, 2016
| Reflexões sobre a pressão que colocamos em nossos ombros de produzir, quando estamos diante de grandes desafios.

Uma breve reflexão sobre produtividade

Se você tem algum problema para resolver, de nada adianta teimar em não tirar ele da cabeça. Ou se prender a sua cadeira e forçar seu cérebro às respostas certas. Calma, elas veem. Dê um tempo para elas. Delimite sua pergunta, seu problemas, de repente, antes que você esperar as benditas respostas virão.

Talvez meio confusas, mas registre mesmo assim. Depois vá fazer outra coisa, trabalhar no jardim, descansar, sei lá. Desconecte da rotina normal, faça algo diferente, vá por outro caminho. Quando decidir "agora vou resolver isso!", você conseguirá clarear suas ideias e a produtividade (até que enfim!) virá te abraçar.

Só que claro, não deixe para fazer isso com os prazos batendo à porta, porque aí o stress de concluir a tarefa que moverá sua ação, e isso não é muito legal. Só depois de indignado(a) por ter deixado a situação chegar a esse ponto (irritado(a), aos prantos), você relaxará e fará o que tem a fazer, achando que poderia ter feito melhor com mais tempo e concentração. Antecipe-se, ao máximo em tudo que puder, ao menos nos projetos que considera mais importantes.

Ser produtivo não é sempre estar correndo e fazendo coisas. É parar, dar uma merecida pausa na correria do dia a dia, para quando estiver diante de suas tarefas, da execução em si, realmente a coisa vingar. Ser produtivo é saber o que fazer, e saber parar também faz parte disso.

Perceber que algo que levaria no seu planejamento, sabe lá quando tempo para definir (oh, quantas dúvidas e poucas certezas!) você definiu depois do brainstorming (tempestade de ideias) da semana passada, em 4 horas numa noite. Dar ok para uma tarefa é um prazer, ainda mais quando ela parece um bicho de sete cabeças. Quer mesmo saber? Acho que esse negócio esquisito nem existe, é tudo coisa da nossa imaginação na versão limitante.

E se não der para se antecipar, e os prazos extrapolarem? Aí a gestão das suas tarefas está complicada, concorda comigo? Você afinal administra sua ações? Não viva na base do improviso, do deixe a vida me levar. Atenção, assim o sinal está vermelho! Não corra para qualquer lugar, defina seus rumos, seus caminhos, suas estratégias, suas ações. Não queria fazer tudo, organize-se! Tente, repense, faça diferente. Por você. Pela sua qualidade de vida. Fique bem, fique melhor. Todos precisamos de organização, sempre.

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.