Eu me encontro na minha bagunça... será?


| A desculpa dos desorganizados para procastinar a organização
(e a qualidade de vida) no seu dia a dia. Ai.... essa doeu.

Eu me encontro na minha bagunça!

Argumento clássico para todas as pessoas super organizadas que não precisam de Personal Organizer nem de organização: "Eu me encontro na minha bagunça!" Hummm... você nunca ouviu isso, ouviu?! Sério?! O artigo de hoje é para esclarecer esse mito e mandá-lo voar para bem longe...

A realidade de viver na bagunça...

"Eu me encontro na minha bagunça!" é a desculpa dos desorganizados ou bagunceiros para adiar a organização (e a qualidade de vida) no seu dia a dia. Desculpem-me a dureza das palavras, mas a verdade é essa mesmo! Tenho escutado muito esta frase ultimamente, e óbvio: não me conformado com ela! Na boa, ninguém me leve a mal, mas precisava escrever sobre isso. Nós, Personal Organizers, só queremos ajudar e te levar soluções, mas para isso, você precisa reconhecer certos fatos.


Mudanças


É muito chato viver na bagunça de coisas que ainda não tiveram seu lugar definido depois de uma mudança, e por mais que as caixas estejam identificadas, uma hora o stress toma conta quando se tenta localizar algum item necessário. É uma situação atípica, dura por volta de 1 semana ou mais, dependendo do tempo que você demorar para refletir sobre a nova organização dos ambientes e finalmente encontrar o lugar de cada coisa no novo lar. Quem já vivenciou sabe disso, rola nas melhores famílias (rs...). Estou para conhecer alguém que tenha ficado super zen o tempo inteiro numa transição de residência.

Há também um tipo de mudança que não se deseja para ninguém, mas pode acontecer quando menos se espera: aquela forçada, onde se perde tudo (por roubo, acidente ou catástrofes da natureza), e se fica totalmente perdido e sem rumo, até a vida voltar nos eixos.

Reformas


A bagunça de uma reforma é das mais críticas. Se a casa não está uma zona, se torna uma. Ou se já está ruim, fica ainda pior. Situação temporária mas complicadinha. É mais crítica porque tem a forte tendência de demorar mais do que 1 semana... melhora tudo depois? Sim, claro, mas faz parte passar por essa pequena "tempestade" da bagunça, nem que seja em pequenos níveis.

Conflitos emocionais


Quem nunca viveu uma bagunça de sentimentos, sonhos e desejos? Com a chegada de um bebê ou de um novo amor, com a dúvida entre dois amores, com a dor da perda ou de uma separação, com a descoberta de uma doença ou de sei lá mais o que. Às vezes um problema pode gerar outro pior ainda, se não cuidarmos e resolvermos um de cada vez. Nem sempre temos desenvolvida uma inteligência emocional tão inabalável, somos humanos.

Falta de foco


Ah, tem a bagunça de ideias, informações e coisas a fazer, que não param de entrar na nossa lista e às vezes não saem da nossa cabeça. Esse tipo de bagunça gera um grande stress em certos períodos, e não há caixa de entrada ou sistema funcional  de arquivos que resolva. Quem nunca perdeu o foco?


Não há como fugir da bagunça


Estes são apenas alguns exemplos de situações "de bagunça" que é quase inevitável não passamos em nossa vida, em certos momentos, nos quais fica bem difícil nos encontrarmos no meio dela. "Eu me encontro na minha bagunça" não é desculpa, nem argumento, é ilusão!

Ninguém está errado de afirmar isso. Dizem que toda piada tem seu fundo de verdade, então poderíamos considerar uma piada. Tem problema esconder aspectos que precisamos melhorar na nossa vida com essa frase? Não, problema nenhum. Só que tem soluções melhores, esse não precisa ser o nosso "normal", mas a exceção de alguns momentos inevitáveis, como descritos anteriormente.

 

Uma realidade melhor: me encontrar na minha organização!

Ter a humildade de abrir a mente e o coração para ouvir um pouco o que os profissionais de organização tem a dizer sobre organização pode ser um primeiro passo. A resposta deles irá variar, mas bons profissionais certamente darão dicas espertas. Só temos a ganhar deixando a arrogância de lado, e achar que já sabemos tudo (falo por mim também).

Nós Personal Organizers, que conhecemos os dois lados da moeda, sabemos que o lado onde "eu me encontro na minha organização" é bem mais tranquilo, sem stress, rápido e simples. Não é uma realidade perfeita, não! Mas é o caminho que podemos buscar todos os dias, um pouquinho de cada vez! Pra que continuar no mito, na utopia, no achismo? Vem se encontrar também, num mundo melhor, transformado pela organização!

Compartilhe esse post pra que paremos de falar as coisas de forma banal, sem pensar, e sejamos mais inteligentes com relação às nossas situações complicadas. Vamos organizá-las, sem vergonha de pedir ajuda! Organização é o melhor caminho!

Nenhum comentário:

© Copyright 2019 | Edeltraut Lüdtke | Proibida reprodução do conteúdo deste blog sem permissão. Tecnologia do Blogger.