Bate-papo com a Personal Organizer Ana Afonso

Cada vez que recebo as respostas das minhas convidadas para o quadro Bate Papo com Personal Organizer dá vontade de comentar cada resposta, mas vamos lá a uma breve introdução ao post. Ana Afonso é uma das Personal Organizers pioneiras em nosso país, e sempre é bom aprender com quem já tem mais experiência, você não acha? Nesse período comecei a me interessar pela profissão, e lembro que o dela era um dos sites que estava na minha lista de estudo e pesquisa. Além disso, é uma profissional da área da Qualidade, bem onde trabalhava na época, então, tinha como não me identificar?! "Se ela pode, eu também posso, rs....", e assim continuava sonhando. Adorei as suas respostas, especialmente a forma simples e prática como descreveu seu home office, e sua relação com a organização e gestão de  rotinas e tarefas. Ana pode não ser apaixonada por organização, mas sabe que sua essência é a simplicidade. Confiram!

Bate-papo com a Personal Organizer Ana Afonso

Bate-papo com a Personal Organizer Ana Afonso

 

Ana AfonsoNome: Ana Afonso

Site ou Blog: www.anaafonso.com.br

Formação Acadêmica: Gestão da Qualidade e Produtividade(2007) e Letras (1982)

Especialização: Gestão

Local onde reside: São Paulo/SP

Breve Currículo: Atuando desde 2006 no mercado de organização profissional em São Paulo é especialista em gestão do tempo, treinamentos domésticos e governança e presta consultoria para residências e empresas além de consultorias online também para o exterior. Graduada em Gestão da Qualidade e Produtividade, fez diversos cursos de organização, decoração, marketing, fengh shui e sustentabilidade entre outros. Pesquisadora, autora de artigos e livros na área de organização, editora do blog Ana Afonso, realiza treinamentos diversos, palestras em empresas e colabora com conteúdo para diversas mídias.

1. Como você descreve os benefícios da organização na sua vida?

Elimina o estresse, permite aproveitar cada momento com mais qualidade.

2. Desde quando é apaixonada (o) por organização e há quanto tempo é "oficialmente" Personal Organizer? Onde fez o curso de Personal Organizer?

Não me considero apaixonada por organização! Sou adepta da organização como modo de vida. Divulgo e atuo com organização (Personal Organizer) full time. Fiz cursos na Casa Arno e na OZ Organize sua Vida, em São Paulo, e mais diversos cursos presenciais.

3. Qual sua principal área de atuação - serviços de organização presencial, consultoria, palestras, workshops, cursos, ou ainda outra?

Consultoria doméstica e empresarial: treinamentos, organização presencial para residências e empresas e online também para o exterior.

4. Qual tipo de arquivo ou móvel possui em casa para organizar a papelada?

Móvel arquivo, com prateleiras para caixas e pastas.

5. Como é o seu home office? Pode nos mostrar uma foto do seu cantinho, especialmente da sua mesa de trabalho e cadeira que utiliza?

Atualmente estou em obras no home office. Tenho um quarto só dedicado ao trabalho, com prateleiras para caixas com organizadores e itens para atender clientes, além de uma bancada para o notebook. Um móvel organiza a papelada da empresa e a pessoal, além de um gaveteiro baixo. Uma estante de aço mantém perto meus livros favoritos além do material de estudo e pesquisa. Minha cadeira é um móvel herdado da minha avó estilo provençal.
Cadeira antiga

Home Office Personal Organizer Ana Afonso

Home Office Personal Organizer Ana Afonso

6. Você aplica o GTD no gerenciamento de informações, rotinas e tarefas? Se não aplica, utiliza outro método?

Conheço e experimentei diversos métodos, como o GTD que não adotei, assim como alguns programas e aplicativos, do Lotus Organizer ao Evernote. Sou muito prática e imediatista.

7. Que tipo de agenda e gerenciador de tarefas utiliza, físico ou eletrônico?

Hoje administro minhas tarefas e compromissos pela agenda Google Calendar, sincronizada com o celular. Gosto das coisas simples, acessíveis e não abro mão da agenda de papel, do caderno de anotações.

8. Qual seu livro de organização preferido?

Prefiro citar minha autora favorita de livros de organização: Donna Smallin.

9. Qual produto organizador você não saberia viver sem?

Caixas e cestas.

10. Que dica de organização você considera a mais essencial para sua vida?

Não procrastinar. Ter um plano de tarefas e rotinas e por em prática.

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.